[NEWS][6]

r
v
xique-xique

UNIÃO DOS ESTUDANTES DE XIQUE-XIQUE (UEXX),ESTÁ NASCENDO UM NOVO MOVIMENTO ESTUDANTIL EM PROL DE XIQUE-XIQUE.


Um dos idealizadores do UEXX Michell e Jandinho momentos antes da entrevista no Programa ESPAÇO ABERTO DE Jorge Meira. Tema: Cine Jardim. dia da entrevista: 10-01-09.





















UEXX - um novo movimento estudantil está nascendo!O que é UEXX?Essa abreviação são as iniciais do mais novo movimento que está surgindo aqui em salvador e que pretende contaminar todos os estudantes da nossa cidade, e, significa UNIÃO dos ESTUDANTES de XIQUE-XIQUE.Qual a finalidade desse movimento?Esse movimento tem por finalidade levar para a população de Xique-Xique projetos voltados âmbito da educação.
Como e quando surgiu a idéia desse movimento?Certo dia eu recebi um telefonema de Juvenal Garcia, grande pessoa e amante incondicional da nossa querida Xique-Xique. Convocando-me para uma reunião na REXX (Residência dos Estudantes de Xique-Xique) aqui em Salvador. O mesmo falou-me que desta reunião participaria, ex-residentes como: Hélio Bastos, Morvan Barreto, Dircinha e próprio Juvenal juntamente com alguns estudantes da Casa (REXX).A reunião foi muito produtiva no sentido de discutir idéias para própria REXX, mas aqui em salvador. No entanto, logo vieram os feriados e as incompatibilidades de agenda. Dessa maneira não houve mais encontros até quatro semanas atrás, quando conversando com o próprio Juvenal o mesmo disse que tínhamos que retomar as nossas reuniões. E assim aconteceu, participamos de uma assembléia geral da REXX e AXXE (Associação xiquexiquense de Estudantes). Mesmo não fazendo parte da REXX e da AXXE. Tive honra de fazer o uso da palavra a pedido de alguns companheiros. Nesse momento levantei a questão entre outros assuntos. “O que a REXX e AXXE faz pela população xiquexiquense, uma vez que é essa população que paga de forma indireta às maiores despesas da casa? Por que a REXX não desenvolve projetos em nossa cidade, para dar uma resposta a sociedade?". E foi aí onde os caros companheiros como Aldemir Junior, Paulo, Diogo entre outros argumentaram que o prefeito da nossa cidade há pouco tempo participara de uma reunião na REXX e cobrou dos estudantes mais interação com a nossa Xique-Xique. Fiquei super feliz com a posição tomada pelo prefeito junto aos estudantes. Assim como também a posição dos estudantes em um comprometimento com a nossa cidade. Nesse mesmo momento, o companheiro Juninho, interrogou-me sobre o Cine Jardim, um movimento que fazemos em Xique-Xique no período de Férias, da mesma forma que o residente IAN questionou a respeito de palestras que ele mesmo assistira certa vez em um cursinho pré-vestibular em Xique-Xique. Respondi de forma sucinta que os dois projetos faziam parte da ONG APAXX (Acadêmicos e Profissionais em Ação por Xique-Xique). Pegando esse gancho da palestras os residentes tiveram idéia, sobretudo Keury e Licía de também organizar palestras em nossa cidade. Entretanto Aldemir Junior sugeriu a inserção de membros da REXX nas palestras da ONG APAXX com o objetivo de divulgar o que é a REXX. Ficou decidido também que na semana seguinte haveria uma pequena reunião com algumas pessoas a fim de idealizar idéias para que pudesse ser discutida na assembléia geral que haveria de acontecer na semana seguinte. E assim se sucedeu. Houve esse encontro e dentro desse encontro foram traçados idéias e um pré-projeto que será discutido em assembléia geral. Portanto o movimento ainda está em fase de PRÓ- MOVIMETO. Mas que vem com uma força impressionante e com o objetivo de mostrar as pessoas da nossa cidade à importância do conhecimento!

O que vocês querem dizer com o termo UNIÃO?
De fato,a palavra UNIÃO tem uma força muito grande no mundo que vivemos hoje. Entretanto na hora que surgiu essa palavra não tínhamos pensado dessa maneira e sim no simples fato de estarmos ali reunidos discutindo idéias para levar para o nosso povo. Em verdade, o companheiro Aldemir Junior questionou-me como poderíamos chamar aquilo que estava acontecendo ali e naquele momento. Eu olhei em volta e vi que ali só tinha estudantes como EU o próprio Aldemir alem de Keury, Paulo e ex-residentes como Helio e Juvenal. No mesmo momento retruquei dizendo que isso que ela havia questionado só tinha um nome. UNIÃO, União dos estudantes de Xique-Xique, pois não tinha só estudantes da REXX, como também ex-residentes e estudantes que não fazem parte nem da REXX e nem da AXXE como é o meu caso. Foi então que Paulinho denominou a sigla >>UEXX<<.E assim está sendo divulgada.Esse movimento Tem apoio político?A simples interação entre duas pessoas, já é uma política. Ou seja, isso se torna um movimento político.Entretanto não essa política que vem em nossas cabeças quando escutamos esse termo.Não a política partidária.Entretanto,o atual Prefeito de Xique-Xique cobrou dos estudantes mais empenho para com a sociedade.E se ele cobrou,com certeza dará a maior força,assim como ajuda a REXX hoje.Tudo na medida do possível claro (isso é o que temos em mente). Força esta no sentido de ajudar nas questões necessárias para colocar esses projetos em pratica, É bom que fique claro que se houver essa ajuda (e em minha opinião acontecerá).A prefeitura estará apoiando como poder executivo e não como uma forma de apoio político.Ou seja, não tem nada haver com essa política que está na cabeça da maioria em nossa cidade.

Quais os Projetos que a UEXX pretende realizar em nossa cidade?
Como foi mencionado logo acima, está acontecendo essa união da ONG APAXX,EX-RESIDENTES,REXX e AXXE.Em principio tem-se a idéia de divulgar o nome da AXXE e da própria REXX,a fim,de que mais e mais estudantes possam fazer parte desse movimento e lutar no sentido de buscar mais conquistas para REXX para AXXE e conseqüentemente para a nossa Xique-Xique.O primeiro projeto é a participação de membros da REXX nas palestras da ONG APAXX.Onde são abordadas questões referentes à educação como,por exemplo:“Que profissão pretendo seguir?” esse tema é levado à alunos que estão em fase de preparação para o vestibular. Onde os estudantes podem ter uma visão real daquela profissão.São discutidas questões referentes às dificuldades e facilidades do curso, especializações do curso, matérias bases,como também assuntos como FIES, PROUNI,e mais os assuntos de estadia na capital.Entre outras coisas.Nessas palestras os alunos conseguem enxergar a verdadeira essência de cada profissão.Como Medicina, Fonoaudiologia,Odontologia,Enfermagem,Fisioterapia,Medicina Veterinária,Engenharias (pesca,elétrica,civil,mecânica),Serviço Social,Letras,Jornalismo,Turismo, Comunicação Social,Direito entre outros.As palestras são ministradas por alunos (supervisionado por um profissional da área) ou profissionais recém-formados.
O segundo projeto está previsto para acontecer agora em dezembro ( falta aprovação em assembléia e definição da data) e tem como principal objetivo a divulgação dos nomes da REXX e da AXXE,mas de maneira bem diferente e interativa não só com os estudantes,mas com toda população da nossa cidade. Esse projeto nos fará voltar no tempo com o intuito de que cada pessoa reflita no sentido de ir em busca dos seus sonhos.Desde já faço questão de dizer que estamos conseguindo vários apoios fundamentais. Como artistas e pessoas que marcaram o nome na história da nossa cidade e no coração de muita gente.Até esse momento é que eu posso revelar a vocês.Quero que cada xiquexiquense apóie essa iniciativa,pois uma nação é construída não só com bons homens e bons livros,mas,sobretudo com a força de vontade e UNIÃO do seu povo.

Michell Oliveira um dos fundadores do UEXX.
BLOG XIQUESAMPA:Parabéns a Michel,Juvenal,Jandinho...e a todos envoldidos no UEXX,o XIQUESAMPA esta disponivél no que precisar,abraço.

Jornal Centro Oeste Bahia '

O oeste da Bahia se encontra aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!!! Tenha responsabilidade em seus comentários, não nos responsabilizamos por conteúdos impróprios .

Start typing and press Enter to search