29/10/2009

20 ANOS SEM A FM CRIATIVA,A 1º RÁDIO DE XIQUE-XIQUE.


A Rádio Criativa FM,entrou no ar em Xique-Xique no dia 18 de fevereiro de 1989, funcionando com um trasmissor "caseiro" de pouca potencia,cobrindo um raio de 6 km.Foi a primeira vez que uma rádio com frequencia modulada chegou aos lares dos Xiquexiquense.Foi um sucesso total,em todas as casas que tinha rádio,estavam sitonizadas.A Criativa FM serviu por 9 meses como laboratório para os locutores,que jamais teriam experiência,antes, na função,como:Helinho Pop,Izabela Teixeira, Antonio Melo,Francisco Paulo,Jorge Muniz,Ailton Alves,Edilson Cruz,Verinha Melo, Jorge Meira,Eristeu Rodrigues,Jackeline Meira,Argemiro Borges,Cassimiro Machado Neto e Mario Lêandro (Era locutor de Serviço de Auto falante),os operadores de áudio e técnica de som eram eu Adriano Brito (Adriano Papagaio apelidado por Jorge Meira) e Galego Punk (Galego do Bnh) a direção era do meu saudoso primo Esdras Rocha (In memorian) e a secretária Leidinha.

A Rádio funcionava das:05 às 24:00 horas,com programação musical,noticiários, programas esportivos com transmissão de jogos ao vivo,entrevistas com autoridades e entretenimento.Na Fm Criativa aprendiamos a cada dia alguma coisa nova,como na 1º transmissão de uma partida de futebol,testamos pelo campeonato municipal jogo entre Baneb X Brasinha a princípio eu seria o réporter de campo cheguei a ir ao Estádio coletar os nomes dos atletas que iriam disputar a partida,relacionei os titulares,reservas e comissão técnica,como era muito jovem 14 anos na época fui deslocado para o Stúdio onde hoje é a DESEGRAFF em meu lugar ficou o saúdoso Edilson Cruz (im memorian) que também foi apresentador do programa XiqueSamba.O som era enviado pela TELEBAHIA capitavamos o áudio por um auto-falante e colocavamos o microfone encostado e o cuidado era muito para não dá a micrófonia,mas deu tudo certo e a 1º transmissão pra valer foi na Copa do Feijão.

No dia 11 de Outubro 1989,o DENTEL,retirou do ar a rádio,com a alegação que não tínhamos autorização do Ministério das Comunicações para funcionar,estávamos na clandestinidade.Foi ruim pra todos,deixou uma grande.Após o fechamento da Fm Criátiva poucos meses depois entrará no ar em carater clandestino as Rádios BEIRA RIO FM que ficava na Rua Quintino Bocaiuva,CIDADE FM na Rua Castro Alves e a FORÇA JOVEM FM na Rua da Cérne.Em março de 1991 RÁDIO TRIBUNA DO VALE DO SÃO FRANCISCO AM (RTV) abria seus microfones legalmente em definitivo em XIQUE-XIQUE,que conta também com a FM XIQUE-XIQUE e a rádio CACTUS FM COMUNITÁRIA.

Trabalharam pelas Rádios Tribuna do Vale e FM Xique-Xique vários rádialistas com vasta experiência,tais como:Everton Matos,Valdiney Passos,Valdinar Ferreira,Cinthia Fênix,Ed.Brasil,Marcos Moreno dentre outros.Destaques para Antônio Melo como âncora do Jornal da Tribuna desde o inicio,como Também Mário Lêandro (Mário Velho) com o programa Alvorada Sertâneja,Jorge Meira com o programa Espaço Aberto,Uelda Santana e J.Santos o Pintadinho do Forró,Valter Paz e Francisco Paulo (KIKO) que apresentou na Rádio Criátiva FM o Cantinho do Coração e desde o inicio na Rádio Tribuna do Vale como Narrador Esportivo e que estão a tempos na programação da FM XIQUE-XIQUE.Dentre os novos locutores destaques para Marlon Brando que além de locutor tem um projeto social de grande importânçia para o município,Itamar Santos,Joasios Bastos (JB),Nelly Vasconcelos do Programa Movimento do Bem e os locutores Jotta Enne e Luzimar Santana que comandam o Jornal Para Todos da Rádio Cáctus FM .

Colaboração Jorge Meira e Adriano Brito.
Fotos Jorge Meira/Finalização Adriano Brito/Pesquisa:Google..
Link sobre a hístoria do inicio do Rádio no Mundo,que teve inicio em Londres-Inglaterra e no Brasil no Rio de Janeiro com a Rádio Sociedade.http: www.microfone.jor.br/historia.htm

5 comentários:

  1. Por que a policia q Xique Xique não acaba com a violencia na cidade que cada dia que passa está almentando e a policia não faz nada.
    Andrade

    ResponderExcluir
  2. João Dário15/02/2010, 23:32

    Que legal, que bom saber que temos esse espaço pra ficarmos inteirados do que acontece em Xiquexique. Hoje moro em Buritirama-BA, mas sempre estou na terrinha. Parabéns!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Xiquexique tem realmente um grande problema no que se diz respeito a segurança . Essa problema ja deveria ser pelo menos um pouco reduzido pois o efetivo na nossa cidade e o numero de aviaturas são poucos pelo numero de habitantes e pela grande quantidade de violência que a anos assola Xiquexique . Faço o possivél pra manter meus seguidores e visitantes presentes aqui,pois somos Xiquexique fora da nossa cidade,é um prazer levar pra todos a minha paixão por minha terra,quero levar uma mensagém de admiração e amor a nossa querida Xiquexique . Obrigado a Andrade e a João Dário por visitar o XIQUESAMPA ,espero que se tornem também um dos nossos seguidores,faço o loguin e se torne mais um.Abraço e continue nos visitando .

    ResponderExcluir
  4. É muito bom ver os nomes das pessoas que trabalharam na Rádio Criativa FM, lembro de cada um deles, já faz tanto tempo que estou fora, que não sabia da partida de Esdras. Também fiquei tão pouco tempo aí, que nem se quer lembram. Saudades de todos. E.A.O

    ResponderExcluir
  5. Como é maravilhoso ver os nomes de todos os lucutores da Radio Criativa FM. Sinto saudades de todos, mas faz tanto tempo que eu sai dai que nem se quer lembram. Não sabia da partida de Esdras.
    Assina alguém que por pouco tempo também fez parte dessa Rádio.
    E.A.O

    ResponderExcluir

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.