[NEWS][6]

r
v
xique-xique

SANTO INÁCIO,GENTIO DO OURO,BAHIA,BRASIL..



Em nenhuma parte do mundo se encontra um lugar com a mesma identidade de Santo Inácio: uma vila encravada sobre um lajedo de pedras e circulada por paredões rochosos parecendo um presépio. Santo Inácio é uma vila bastante compacta, com cerca de 350 moradores, no município de Gentio do Ouro, localizado na Chapada Diamantina Setentrional, na Bahia. Localizado na região conhecida como Serras do Assuruá ou Chapada Velha , o distrito de Santo Inácio está distante aproximadamente 35 km em linha reta ortogonal ao curso do Rio São Francisco. Foi fundada em 1836 por buscadores de ouro e diamante quando ali viviam os índios cariris, tupinambás e amoipiras, e onde ainda conserva a arquitetura colonial e muita coisa da época do apogeu do diamante (1920 a 1931). O primeiro branco que pisou na região, segundo documentos históricos, foi o bandeirante Belchior Dias Moreira, no século XVII. Mas de acordo com os vestígios encontrados, o local, supostamente, foi um importante santuário de uma antiga civilização.

Aos arredores da vila, assim como em toda a região centro-noroeste da Bahia, se vê inúmeras pinturas rupestres, representando fortes indícios que o homem pré-histórico habitou ali, percebido também pelos costumes e hábitos locais, e até pelo biotipo de alguns moradores - hipóteses que precisam ser confirmadas por historiadores e pesquisadores, que muitas vezes não tiveram a oportunidade de visitarem pelo difícil acesso que existia, mas, atualmente, encontram um ambiente mais propício com via asfaltada até a localidade.

A vila se assemelha muito com uma cidade cinematográfica, inclusive, segundo alguns moradores, a produção da novela Pedra Sobre Pedra (exibida pela Rede Globo de Televisão) esteve lá na fase de pré-filmagens, interessada em fazer suas gravações, mas devido à falta de infra-estrutura adequada na época, a comunidade não teve esse privilégio. pôr-do-sol.A expectativa de vida em Santo Inácio é grande devido à boa qualidade de vida, marcada principalmente por uma alimentação rica em frutas, verduras e hortaliças, muitas vezes cultivadas em seus quintais. Além da ausência do stress e da poluição presentes nas grandes cidades, os moradores usufruem de uma água que vem direto da fonte. O índice de criminalidade é, basicamente, 0% (zero por cento). Na Semana Santa acontece a "Lamentação dos Mortos". Moradores rezam pelas almas dentro do cemitério e depois seguem rezando até a Igreja de Santo Inácio em 7 paradas. Em cada uma das paradas, participantes se oferecem para "tirar" um Pai Nosso em voz alta. Uns escolhem o alto da pedras, que em sintonia com a fé e a lua cheia formam um ambiente enigmático.

LATITUDE: 11° 06' 37 " Sul
LONGITUDE: 42° 43' 15 " Oeste
PERÍODO DE CHUVAS: principalmente de dezembro a abril
ALTITUDE DA REGIÃO DO SANTO INÁCIO: 532 m ao nível do mar (Gentio do Ouro, sede do município, tem 1098m).
Fonte:www.ecoenigma.com.br

Jornal Centro Oeste Bahia '

O oeste da Bahia se encontra aqui!

Start typing and press Enter to search