16/12/2009

XIQUE-XIQUENSE DA A VOLTA POR CIMA EM SÃO PAULO.


















O professor de capoeira Wellington dos Santos, de 41 anos, foi o responsável pela aproximação do repórter com os moradores do buraco. Atualmente, ele passa as noites num albergue da região central. Um ano atrás, dormia no subterrâneo de Alemão. Capoeira, como é conhecido, era cabo do Exército no município de Barreiras (BA). Migrou para São Paulo e montou uma academia de luta. Abandonou o estabelecimento quando um grupo de traficantes transformou o local em boca-de-fumo. Ele próprio viciado em drogas, viu, rápido, a vida desandar. “Não demorou para eu parar nos buracos da cidade.”

Wellington Capoeira diz que havia dezenas de galerias subterrâneas na capital habitadas por moradores de rua. Com as reformas do projeto de revitalização do Centro, a prefeitura fechou a entrada da maioria dos buracos. “Ainda tem muitas malocas debaixo da terra. Eu é que deixei de freqüentá-las,tenho muita saúdade de Xique-Xique,um dia eu volto pra lá por que amo minha terra natal” E não por um motivo qualquer. Quer ficar afastado do crack, que abandonou há oito meses. “Agora, só tomo uma cervejinha.” Hoje com o programa do Governo do Estado de São Paulo que inclue a revitalização do Centro expandido da Capital Paulista muitos Albergues foram construidos ou reformados !!Wellington Capoerista,da aulas de Capoeira , largou o vicio, casou-se e mora na Zona Lesta da cidade.

"Atualmente nas capitais e nas grandes cidades brasileiras as favelas proliferam-se. A condição sub-humana é uma realidade. A educação, a higiene e as condições de vida são precárias, quase inexistentes. Aí, a família cresce sem planejamento e a conseqüência inevitável são crianças crescendo sozinhas, famintas, maltrapilhas e, muitas vezes, doentes. E o futuro da maioria dessas crianças"? EDMIR PELLI , Aposentado da Eletrosul. Carioca, há 13 anos escolheu Aracaju para viver. Escreve para o Portal Infonet, desde 2000. Além de colunista, é administrador do Canal Questão do Mês.

Artigo publicado em 2007 .
Fonte:REVISTA CARTA CAPITAL,LINK :http://cartacapital.com.br/edicoes/471/a-vida-no-subsolo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.