30/04/2009

SAÚDADES DOS JOGOS MEMORAVÉIS NO ESTÁDIO EM XIQUE-XIQUE.PARTE I.


SEMPRE TIVEMOS UM GRANDE CELEIROS DE CRAQUES QUE POR FALTA DE UM MANAGER OU UM BOM APOIO COMO NA ÉPOCA DO PROFº CARLOS SANTOS TEVE FOI A MELHOR ÉPOCA NA AREA DO ESPORTE EM NOSSA CIDADE,A INAUGURAÇÃO DOS REFLETORES DO ESTADIO HÉLCIO BESSA O HELÇÃO O NOSSO CAMPO RECEBEU O SERRANO E A SELEÇÃO DE MASTER DO BRASIL QUE NA ÉPOCA VEIO PRA NOSSA CIDADE COM TOBIAS (EX-CORINTHIANS),LÉO OLIVEIRA (EX-BAHIA),GERSON (EX-SANTOS),GIL (EX-FLUMINENSE) GESSE (EX-SÃO PAULO) E TANOS OUTROS.O PRIMEIRO CONFRONTO FOI ENTRE SELEXIQ 2 X 1 SERRANO E DEPOIS BRASINHA 3 X 2 SELEÇÃO DE MASTERS DO BRASIL,UMA CURIOSIDADE NESSE JOGO MEU PAI (ARNALDO DO SAAE)ERA O GOLEIRO REVERVA DE ADALMIR,CHICO BEBÉU QUEM NÃO SE LÊMBRA ERA O MASSAGISTA DAS DUAS EQUIPES E JAIRO PROZA (PAI DE JAVIER DA SAMBART) ANOTOU DOIS GOLS PARA O BRASINHA.SEM CONTAR QUE RODOLFHO RODRIGUES GOLEIRO DO BAHIA TB JOGOU EM NOSSO ESTADIO ASSIM COMO FÁBIO COSTA COM APENAS 16 ANOS ENFRENTANDO O BANEB EM 1993 QUE FOI O CAMPEÃO NO ANO E O JÚNIOR DO RUBRO NEGRO BAIANO FOI QUEM FEZ A ENTREGA DAS FAIXAS.O RESULTADO FOI BANEB O X O JÚNIOR DO VITÓRIA.

26/04/2009

SÃO JOÃO DE IRECÊ 2009.

O Secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Pascoal Martins, apresentou a sociedade o Projeto São João de Irecê 2009. A apresentação aconteceu na última quarta-feira, no auditório do Grupo Paulo Freire e contou a presença do Vice Prefeito, Paulo Freire, Secretários municipais, artistas locais, comerciantes, empresários e a população em geral.
Programação - O Secretário Pascoal Martins anunciou algumas atrações para o Arraiá das Caraíbas 2009, são elas: Dominguinhos, Aviões do Forró, Fala Mansa, Estaka Zero, Targino Gondim, Waldonys, Dorgival Dantas, Zelito Miranda, Wilson Aragão e Bando do Velho Chico.
Nos próximos dias a secretaria inicia as contratações dos artistas locais que se apresentarão nos festejos nos bairros e na Praça Clériston Andrade, palco do Arraiá das Caraíbas.

25/04/2009

RIO SÃO FRANCISCO,O VELHO CHICO DOS NOVOS.




Dia 4 de outubro o Velho Chico completará 508 anos de sua descoberta.Em 2001 era a época do racionamento de energia, da pior seca dos últimos 70 anos e o FHC queria que queria transpor as águas do rio São Francisco para outras regiões de seca. Felizmente, dois meses depois, a idéia foi completamente abandonada. Agora, caracas!, é o Lula quem está querendo fazer a transposição de suas águas, o que será uma tragédia para toda a sua população ribeirinha,é só pra dizer que sou radicalmente contra qualquer iniciativa de transposição, num rio e numa população que já sofrem intensamente com a lógica de produção de energia elétrica e onde não se vê nenhuma iniciativa de recuperação ambiental de suas margens e do cerrado que é onde nasce o Velho Chico.Tudo está seco, assoreado e raso. Não há mais peixes e há muito pouco transporte fluvial. Em Xique-Xique , por causa da seca, é comum o encalhe das embarcações, obrigando os passageiros a empurrar o barco. Vale lembrar que Sobradinho já foi o maior lago artificial do mundo com mais de 4.000km².Nas peixarias da cidade de Xique-Xique, o tradicional Curimatã passou a ser importado da Argentina. Peixe consumido salgado pelos sertanejos, agora tem 70% da produção importada do país vizinho. A peixaria Costa começou a importar há 6 anos. Depois de salgado, é distribuído em Feira de Santana, Irecê e em algumas cidades de Sergipe. O IBAMA permite a pesca do Curimatã acima dos 40 cm, o que atualmente é raro. Se antes os pescadores saiam de Xique-Xique e se deslocavam apenas 1 km rio adentro, para a pesca do Curimatã, hoje precisam navegar por pelo menos 100km já em pleno Lago de Sobradinho em busca do mesmo pescado.Para o frei Luiz Cáppio, Bispo Diocesano da cidade de Barra (BA) há aí um agravante. "A poluição está pouco a pouco envenenendo a população. Devido aos projetos de irrigação do Médio São Francisco e da falta de fiscalização aumentou-se muito o uso do agrotóxico. Não me surpreenderia se a causa deste grande número de crianças com deficiência mental".E ai?

Quem lêmbra da época do Vapor Benjamim?Pois é,na década final de 70 inicio de 80 na construção do nosso CAIS pela empresa RODOFERRA para a proteção das águas do rio que invadira a nossa cidade em 1979 a água era muito abundante o rio era totalmente navegavél era intenso a chegada de varios Vopores em nossa cidade na ponta da ilha,o escoamento agricola era todo navegavel!PEDRO SAMAIO CANTOR/POETA/HISTORIADOR e nosso conterrâneo gravou músicas que contam uma pequera história do nosso rio ASSOBIO DO VAPOR é uma canção que nos faz lembrar os dias memoraveis a chegado do VAPOR que assobiava quando atracava em nosso CAIS,hoje quase 30 anos se passara e o rio mau mau passa paquete onde hoje passou grandes embarcaçôes a VAPOR.É uma pena a degradação do rio esta próximo é esperar pra ver.Transposição é uma coisa e o projeto BAIXIO de IRECÊ é outra coisa.

A cidade de Barra, às margens do Velho Chico, na Bahia, já foi chamada de "Princesa do São Francisco". Os encantos da terra são muitos: as belas dunas do vilarejo de Icatu, a força das lavadeiras na beira do rio, o agitado passado político e cultural. E, entre as inúmeras graças, destaca-se a habilidade da população com o barro.

O projeto Baixio de Irecê (Não sei por que esse nome,pois não tem nada haver com Irecê)vai ter recursos de R$ 241 milhões para irrigar 4.723 hectares, divididos em 85 lotes entre pequenos e médios produtores e outros 32 lotes para empresas.O Baixio de Irecê abrange os municípios de Itaguaçu da Bahia e Xique-Xique e vai aproveitar as águas do São Francisco, que serão levadas ao Rio Verde, um afluente temporário do Velho Chico. Está dividido em nove etapas e quando totalmente concluído vai irrigar uma área de 59.375 hectares.No futuro 2/3 da população mundial não tera água,a maior parte da população sofrera por falta de CO2 e H2O,o projeto dos dois Baixios na Bahia (O outro é o Salitre de menores proporções 31.500 hectares) vai ter um gasto muito grande de água do velho Chico porém toda a margém ribeirinha passarar por uma revitalização geral do rio sem contar que tera tb um reaproveitamento da água usando essa na irrigação.

A revitalização consiste no ato de recuperar, conservar e preservar o ambiente por meio da implementação de ações que promovam o uso sustentável dos recursos naturais, a melhoria das condições socioambientais da Bacia e o aumento da quantidade e da qualidade da água. Revitalizar sugere vida nova. Busca alternativas que tragam de volta o que está apagado, o que não existe mais. É com esse espírito que a Codevasf e parceiros trabalham os projetos de revitalização da bacia do rio São Francisco. Centenas de projetos e ações concretas estão em execução. O mais importante já foi feito: a sociedade e as entidades públicas e privadas internalizaram que é preciso agir com brevidade. A Codevasf trabalha intensamente para mudar esse quadro devastador. A convergência das ações para uma única linha de atuação pode representar, além de uma simples sinergia, a certeza de que os resultados serão mais eficientes. As ações de revitalização são um esforço conjunto de várias instituições, no caso específico da Codevasf, as seis superintendências desenvolvem projetos que já começam a fazer a diferença. E a primeira medida é preservar para garantir a sustentabilidade e o crescimento da região.

Transposição do São Francisco: os peixes Muito tem sido dito sobre a inviabilidade do projeto de Transposição do rio São Francisco, ou agora maquiadamente denominado “Projeto de Integração da Bacia do São Francisco às Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional”. Dos 44 impactos listados no Relatório de Impacto Ambiental, somente 11 são considerados positivos e muitas incertezas ainda pairam inexplicadas nessa discussão. Até hoje, um tema foi negligenciado: a fauna de peixes. No relatório de impacto ambiental ele é abordado, mas nas discussões que até hoje se viu nos jornais, televisão e internet, muito pouco ou quase nada é exposto. Os peixesA fauna de peixes da bacia do rio São Francisco é composta potencialmente por 250 a 300 espécies. Já as bacias receptoras possuem uma fauna significativamente mais pobre, com apenas 53 espécies nativas. Agrava-se a situação o fato de que há um alto grau de endemismo, ou seja, espécies cuja ocorrência se limita a uma dessas bacias ou região (23 espécies ou 43%). Então estamos falando da possibilidade de introdução de centenas de espécies em bacias onde ocorrem somente algumas dezenas. Esses peixes vão ser “captados” no São Francisco, através de ovos, larvas e formas jovens, e lançados nas bacias receptoras. Hoje se sabe que a segunda maior causa da extinção de espécies e perda de biodiversidade é justamente a introdução de espécies exóticas (aquelas que ocorrem naturalmente em outras bacias ou mesmo países e continentes e, pelas mãos do homem, alcançam outras áreas). Ressalte-se que a introdução de espécies exóticas é crime previsto na legislação ambiental Brasileira. Dessa forma, o projeto estará submetendo a fauna existente nas bacias receptoras a outro impacto, talvez irreversível, com potencial de extinção de espécies endêmicas. Em Lagoa Santa (MG), dentro da bacia do São Francisco, houve extinção de 70% da fauna original nos últimos 150 anos e uma das causas foi a introdução de espécies de peixes, como o tucunaré.

LÊMBRETE:O rio que esta praticamente morto e sobrevive através de "aparelhos"se não tomarmos partido o braço do rio que fica ribeirinho a nossa cidade em 30 anos não vai passar do dosso calcanhar é viver e precenciar.

Diretora do Cefet vem a Irecê e anuncia licitação para construção da unidade.

A Reitora do Instituto Federal da Bahia (antigo Cefet), Dra. Aurina Santana e o Prefeito Zé das Virgens estiveram nesta quinta-feira, 16, visitando as instalações da Usina de Biodiesel e a área onde será construída a Unidade da Escola Técnica Federal em Irecê. Além de inspecionar toda área, Dra Aurina Santana anunciou que na próxima quinta-feira, 23, acontecerá a licitação para as obras de construção da unidade em Irecê. “Serão investidos mais de cinco milhões na construção da unidade de Irecê e a empresa vencedora terá um prazo de 6 a 7 meses para a conclusão da obra”, informou Aurinda Santana. Para o Prefeito Zé das Virgens, a instalação e o devido funcionamento da Unidade de um a Escola Técnica Federal em Irecê concretiza o “sonho de toda sociedade regional”, pois além de promover à evolução intelectual dos jovens do município a unidade promoverá o fortalecimento da economia regional com a integração ao Programa de Biodiesel do município. “Não estamos medindo esforços para que o a Unidade da Escola Técnica Federal esteja em pleno funcionamento em Irecê. Doamos o terreno e faremos todo o trabalho de terraplanagem para que a empresa vencedora da licitação possa já iniciar os seus trabalhos o mais breve possível”, disse Zé das Virgens, fazendo alusão a o terreno de mais de 45 mil metros quadrados que foram doados pelo município para construção da unidade da Escola Federal em Irecê.

23/04/2009

CAMPEONATO DA SÉRIE D COMEÇA DIA 05 DE JULHO DE 2009.

22/04/2009 - 23h32
Da Redação - Lara Gutemberg
Com início programado para o dia 5 de julho, o primeiro Campeonato Brasileiro Série D da história do país já conhece mais da metade dos seus participantes.
Dentre os nordestinos, além de Fluminense e Atlético, já garantiram também presença os pernambucanos Santa Cruz e Porto, o cearense Ferroviário e o maranhense Moto Club. Como a formação dos grupos na primeira fase será regionalizado, é bem provável que dentre os citados esteja algum dos possíveis adversários dos clubes baianos.De acordo com a definição anunciada pela CBF, os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais têm direito à 3 vagas na Série D. Já Paraná, Bahia, Pernambuco, Goiás e Santa Catarina, duas. Os demais estados têm direito à apenas uma vaga. A tabela e o regulamento oficial da Série D deve ser divulgados até o início de maio.Já são 27 times classificados. Confira a situação em cada estado brasileiro até o momento:
Acre - Melhor time do Estadual 2009 que não seja o Rio Branco
Alagoas - Melhor time do Estadual 2009 que não seja CRB e ASA
Amapá - CristalAmazonas - Campeão Estadual de 2009
Bahia - Fluminense e Atlético
Ceará - Ferroviário
Distrito Federal - Brasília
Espírito Santo - Campeão Estadual de 2009
Goiás - Itumbiara e CRAC
Maranhão - Moto Club
Mato Grosso - Araguaia
Mato Grosso do Sul - Campeão do primeiro turno do Estadual 2009
Minas Gerais - Tupi, Rio Branco e Democrata
Pará - Melhor time do Estadual 2009 que não seja Paysandu e Águia de Marabá
Paraíba - Mehor time do Estadual 2009 que não seja o Campinense
Paraná - Londrina e o melhor time do Estadual 2009 que não seja Atlético, Coritiba e Paraná
Pernambuco - Santa Cruz e Porto
Piauí - Campeão Estadual de 2009
Rio de Janeiro - Madureira, Bangu e Macaé
Rio Grande do Norte - Melhor time do Estadual 2009 que não seja ABC e América
Rio Grande do Sul - Pelotas, Ypiranga e São José
Rondônia - Campeão Estadual de 2009
Roraima - Campeão do primeiro turno do Estadual 2009
Santa Catarina - Brusque e Chapecoense
São Paulo - Mirassol, Paulista e Ituano
Sergipe - Melhor time do Estadual 2009 que não seja o Confiança
Tocantins - Tocantins

CASAS BAHIA EM BREVE NO ESTADO DA BAHIA.

O governo baiano quer atrair para o estado a rede varejista Casas Bahia e uma indústria coreana. Dois protocolos de intenções relacionados ao assunto foram assinados no escritório da Presidência da República em São Paulo.O documento assinado com as Casas Bahia prevê que a rede irá implantar 38 lojas em diversas cidades baianas. Para implantar um centro de distribuição em Camaçari, o presidente do grupo, Samuel Klein, pretende investir R$ 24 milhões. A previsão é de que o centro gere 150 empregos diretos.Assinaram os protocolos o governador Jaques Wagner e os secretários Rafael Amoedo (Indústria, Comércio e Mineração) e Carlos Martins.

Nossas primeiras lojas em Salvador
• Shopping Paralela• Av. Sete de Setembro, 73/79 - Centro
• Rua Jaime Viera Lima, s/n - Pau da Lima• Rua Direita, 141 - Piedade
Site www.casasbahia.com.br

21/04/2009

O GOVERNO FINALMENTE DEU A LARGADA PARA OBRAS IMPORTANTES DE INFRA-ESTRUTURA NAS PISTAS DE POUSO EM VÁRIOS AEROPORTOS BAIANOS.

O governo finalmente deu a largada para obras importantes de infra-estrutura nas pistas de pouso de vários aeroportos do interior. No total serão 17 aeroportos: Souto Soares, Formosa do Rio Preto, Santa Rita de Cássia, Xique-Xique, Barra,Santa Maria da Vitória, Ibotirama, Correntina, Luís Eduardo Magalhães, Buritirama, São José do Jacuípe, Piritiba, Valente, Palmeiras, Itaberaba, Irecê e Utinga. As empresas vencedoras dos editais são responsáveis por obras de conservação, recuperação e pavimentação dos equipamentos.

19/04/2009

O SUCESSO DE VAL CARVALHO,A CANTORA XIQUEXIQUENSE DA BANDA DOMÍNIO.




Val Carvalho Xiquexiquense iniciou sua trajetória na Banda Sabor da Bahia de propiedade de Olávo e seu filho Noelson Carvalho,Na época a propósta da Sabor da Bahia era o axé como carro chefe no repertorio contando com músicos como Neguinho (bateria),Cara de Jegue (Guitarra),Noélson (teclado),Cosme (Baixo),Alex (percussão),e os cantores Abizai,Cássio,Val Carvalho e Zé Galdino.A banda se apresentou em toda micro-região de Irecê,no entanto a banda de desfez e formou-se então o grupo Sementes da Terra com Noelson,Val Carvalho,Cássio e Abzai que eram o xodó da regiao.Posteriormente veio o Chá de Maçã já em São Paulo que chegou a gravar 1 CD,então veio o convite para Val e Noelson na Banda Domínio.
Banda Domínio que agora em novembro comemora mais um ano de estrada lança para todos os seus fãs um novo Cd e como o próprio nome já diz, “Todo Bom”, este Cd trás 20 musicas inéditas, todos os fãs da banda poderão curtir o melhor do vaneirão, e o romântico que sempre foi a marca da banda, além de musicas divertidas para as pessoas se descontraírem e dançarem.A banda domínio surgiu inesperadamente, pois como o seu fundador João Jailço não tinha intenção de entrar para esta área de atuação, simplesmente montou um salão de forró em Guarulhos, o Mansão Danças que até hoje é considerado uma das melhores casas de shows de São Paulo e sede da banda, e lá foram chamados para ser a banda da casa, no entanto para surpresa de um dos seus donos (João Jailço), a banda começou a ser requisitada para ir tocar em outros salões e festas, então ele com uma visão empresarial, estruturou a banda, arrumou novos integrantes para apresentar um show que não deixasse a dever para nenhuma outra banda, e começou a vender show, ir para outros salões, e com pedidos fora de São Paulo a banda começou sua carreira pelo nordeste, norte e por todo o resto do Brasil.Hoje o show da domínio, conta com uma produção de:• Iluminação de primeira, cenário temático de acordo com o show e Telões de última geração.• Ônibus e carros adesivados de apoio e divulgação.• Produção com mais de 20 profissionais entre músicos, Técnicos e Bailarinos.• Escritório de apoio a banda que funciona de segunda a sexta, e da todo o suporte necessário que a banda necessita e ajudar e resolver qualquer duvida que os fãs e interessados tenham.Banda domínio já foi convidada para diversos programas de televisão e sempre foi muito bem recebida em todos os lugares que passou como: Ressoar, Programa da Tarde, Ratinho, Raul Gil, Sabadaço, Boa Noite Brasil, Sérgio Malandro, Nerivan Silva e diversos programas da TV Diário.Como de costume neste novo CD a maioria das musicas foram feitas pela vocalista Val Carvalho baiana de Xiquexique,que esta na banda desde sua estréia, e cada vez se aprimorando mais, este CD conta com 15 composições dela, nos shows ela conta com a ajuda de um grande amigo e companheiro de palco,Fabio piu-piu baiano de Ipupiara e que teve o apelido de Piu-Piu colocado por mim e que é também cantor da banda a aproximadamente 3 anos, desde sua estréia, a banda domínio teve alguns cantores, no entanto com a intenção de melhorar e ter uma cara diferente da outra, esta formação foi a que melhor se enquadrou nestes últimos tempos e banda vem apresentando um show diferente, um forró animado, com musica agitadas e dançantes. Faça de seu Evento um sucesso, leve para sua cidade a Banda que está movimentando e encantando multidões. Leve para sua cidade A Banda Domínio “O Balanço que Domina”.Site:www.bandadominio.com.br leve a Banda Domínio pra sua cidade,pra contratar ligue:(11) 3311-9100/(11) 8255-1111 JJ PRODUÇÕES.

11/04/2009

RECUPERAÇÃO DE ESTRADAS NA BAHIA.

Após anos de sofrimento de motoristas e passageiros que trafegam constantemente pela rodovia que liga Xiquexique a Irecê, finalmente o Governo do Estado da Bahia anuncia a recuperação e garantia de manutenção da estrada por cinco anos.
No dia 30 de março, no Salão de Atos da Governadoria, o governador Jaques Wagner assinou autorização para lançamento dos editais de recuperação das rodovias BA 052 - Xiquexique / entroncamento da BA 131 (Porto Feliz); BA 160 - Xiquexique / Barra; e BA 172 - entroncamento da BA 242 (Javi) / Santa Maria da Vitória.
A recuperação destas rodovias faz parte do Programa de Restauração e Manutenção de Rodovias da Bahia (Premar) e, como o próprio nome já diz, além de fazerem a recuperação das estradas, as empresas que vencerem a licitação também deverão realizar a manutenção das estradas pelo período de cinco anos.
As obras terão início assim que o processo licitatório for finalizado e deverão ser concluídas dentro de um ano. Outra etapa do programa também prevê a recuperação das seguintes rodovias: BA 148 - Irecê / Lapão; BA 432 - Irecê / Carne Assada; BA 263 - Vitória da Conquista / Itambé; BR 242 - Bom Sucesso.
Os recursos para o Programa são do Governo do Estado e do Banco Internacional para a Reconstrução e o Desenvolvimento (BIRD).
- Layno Sampaio Pedra.

SÃO JOÃO É NA BARRA 2009.

Aqui esta a relação das bandas que vão tocar no são joão da BARRA este ano:
16 Raça Negra (confirmado)
17 Cavaleiros do Forró (confirmado)
18 Calcinha Preta (confirmado)
19 Dorgival Dantas (confirmado)
20 Acarajé c/ Camarão (confirmado)
21 Mala 100 Alça (confirmado)
22 Balão Beijo (confirmado)
23 Flor de Macaxeira(confirmado)
24 Raio da Silibrina (confirmado)
No dia 16 de junho, que é o aniversário da cidade, terá também o show do humorista Zé Lezin.Logo estaremos divulgando as bandas locais que também vão animar a nossa festa.
Maiores informações:www.saojoaoenabarra.com.br

FESTA DA CIDADE EM XIQUE-XIQUE BA.

Ainda não foi divulgada a programação da festa da cidade em Xiquexique-Ba para esse ano de 2009,a espectativa é de que a cidade de quase 50.0000 habitantes localizada no baixo médio São Francisco interior da Bahia receba em média 30.000 pessoas diáriamente para curtir as mais variadas atrações que a festa oferece.Xiquexique é considerada como uma das melhores festas no interior baiano fazendo parte do circuito da folia,o anivesário da cidade acontece no dia 13 de junho,geralmente a festa inicia nos dias 10,11,12 e 13 com várias atrações que ja contou com Araketu,Mastruz com Leite,Margareth Menezes,Cheiro de Amor,Psirico,
Harmonia do Samba,Tomate,Parangolé,Voa Dois,Filomena Bagaceira,
Adélmario Coelho,Vixe Mainha,Pagodart e muitas outras.
Mais informações visite a pagina oficial do municipio:
http://www.xiquexique.ba.gov.br/ é só conferir.