07/05/2009

XIQUE-XIQUENSE CELITO REGMENDES DA PALESTRA NA 1º CONFERÊNCIA MUNICIPAL EM UIBAÍ DE PROMOÇÃO DE IGUALDADE RACIAL.


"Uibaí nasceu africanizado", com essa frase comecei minha palestra na 1º Conferência Municipal de Promoção de Igualdade Racial realizada no dia 30 de abril no Clube Canabrava, conferência essa q teve como principal objetivo avaliar o q foi proposto pela conferencia estadual promovida pela SEPROMIR( SECRETARIA ESTADUAL DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL) anos atrás e também levantar novas propostas tanto no âmbito municipal quanto no estadual visando basicamente a melhoria das condições de vida das comunidades negras, em especial as quilombolas, assim como as indígenas.

Disse tal frase com propriedade já que o fundador de Uibaí Venceslau Pereira Machado era filho de Maria "Semente", uma africana (ou filha) q o teve com o suposto português José Pereira Machado possível fundador do povoado de São Josè do Torneado, povoado da aurífera "serra do assururá" que pertence atualmenete quase toda ao municipio de Gentio do Ouro-Bahia. A esposa de Venceslau, Francisca Ritta da Rocha era descendente da "Nêga do Capão", personagem ainda misteriosa na nossa história - acredito que fora uma escrava que teve filhos com o antigo sargento-mór Angelo Custódio da Rocha Medrado,poderoso da elite de Xique-Xique no final do século XVIII, por sinal pai também do todo poderoso e emblemático coronel Ernesto Augusto da Rocha Medrado, ultra latifundiário e político que fez história nos vales do Rio Verde e São Francisco no século XIX.A Nega do Capão ( não sabemos ao certo qual seu nome) deixou descendentes que mais tarde se misturaram ás familias tradicionais do assuruá e beirada do São Francisco entre elas os CUnha e Silva, Pereira de Carvalho, Alves de Almeida, Alves Bessa, os Rochas e os Bastos, entre outras coisas, os descendentes do "capão" (fazenda situada entre o S. José e a Gameleira do Assuruá) chamavam a atenção por terem vozes possantes ( vários descedentes hoje são cantores , locutores e artistas de renome na região de Irecê), pela inteligência e pela ambição em ascenderem economicamente.

Além disso , no inventário de Venceslau Machado feito em fevereiro de 1850 em Xique-Xique, consta q ele possuía três escravos:Maria "Africana" 26 anos; Antonio "crioulo" 12 anos e Manoela "Cabra" ainda bebê. Tudo isso demonstra q Uibaì nasceu africanizado e assim continuou a despeito da maioria da sua população ser mestiça até o começo do século XX e valorizar bem mais os traços fisionômicos e os valores da cultura européia.A maioria das pessoas q estiveram na Conferência (mais de 200) eram descendentes de familias negras que vieram para Uibaì no decorrer do século XX sobretudo nos períodos de pico dos ciclos econômicos locais, esses tiveram inicio no ciclo da "maniçoba"(1904-1914) passando pelo do "algodão/banha de toicin"( 1915- anos 30) e pelo ciclo do "feijão de arranca/milho/mamona/cana" (a partir dos anos 40). Essas pessoas pessoas se fixaram em diversos pontos do nosso municipio, hoje duas comunidades estão reconhecidas oficialmente como QUILOMBOLAS, uma do povoado de Lagoinha e eoutra no povoado de Caldeirão.

As "comunidades quilombolas" aos poucos vão se inteirando de sua história, direitos, importancia e começam também reivindicar aquilo que pensam ser melhor e prioritário em suas comunidades. O prefeito Pedro Rocha que abriu a conferência "destacou a dívida que temos com o histórico de exploração sobre os negros e indígenas no brasil e aqui" e assegurou que dará todo apoio ao desenvolvimento de todas as comunidades que ainda vivem sob o signo da pobreza e do preconceito, entre essas, as quilombolas.Além de mim, Flávio Dantas, uibaiense, historiador pela UEFS e professor nos principais colégios de irecê e Uibaí, Claúdio Rodrigues, da Barra, pedagogo, e professor em Lapão e São Gabriel fizeram parte da "mesa redonda" que discutiu entre outras coisas, cotas, raça e classe, movimento popular, enfim se procurou ao máximo enfatizar que negros e demais oprimidos necessitam prezarem pela auto-estima e se organizarem politico e socialmente para que suas reivindicações sejam concretizadas.A Conferência foi um sucesso, a grande maioria dos presentes jamais haviam participado de um evento desse tipo, entre eles velhos como o septuagenário Edésio Bastos quilombola do Caldeirão que ficou o dia todo presente aos debates e apresentaçoes culturais como capoeira, teatro e música. Foi boa também a participação de jovens rurais e da sede, iniciando em suas vidas experiências grupais onde o senso de coletividade, solidariedade e acima de tudo de igualdade, de fato, acontceu. Que o exemplo sirva como agente multiplicador das ideias e vivencias ali compartilhadas e trabalhadas.
TEXTO ORIGINAL PUBLICADO POR:
Celito Regmendes, geografo, pesquisador da história local e regional e genealogista , 07 de maio 2009.

Um pouco de Uibaí
Fundação: 1961 Altitude: 582m População: 13.751 habitantes em 2004,área Total: 518,5km² Densidade Demográfica: 25,45hab/km²CEP: 44950-000 site www.uibai.ba.gov.br

3 comentários:

  1. Gostaria de obter o e-mail de Celito Regmendes, pois estou interessado na genealogia de José Pereira Machado da Rocha, pelo texto acima ele é meu parente por parte dos Rochas e dos Bastos. Mas ainda não consegui encontrar o elo, meu sétimo avô por parte materno é João Figueiredo da Rocha, irmão de Antonio Figueiredo da Rocha e Joaquim Figueiredo da Rocha, todos filhos de José Calixto da Rocha que era filho de Antonio Francisco da Rocha.

    Obrigado,

    Waldemar Ferreira Filho -
    waldemarff@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. olá waldemar já enviei um email onde coloko o q ja tenho em termos de dados e o q penso em forma de deduções acerca das familias rocha, bastos,nogueira e machadotudo indica q rochas bastos e sousa nogueira ja tenha vindo msiturados( portugal ou de salvador ou de jacobina??) desde o seculo xviii, ainda no sekulo xviii é possivel tenha havido mistura com os machados(pereira machado, machado de miranda e silva machado)ainda no seculo xviii e com os figueredos ja no sekulo xix...

    ResponderExcluir
  3. olá celito queria mto que vc me respondesse esse comentario eu moro atualmente na cidade de rio quente (go)meu nome é alimpio almeida cavalcante sou de olho d'agua de uibai fui seu aluno mais só por uns 3 dias queria mto seu e-mail pois te axo mto inteligente e queria saber um pouco do meu antepassado valewwww alimpio2@hotmail.com

    ResponderExcluir

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.