04/07/2009

História do Estádio Dr. Hélcio Bessa PARTE II.


"Resumindo a História do Estádio Dr. Hélcio Bessa!
Antes do Estádio, nos idos de 1955 a l967, as equipes de futebol existentes em Xique-Xique, como: Esporte Clube Bahia, de Leopoldo; Ginásio Futebol Clube, de Dr. Hélcio, Operário Futebol Clube, de Waldir de Casé; Atlético Futebol Clube, de Doro Santana; Esporte Clube Flamengo, de João Pacheco; Esporte Clube Xique-Xique(Caveira) de Manoelzinho Bigorra, jogavam e disputavam amistosos e, esporadicamente, campeonatos e torneios em campos abertos, como: Campo do Bahia, Campo da Ponta da Ilha, Campo do Flamengo e campo do Xique-Xique(Caveira).
Futebol em Xique-Xique, tornou-se uma grande atração, visto que, não havia outras opções de lazer, a cada final de semana, muita gente ia assistir aos jogos em volta dos campos. Nascia então à necessidade de terminar as obras do Estádio, que há anos estavam paralisadas.
Dr. Hélcio Bessa, então diretor do Colégio Municipal Senhor do Bonfim, como desportista e dono de um time de futebol, e também aproveitando as circunstâncias de ser o único médico da cidade, tomou a iniciativa de concluir as obras do tão sonhado Estádio, e perseguindo o objetivo, realizou eventos para a aquisição de materiais de construção, como: bingos, sorteios, rifas, recebia doações, e em regime de mutirão, as equipes cediam, gratuitamente, profissionais dos seus planteis, como pedreiros, marceneiros, auxiliares de serviços gerais e a prefeitura cedia os metres-de-obras(João Araújo e Getúlio Cunha) e também, parte de materiais de construção, como: cal e tijolos cerâmicos...
... Em, mais ou menos, 1 ano e meio, (por volta de 1963) estava então, concluída a primeira etapa do Estádio, a murada com 2 metros de altura, cerca de arame em volta do campo, Traves de "madeira trabalhada" (antes era de carnaúba), portões, entre outras intervenções estruturais".
Publicado por Jorge Meira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.