28/12/2009

SÉRIES CIDADES:CENTRAL BAHIA.


Festa da Cidade de Central 16/08/2008 video youtube jumfuiejdywptoeiucna.

Central é um município brasileiro do estado da Bahia.

História:
O português Alberto Pires de Carvalho partiu de Jacobina para Xique-Xique, e mais tarde para Tiririca, residindo nesse povoado e adquirindo por compra as terras. No povoado de Saco dos Bois, vizinho a Itaguaçu, morava um fazendeiro que com a ajuda dos vaqueiros, cachorros e ferrões aprisionaram uma índia que denominaram de Felícia que com quatro anos estava mansa. Chegando ao conhecimento do Sr. Alberto Pires de Carvalho a fama da beleza da índia, foi conhecê-la, apaixonando-se, encontrando ali a futura esposa e mãe de seus vinte e quatro filhos que aumentaram a população de Tiririca e iniciaram futuramente a de Central.

O povoado de Riacho Largo serviu como ponto de apoio, daí as famílias cresceram, o que fez com que alguns começassem a procurar terras de maior produtividade. Foi assim que Izidro José Ferreira cuidou de fazer uma rocinha na região do Juá da Espera, ao nascente de Riacho Largo, em 1870. Não se contentando com as conquistas até ali, Izidro e outros começaram a trabalhar em novos objetivos, novas conquistas, com picadas na caatinga trabalhado por vários dias, eram quatro sendo os outros três os dois filhos Manoel, Lúcio Ferreira e o seu genro Francisco Ferreira dos Santos, vulgo Chico Ferreira.

Trabalhavam arduamente e dormiam na mata, sempre em direção ao nascente. No quinto dia de serviço, após ultrapassarem a área hoje, Central, voltaram um pouco, mas à noite não dormiram por causa da sede, pois não mais servia a água de caroá e outras plantas. Pela manhã, entretanto, viram pássaros voando numa só direção e Manoel Ferreira, destemido e curioso, viajou na direção do vôo dos pássaros e, ao sair do sol, encontrou as pedreiras da toca Velha, mas sendo a toda de dentro, ao sul da outra e nela havia um pouquinho de água. Manoel Ferreira gritou seus companheiros e todos beberam à vontade, permanecendo ai por dois dias, planejando a volta para o Riacho Largo, até que encontraram a área que atualmente encontra se Central[carece de fontes?].

Administração:Prefeito: Leonandes Santana da Silva (2005/2008)(2009/2012)
Vice-prefeito: Wilson Monteiro ([2009]) [2012]).
Presidente da câmara:Mariene Miranda(2009/2010
Gentílico centralense,Unidade federativa Bahia, Fundação 1958 .
Mesorregião Centro Norte Baiano IBGE/2008,Microrregião Irecê IBGE/2008 [1]
Municípios limítrofes,Irecê,Xique-Xique,Área 606,999 km²,População 18.029 hab.IBGE/2009 ,Densidade 34,96 hab./km²,Altitude 698 m m . IDH 0,614 médio PNUD/2000 ,PIB R$ 35.126 mil IBGE/2005 ,PIB per capita R$ 2.199,0 .

Fonte:WILKIPÉDIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.