28/05/2009

SAÚDADES DA BOA E VELHA CARNAÚBA.


Ah que saúdades da boa e velha Carnaúba!Era época de junho as férias da escola se aproximava e todos lá em casa nos preparavamos para esperar a Caçamba de Zelino na porta da casa do meu avô Senhor Amando de Laura carnaubanos de nascença.Lá pelas 13:00 hs a concentração na casa do meu avô,estava cada vês mais aumentando iamos chegando aos poucos eu é claro,Osmar,Zé de Marina,Jorge cabaré (in mémorian), Jairo Panca ou Jairo Proza,Marquinhos,Cristovão,Churé,Gilmar,Toinho,João Pedro,Silvano,Zé Galégo,Dilto,Lêu Leprêu,Zé Preto,Zé Carlos,Apolonho,Rui de Gerson,Alzira minha mãe,Tia Clarisse,Tia Rosalia,Tia Marina,Celinha,Daiane,Sinara,Tâmara,tios Rei,Ricardo,Gilson e Almir...e haja concentração de carnaúbanos e era assim praticamente todos os finais de semana tinha um baba na Fazenda dos "brancos" como é conhecida até hoje.Chegavamos na Fazenda e juntavamos as outras "estrelas"selecionavéis como:Bicudo,Nêgo Gato,Calango,Fuçura de Nico,Domingos da Jega,Migelão e Omão.Era uma festa só,marcavamos o campo inteiro com areia do riacho pra preparar o Maranaúba (nome do nosso campo),atrás do Gol adversário a mulherada cantando "Eu vi,eu vi,eu vi um avião e nele estava escrito carnaúba é campeão" ou então "Rema,rema,rema remador vou comer o ...do cobrador se o cobrador for vigarista vou ...do motorista,se o motorista for ligeiro vou...dos passageiros se essa p... não virar olé olé o lá eu chego lá."e jogavam poeira perto do goleiro adversário era uma farra só,e sempre ganhavamos ou empatavamos.Bons tempos.

OSMAR,Um Carnaúbano medroso.
Na nossa querida e saudosa Carnaúba existe o homem mais corajoso que o mundo já ouviu falar,chamado de taradão o popular OSMAR ou "penbinha","jackes taradão" ou até mesmo "fogoso".Numa certa ocasião Osmar tomando umas duas criou coragem influenciado por Omaõ então resolveu ir a uma caçada em plena madrugada pegaram seus jegues e seus "bacamartes" e partiram chegando nos "Altins" se alojaram em baixo de uma quixabeira "penbinha" cansado e pra lá de bagdá dormiu e nessa o exército de Omão e Bícudo resolvera irem atrás de um caititu deixando o "taradão" sozinho,sabemos que o jegue ringe de hora em hora se é ditado não sei,então quando o animal rinchou o taradão ficou com tanto medo que em questão de segundos o valente e destemido Osmar estava no ponto mais alto da quixabeira e de tando medo e susto defecou e se mijou todindo permanecendo por ali por horas a espera dos demais.

Mais uma peripécia de OSMAR.Como de costume na Carnaúba em épocas de clássicos de futebol envolvendo Sél.da Carnaúba X Sél.das Lajes um dos melhores confrontos que era uma rivalidade a altura de grandes jogos como Fla X Flu.Não faltava um cachacinha,churrasquinho.A caçanba de Zélino trazia os jogadores e demais ovacionados com os gritos e a presença do saudoso Flávinho (Im Memória).A Carnaúba escalada com:Osmar,João Petú,Zé Galêgo,Rocha,Omão,Zé de Marina,Xuré,Jilmar de Ermano,Jairo Panca,Carlinhos de Marina e Flávinho atrás do gol adversário a torcida local comandada por minha mãe (Alzira),Nizia,tia Clarice,Diana,tia Rosália,Raimunda...azuclinando o pobre goleiro das Lajes;"eu vi eu vi um avião e nele estava escrito carnaúba é campeão" isso sem faltar as famosas quixabas em baixo da trave ou até mesmo pó de areia no olhos do adversario.No decorrer da pardita aos 40 minutos do segundo tempo contra-ataque do time das Lajes a bola sobra para o atacante Galégo sozinho em direção ao gol da carnaúba Osmar não sabia o que fazer então escuta-se Flávinho gritar de bem longe "Osmar sai do gol" envés deste ir em direção ao atacante pra tentar lhe tirar a bola o "penbinha" abandonou a trave indo em direção ao pé de Juá atrás do gol fumar um cigarro de palha,resultado gol das Lajes mais a carnaúba chegou ao empate aos 63 minutos por intermédio de Flávinho em um penalty anotado e arrumado pelo juiz carnaúbano meu primo Dilton.Saúdades dos tempos de outrora e do meu Padrinho Flávinho.

Breve mais postagéns Carnaúbanas.


Seade: gravidez na infância cresce com violência sexual.

A taxa de gravidez em meninas entre 10 e 14 anos de idade aumentou 3,2% em São Paulo, saindo de 3.278 gestações em 2006 para 3.386 em 2007, conforme os dados mais recentes da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade). Esse crescimento ocorre em contraponto às adolescentes de 15 a 19 anos, que cada vez menos têm aparecido nas estatísticas das maternidades paulistas. Para os especialistas, a constância das gestações na infância tem relação com a violência sexual, crime também em ascensão no Estado - com avanço de 33,2% no primeiro trimestre de 2009.

Todo ano, há 3,5 mil garotas que entram nas estatísticas de gestação precoce, uma média de três por dia. O índice não cede em São Paulo. Desde 1995, elas respondem por 0,6% de todos os partos feitos no Estado - porcentual inabalável na série histórica. Já as mães entre 15 e 19 anos, que há 14 anos respondiam por 18,4% das paulistas, hoje são 15,7%. Mesma tendência de queda no período foi registrada na parcela entre 20 e 24 anos (de 30,3% para 26,5%).
Os dados da Secretaria de Segurança Pública endossam que os menores de idade são as vítimas preferenciais dos criminosos. Durante o ano passado, apenas nas delegacias da mulher do Estado, foram registrados 3.194 estupros e atentados violentos ao pudor. Do total, 2.413 foram contra crianças e adolescentes, o que representa 75% dos crimes. "Nós não temos tido sucesso em reduzir a gestação nas idades mais baixas e isso é um problema mundial", afirma o médico Jefferson Drezett, especialista em abuso sexual.
"A vinculação entre abuso e gravidez fica evidente nos serviços de aborto legal. São as menores que figuram entre a maioria das pacientes", afirma Margareth Arilha, diretora executiva da Comissão de Cidadania e Reprodução (CCR). No Hospital Pérola Byington, dos 705 abortos realizados desde 1995 até 2008, 27% foram em meninas de 12 a 17 anos. A rotina do ambulatório é mais reveladora: dos 2.330 acolhimentos feitos no ano passado, 47% eram em menores de 12 anos. Um dado da entidade é que em 16% dos casos o abuso só é revelado com a gestação. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Lula sanciona lei para divulgação das contas públicas.


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou no início da noite de hoje a lei que determina que a União, Estados e municípios passem a divulgar, em tempo real, suas contas. O texto, no entanto, não define qual meio deve ser usado. A lei é um complemento à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). A lei sancionada por Lula prevê que a União, Estados, o Distrito Federal e municípios com mais de 100 mil habitantes terão um ano para se adequar à nova regra. Os municípios que tenham entre 50 mil e 100 mil habitantes terão dois anos de prazo. Já para os municípios com até 50 mil, o prazo será de quatro anos, a partir da publicação da lei no Diário Oficial da União, o que deve ocorrer amanhã dia 29/05 de 2009.

Postado AGÊNCIA ESTADO.

22/05/2009

O NOSSO BLOG FOI INDICADO AO OSCAR DO BLOG NACIONAL.


O blog BRITO NEWS foi indicado ao prêmio Top Blog Prêmio,um sistema interativo de incentivo cultural destinado a reconhecer e premiar, mediante a votação popular e acadêmica (Júri acadêmico) os Blogs Brasileiros mais populares, que possuam a maior parte de seu conteúdo focado para o público brasileiro, com melhor apresentação técnica específica a cada grupo (Pessoal, Profissional e Corporativo) e categorias.Fico feliz que nós em menos de 2 meses fomos indicado em tão pouco tempo ao OSCAR do blog nacional,mostrar a nossa cultura regional é o nosso foco.Agradeço a todos pelo reconhecimento muito obrigado,Adriano Pereira de Brito,fundador do BLOG BRITO NEWS.Obs:Clique nas fotos para ampliar.

O Top Blog Busca oferece um serviço gratuito de busca, indexação e divulgação de blogs em língua portuguesa, que reúne uma numerosa comunidade virtual de editores e leitores de blogs. O sistema faz um ranking dos mais visitados, relaciona os mais populares e classifica os Top100 da semana.

Top Blog Portal é uma plataforma WEB 2.0 que disponibiliza aplicativos multimídia para divulgação de conteúdo de blogs no formato texto e vídeo O portal mantém três canais de informação: TopPosts, TVlogs e Colunistas de diversos segmentos (Celebridades,Cultura, Comunicação, Esportes, Games,Humor,Música, Política,Saúde,Tecnologia e Variedades entre outros).

Top Blog é uma iniciativa da MIXMD, divisão de comunicação digital da MIX Comunicação: Rádio, TV, Internet que pertence ao Grupo OBJETIVO/UNIP, o maior grupo de educação do País.

Top Blog reúne nesta iniciativa parceiros com igual objetivo de incentivar a produção de conteúdo participativo por meio da internet:

Top Blog é uma grande rede de divulgação viral pela rede internet. A expectativa é que 3 milhões de blogs participem fazendo campanhas para divulgar e disputar o voto dos leitores de blogs (eleitores), população estimada em 28 milhões de internautas. Além da divulgação viral, será realizada campanha institucional sobre o Prêmio em mídias on-line e off-line (TV, Rádio, Jornais e Revistas) com abrangência em todo o território nacional.

A FAMOSA "FESTA DA CIDADE" EM XIQUE-XIQUE SÉRA NOS DIAS 12,13,14 E 15 DE JUNHO.


A festa da cidade em Xique-Xique começa pra valer no dia 12 de junho o municipio se prepara para o maior evento da cidade que já é tradição em todo estado da Bahia.

Para esse ano a Prefeitura apostou mais uma vês em difersificação pra quem gosta do Pagodão Black Style e Guig Ghetto serão as atrações principais,aos amantes do Forró Stakazero e Capital só Forró comandam o stillo e para o Axé téra Carlinhos Caldas e também a Banda Damma comandada pela cantora Marcela Martinez más talvês a melhor atração ficarar por conta da Banda de Pagode RAÇA NEGRA comanda por Luiz Carlos que é concertesa a melhor no gênero rômantico a atração ainda contara com bandas e artistas locais.


PROGRAMAÇÃO:

Dia 12 - Guig Guetto / Capital só Forró

Dia 13 - Black Style / Damma

Dia 14 - Estakazero / Carlinhos Caldas

Dia 15 - Raça Negra

Acompanhe aqui:
Aguarde mais informações.

Obs:Pra quem mora em SALVADOR E QUER VISITAR Xique-Xique no periodo da festa vai ai um lêmbrete a MICHELTUR esta comercializando passagéns de ida e volta ou pra quem vai ficar por lá mesmo para o periodo das festas regionais,vai ai a dica:Embarque: às 20h. Local: Largo da MOURARIA, em frente ao QUARTEL DO EXÉRCITO. Saída: 10/06/09 (QUARTA FEIRA)Retorno: Domingo 30min após a banda principal. (praça da bíblia- xique-xique) Pacote: • Ônibus convencional• Som CD/DVD• *Open Bar (Água Mineral, cerveja, refrigerante) Investimento:• Bate-volta (ida e volta): R$ 100.00 a vista. • Só a ida: R$ 60.00 a vista• Só o retorno: R$ 60.00 a vista * se houver o total preenchimento das vagas integralmente.

******Contatos: (74) 8111-2167- (71) 3321-9792- e-mail: michellxiq@yahoo.com.br, michellxiq@hotmail.com. Orkut: Michell Oliveira. Falar com Michell.

SÃO JOÃO É NA BARRA,O MELHOR SÃO JOÃO DO OESTE BAIANO.




Para 2009, “O grande encontro” será o tema do São João da Barra. A idéia é associar o encontro do Rio Grande e São Francisco ao evento. Essa alusão tem como objetivo transmitir a mensagem de que o São João da Barra é ideal para encontrar amigos, parentes, apreciar as riquezas da cultura tradicional e da cultura pós-moderna, fazer amizades e curtir o melhor do festejo junino.

*Operação Tapa Buraco.
O pessoal do Derba está na cidade desde o dia 18 de maio para dar início à obra de melhoria da estrada no trecho Angico – Barra. A Prefeitura da Barra fará o serviço do Angico até Xique-Xique, com material doado pelo próprio Derba, e segundo esse órgão, a Prefeitura de Xique-Xique se responsabilizará pelo trecho Xique-Xique – Rio Verde. A obra deverá durar entre 15 e 20 dias, e tem como principal objetivo amenizar a precária condição da estrada que você terá que enfrentar se nos der o prazer de vir curtir o São João aqui em nossa cidade.

*Barracas para Ambulantes.
Quem tiver interesse em uma das barracas de ambulantes que ficam montadas na praça durante o São João, deve procurar o mais rápido possível, o diretor de serviços públicos - Sr. João do Vasco, na Secretaria de Infra Estrutura. Com ele, além de se inscrever para concorrer a uma das barracas, você terá todas as informações sobre o sorteio das mesmas.A ata de julgamento das barracas foram licitadas na escola Sylvia Araújo, a estrutura das barracas de bebida, comida típica e capeta que serão montadas durante o São João.Todos os ganhadores tem até o dia 1 de junho para efetuar o pagamento do DAM.

PROGRAMAÇÃO:

-Forró no Rio,essa programação está voltada para quem aprecia um bom forró. Durante o período de 20 a 24 de junho, bandas locais se apresentaram nos pontos turísticos Cabeça de Touro, Farol da Barra e Chácara Havanna. Ao ar livre e apreciando as belezas naturais, você poderá provar os pratos típicos da nossa culinária, como Surubim na telha, bolinho de tucunaré e outras delícias e ainda se divertir durante quatro horas de muito forró.

-Atrações: Dias 16 Raça Negra (confirmado)17 Cavaleiros do Forró (confirmado)18 Calcinha Preta (confirmado)19 Dorgival Dantas (confirmado)20 Acarajé c/ Camarão (confirmado)21 Mala 100 Alça (confirmado)22 Balão Beijo (confirmado)23 Flor de Macaxeira (confirmado)24 Raio da Silibrina (confirmado).
No dia 16 de junho, que é o aniversário da cidade, terá também o show do humorista Zé Lezin.
Fonte:site oficial do São João da barra http://www.saojoaoenabarra.com.br/

UM POUCO DA HISTÓRIA DE XIQUE-XIQUE.



A cidade de XIQUE-XIQUE, fica no Vale do São Francisco, fazendo limites com os municípios de Gentio do Ouro, Ipupiara, Pilão Arcado, Itaguaçu da Bahia, Barra e Ibotirama. Possui uma população de aproximadamente 50 mil habitantes, estando a 590 quilometros distante da capital Salvador, através da BA-052, Estrada do Feijão. Em 1714 Dom Sebastião Monteiro da Vide, arcebispo da Bahia, assinou um ato que elevava a capela de Chique-Chique(assim era escrito), à categoria de freguesia. Em pouco tempo a comunidade era um arraial em franco crescimento e foi elevada a categoria de Vila, em 06 de julho de 1832, passando a ser cidade no dia 13 de junho de 1928. A história do surgimento é contada assim: um tropeiro, passando por aquele lugar, sentiu uma forte dor de cabeça, fez uma parada pra descansar e pediu pro Sr. do Bonfim, que lhe livrasse daquela enorme agonia, em troca faria ali uma igreja. Ao acordar, não sentia mais a dor e cumpriu a promessa, edificando uma capela que deu início à Vila de Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique-Chique. O nome é por causa da farta abundancia de cactus na região. As terras de Xique-Xique distinguiram no passado pela fama de suas riquezas em ouro e diamantes bem como pela fertilidade do solo. Situada a cêrca de 179 léguas abaixo de Pirapora e apenas 67 léguas de Juazeiro, a cidade desfruta de uma posição especial no médio São Francisco, a ponto de em 1867 levar o explorador Richard Burton, que então percorria o vale do Rio a considera-la como a capital ideal para a então projetada Provincia do São Francisco, cuja fundação se cogitava novamente naquelas épocas. O território do município é constituido de extensas planícies com ligeiras ondulações, cortadas a sudeste e sudoeste pela serra do Assuruá, e ao norte e nordeste, pela serra do Rumo e serrotes de Boa Vista e Pedras. Depois de 1934, teve seu primeiro prefeito eleito, o comerciante Aurelio Gomes Miranda. O clima, como toda cidade ribeirinha, de dia, muito calor, esfria durante a madrugada. Temos nosso Senhor do Bonfim como padroeiro da cidade e o velho e maravilhoso Rio São Francisco, (também chamado pelos indígenas como Opará) como uma fonte de riqueza do nosso povo. Viva Xique-Xique, nossa cidade.

TEXTO:Do meu amigo cantor,hístoriador,poeta e compositor Xique-Xiquense Pedro Sampaio (gerenciador do usuario XIQUE-XIQUE minha cidade) no orkut que faz parte dos meus amigos em meu albúm,visite você também.

HISTÓRIA DO ESTÁDIO DR.HÉLCIO BESSA PARTE II.


SEMPRE TIVEMOS UM GRANDE CELEIROS DE CRAQUES QUE POR FALTA DE UM MANAGER OU UM BOM APOIO COMO NA ÉPOCA DO PROFº CARLOS SANTOS TEVE FOI A MELHOR ÉPOCA NA AREA DO ESPORTE EM NOSSA CIDADE,A INAUGURAÇÃO DOS REFLETORES DO ESTADIO HÉLCIO BESSA O HELSSÃO O NOSSO CAMPO RECEBEU O SERRANO E A SELEÇÃO DE MASTER DO BRASIL QUE NA ÉPOCA VEIO PRA NOSSA CIDADE COM TOBIAS (EX-CORINTHIANS),LÉO OLIVEIRA (EX-BAHIA),GERSON (EX-SANTOS),GIL (EX-FLUMINENSE) GESSE (EX-SÃO PAULO) E TANOS OUTROS.O PRIMEIRO CONFRONTO FOI ENTRE SELEXIQ 2 X 1 SERRANO E DEPOIS BRASINHA 3 X 2 SELEÇÃO DE MASTERS DO BRASIL,UMA CURIOSIDADE NESSE JOGO MEU PAI ERA O GOLEIRO REVERVA DE ADALMIR,CHICO BEBÉL QUEM NÃO SE LEMBRA ERA O MASSAGISTA DAS DUAS EQUIPES E JAIRO PAI DE JAVIER DA SAMBART ANOTOU DOIS GOLS PARA O BRASINHA.SEM CONTAR QUE RODHOLFO RODRIGUES GOLEIRO DO BAHIA TB JOGOU EM NOSSO ESTADIO ASSIM COMO FÁBIO COSTA COM APENAS 16 ANOS ENFRENTANDO O BANEB EM 1993 QUE FOI O CAMPEÃO NO ANO E O JÚNIOR DO RUBRO NEGRO BAIANO FOI QUEM FEZ A ENTREGA DAS FAIXAS.
A Prefeitura de Xique-Xique investiu mais de R$ 50.000,00investidos para implantar os mais de 7.000 metros quadrados de grama. Além disso, foram feitos serviços de terraplanagem, drenagem e adquiridos matérias para irrigação. na implantação do gramado que conta com moderno sistema de drenagem e irrigação.O Estádio possui capacidade para 4.000 espectadores.
Estádio Municipal Dr. Hélcio Bessa foi inaugurado em 21 de setembro de 1967 com uma partida de futebol entre a Seleção de Chique-Chique e o Caiano Futebol Clube, da Cidade de Petrolina (PE); resultado: Caiano Futebol Clube 2 x Seleção de Chique-Chique 1(era assim que se escrevia).

21/05/2009

Seguro-desemprego: mais 216,5 mil trabalhadores terão benefício ampliado.

Seguro-desemprego: mais 216,5 mil trabalhadores terão benefício ampliado
O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, aumentou a lista daqueles que receberão duas parcelas a mais do benefício.

InfoMoney
21 maio 2009
SÃO PAULO - O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, anunciou nesta quinta-feira (21) que mais 216,5 mil trabalhadores demitidos entre dezembro do ano passado e janeiro deste ano receberão duas parcelas a mais do seguro-desemprego.

"Entendemos necessário atender mais trabalhadores demitidos em dezembro", afirmou. Agora, mais de 320 mil trabalhadores serão beneficiados. Na primeira fase, 103,7 mil trabalhadores receberam o benefício estendido.
Para atender aos novos beneficiados, o FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador) vai disponibilizar R$ 263,7 milhões. No total, serão disponibilizados R$ 390 milhões para atender a todos que entraram na lista.

De acordo com o Ministério do Trabalho, essa proposta será a última amparada pela Resolução nº 592 do Codefat, aprovada em fevereiro último. "Em fevereiro, o saldo de emprego foi positivo, e em março foram 35 mil postos abertos e em abril mais 106 mil. E ainda será maior", explicou o ministro.

*Crise econômica
O cenário instável foi o motivo pelo qual o ministério tenha aprovado a ampliação das parcelas do seguro-desemprego. Em março, 103,7 mil trabalhadores demitidos somente em dezembro foram contemplados.
Na lista entraram aqueles que trabalhavam nos setores mais atingidos pela crise. O total de investimento para esses trabalhadores foi de R$ 126,3 milhões.
Para escolher esses setores, o ministério adotou como critério a comparação da média, entre 2003 e 2009, da evolução do emprego formal celetista de cada subsetor de atividade, com base no movimento dos últimos três meses (dezembro, janeiro e fevereiro).

Apesar de ter mais desalojados, NE recebe menos ajuda.

Há seis meses Santa Catarina foi atingida por chuvas fortes e os morros inteiros desmoronaram, na segunda maior tragédia natural na história da região. O País acompanhou comovido histórias das familiares. Dezenas de helicópteros levavam doações, senadores faziam reuniões de emergência e toneladas de roupas e comida eram enviadas ao Estado. Comparando números da tragédia de SC com da que acontece agora no Nordeste, parece que o fato ocorre em países diferentes. Apesar de ter 4 vezes mais desalojados, a região conta com menos doações e a verba pública só foi liberada ontem.

Santa Catarina teve 63 cidades afetadas, 137 mortes, 51 mil desalojados e 27 mil desabrigados. No total, a estrutura de suporte para lidar com as enchentes contou com 24 helicópteros e 4 aviões da Força Aérea. Doações da sociedade totalizaram R$ 34 milhões e o governo federal e o Congresso Nacional prometeram a liberação de R$ 360 milhões. Apesar de registrar um número menor de mortos até o momento, 45, o Nordeste tem 299 cidades afetadas, 200 mil desalojados e 114 mil desabrigados.

Mesmo assim, com um número 4 vezes maior de pessoas que precisam urgentemente de ajuda, só 3 helicópteros e 3 aviões atuam na região. E as doações não alcançam R$ 4 milhões. Só ontem, quase dois meses após o início das tempestades, o governo federal destinou verba ao Nordeste, por meio de medida provisória assinada pelo presidente em exercício José Alencar, que liberou R$ 880 milhões - incluindo ajuda às vítimas da seca no Sul. As cidades atingidas ainda esperam repasse de R$ 23 milhões desde as enchentes do ano passado, referente a empenhos do Orçamento de 2007. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

19/05/2009

Bahia investe em controle da dengue.

Na Bahia, onde o número de casos notificados da dengue teve um aumento de 189% em relação ao ano passado, com 49 mortes, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) investe na capacitação de profissionais para que a doença seja identificada logo no início. Segundo a superintendente de Vigilância e Proteção à Saúde, Lorene Pinto, todas as pessoas que morreram este ano vítimas da dengue procuraram alguma unidade médica para tratamento, mas muitos médicos e enfermeiros ainda não sabem qual encaminhamento dar a um paciente com os sintomas.
“Nosso maior investimento é na capacitação para que a doença seja identificada de forma mais oportuna e para que o manejo clínico seja mais adequado”, disse. A falta de preparo nas clínicas e hospitais também é verificada no relato de parentes e amigos de vítimas da dengue.

Governo do Estado realiza em junho conferência sobre aquicultura e pesca.

O governo do Estado realizará entre os dias 13 e 15 de junho a Conferência Estadual de Aqüicultura e Pesca. No evento, serão discutidos questões como a pesca artesanal e os direitos sociais dos pescadores; desafios da aqüicultura familiar e o incentivo ao associativismo e cooperativismo e políticas de apoio e acompanhamento ao desenvolvimento da cadeia produtiva.

R$ 850 milhões de empréstimo são para desenvolvimento e gestão, diz Wagner.

A Bahia vai receber US$ 409 milhões, aproximadamente R$ 850 milhões, com o empréstimo aprovado, na semana passada, pelo Senado. O assunto é um dos destaques do programa radiofônico Conversa com o Governador desta semana. Jaques Wagner diz que o dinheiro, que chega para ajudar no equilíbrio fiscal, vai também alavancar o desenvolvimento do estado.
O programa vai ao ar hoje e também aborda a realização de um evento internacional na área da Segurança Pública, o Projeto Nordeste do Banco do Brasil, investimentos em habitação e crédito para o servidor público, inauguração de obras e serviços no interior do estado e a visita do presidente Lula à Bahia na próxima semana.
“Eu espero que essa semana a Assembléia Legislativa aprove o projeto de lei para o empréstimo de R$ 375 milhões no Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para diminuir as dificuldades trazidas pela crise”, anuncia.
O Conversa com o Governador é produzido semanalmente pela Assessoria Geral de Comunicação do Governo da Bahia (Agecom) e disponibilizado na página http://www.comunicacao.ba.gov.br/conversa e no telefone gratuito 0800-071-7328, além de ser reproduzido pela Educadora FM 107,5 e vários veículos de comunicação da capital e do interior.

Brasil Foods será a maior processadora de frango do mundo.

A união entre Sadia e Perdigão dá origem à maior processadora de carne de frango do mundo em faturamento. A nova empresa nasce com uma receita líquida anual aproximada de US$ 9,5 bilhões (considerando os dados reportados em 2008), acima do faturamento da líder mundial no segmento de aves, a norte-americana Pilgrim’s Pride, que obteve faturamento de US$ 8,3 bilhões no ano passado. A nova companhia também consolida posição como a quinta maior exportadora do País, ameaçando a posição da quarta colocada, a multinacional Bunge. No varejo brasileiro, a gigante nasce líder absoluta no segmento de congelados, industrializados de carne e margarinas. Informações da Agência Estado.

Central (BA): TCU condena ex-prefeito e ex-tesoureira a devolver R$ 107 mil ao município.

O Tribunal de Contas da União (TCU) condenou o ex-prefeito e a ex-tesoureira de Central, Osmar Rodrigues Torres e Gilda Castro Dourado, ao pagamento de R$ 107.019,24, valor atualizado, por não comprovarem a aplicação de recursos transferidos pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). O dinheiro deveria ser aplicado na implantação de um sistema de abastecimento de água na localidade de Morro de Lúcios, porém a obra foi executada com verba do município. O ex-prefeito e a ex-tesoureira foram multados em R$ 5 mil. O TCU autorizou a cobrança judicial das dívidas e encaminhou cópias da documentação ao Ministério Público Estadual. Cabe recurso da decisão.

18/05/2009

LEITORES PREFEREM JORNAL A INTERNET,DIZ ESTUDO.

Quando se tira a variável preço, igualando os jornais impressos ao acesso livre de noticiário na internet, a preferência pela leitura recai no formato papel. E isso vale até mesmo para as faixas etárias mais jovens. Seria como se, em uma situação hipotética, numa sala de espera houvesse disponível jornais e uma tela de computador com noticiário. Cerca de 60% das pessoas entre 16 e 29 anos escolheriam se informar pelo jornal. Já no caso dos que têm entre 50 e 64 anos, esse índice pularia para 73% do universo pesquisado.
O estudo feito pela consultoria PricewaterhouseCoopers em parceria com a Associação Mundial de Jornais indica que os jornais impressos têm futuro a longo prazo. "A pesquisa é positiva especialmente no momento em que tanto se fala da forte retração de vendas e queda de receita publicitária no mercado americano e, por tabela, do enfraquecimento do negócio dos jornais", avalia Ricardo Pedreira, diretor executivo da Associação Nacional de Jornais (ANJ). Realizada em sete países com população de alto poder aquisitivo e consumidores de jornais em escala, o levantamento entrevistou 4.900 pessoas.
Os entrevistados foram leitores, editores, anunciantes e também profissionais de comunicação dos EUA, Reino Unido, Canadá, França, Alemanha, Holanda e Suíça. "Sabemos que o modelo de negócio vai mudar. Não há fórmula sugerida no trabalho encomendado pela WAN, mas há uma luz ao indicar o valor que se dá ao meio jornal e depois, como já percebem algumas empresas, prevê-se que o modelo de negócio rentável vai combinar jornais impressos , que não desaparecerão, com versões online." As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

EM VISITA A CHINA LULA MIRA BIOCOMBUSTIVÉIS.

PEQUIM (Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva colocará foco nos combustíveis renováveis durante sua viagem a Pequim nesta semana, na esperança de aliar-se à China no desenvolvimento de biocombustíveis, informou a revista Caijing.
Lula chegou a Pequim na segunda-feira para uma visita de três dias ao país.
"Nós vamos focar nos combustíveis renováveis, especialmente o etanol e o biodiesel", disse Lula à Caijing em uma entrevista na sexta-feira, quando questionado sobre suas prioridades nesta primeira visita. Os dois países em desenvolvimento já possuem fortes laços.
"O que nós queremos é que países como a China estabeleçam parcerias com o Brasil e a África, para nós produzirmos biocombustíveis e gerarmos mais empregos e renda", afirmou Lula em uma reportagem publicada no website da revista (www.caijing.com.cn).
O Brasil tem promovido sua tecnologia do etanol na China, usando cana-de-açúcar como matéria-prima. Mas, dada a escassez de açúcar no próprio país, a China não está considerando usar etanol à base de cana.
O Brasil também tem proposto exportar o combustível para a China, mas enfrenta fortes tarifas de importação e impostos sobre o consumo.
"Se você não tem terra para produzir mas precisa da energia, você pode financiar outros países que possam produzir para satisfazer as necessidades do seu mercado", disse Lula à Caijing.
O Brasil é o único país no mundo onde cerca de 90 por cento de todos os automóveis são os chamados "flex-fuel" -- andam movidos a gasolina, a etanol ou a uma mistura de ambos.
Lula disse ainda que é possível que "outros acordos entre o Banco de Desenvolvimento da China e a Petrobras" serão assinados durante sua visita, de acordo com a matéria da Caijing. A revista não deu detalhes.
O Banco de Desenvolvimento da China assinou um acordo em fevereiro para conceder uma linha de crédito de 10 bilhões de dólares à estatal brasileira, em troca da concessão de 100 mil a 160 mil barris por dia de petróleo à estatal China Petroleum Corp e à Sinopec.
(Reportagem de Eadie Chen e Chen Aizhu)

13/05/2009

ERASMO DETERRA É DA NOSSA TERRA.


Nasceu em 26/10/1966, no povoado de Desterro, município de Gentio do Ouro, Estado da Bahia. Dos 19 aos 20 anos conviveu com monges na Sociedade Budista do Brasil, alto de Santa Tereza, Rio de Janeiro. Depois de residir durante um ano na Sociedade Budista do Brasil, Erasmo Deterra viajou para São Paulo. Ao chegar a São Paulo no ano de 1987, ingressou-se na Associação Paulista de Tai Chi Chuan, onde conheceu sifu (mestre) Lo Siu Chung, responsável por sua introdução ao estilo Wing Chun Kuen. Chegou a treinar Kung Fu Shaolin do Sul, com o professor Valdir do Gato, da Academia Chuan Fa; participou de cursos sobre massagem chinesa com o professor Juracy Campos Cançado, recebeu aulas de balé, ministrou aulas do estilo Wing Chun em vários bairros paulistas como: Tatuapé, Belenzinho, Vila Maria Alta e Vila Maria Baixa. Profissional liberal desde 1993 (época em que retornou à Bahia, sua terra natal), É discípulo do mestre Lo Siu Chung desde 1987. Fundou em sua cidade a Escola Tradicional de Arte Marcial Chinesa. É o representante da Família Lo de Wing Chun Kung Fu no Estado da Bahia. atua nas áreas de massagem chinesa e arte marcial tradicional chinesa (Wing Chun da Família Lo). Mantém um jornal (Página Revista) de propriedade da Escola Tradicional de Arte Marcial Chinesa, entidade vinculada à Família Lo de Wing Chun Kung Fu.

Os primeiros relatos:
SUN TZU, o primeiro estrategista da China resumiu opensamento marcial chinês, amais de 2.500 anos, com o seguinte dito: “A habilidadesuprema dentro das artes marciais não consiste em obter uma centena de vitórias numa centena de batalhas, mas sim em dominar o inimigo sem combater”. De forma mitológica ou não, a arte marcial (wushu) já existia na China a milhares de anosantes.
Foi travada uma grande guerra (no período dos Soberanos Míticos - 4000 a 2000 a.C.) entre o Deus da Violência, Chi You, e o Imperador Amarelo, Huang Ti. Depois de várias batalhas sem vencedor, Huang Ti (imperador amarelo) se retirou em meditação. Depois de três dias e três noites o Imperador Amarelo recebeu a visita de Xuan Nu (mulher de negro), uma fada com cabeça de mulher e corpo de pássaro. A fada se apresentou: sou a Dama de Negro, qual é o seu desejo? Huang Ti respondeu que gostaria de vencer todas as batalhas. Xuan Nu mostrou ao imperador todos os segredos da arte marcial, tais conhecimentos foram propícios para que o Imperador Amarelo compreendesse a natureza do wushu - arte de combater – e assim, derrotar o Deus da Violência.

Atualmente Erasmo Deterra reside em Xiquexique, aonde vem trabalhando pela proliferação da Família Lo de Wing Chun Kung Fu. Ver site: http://www.deterrawingchun.com/. Deterra é membro oficial da Família Lo de Wing Chun Kung Fu desde o ano de 1996, nove anos após ter sido iniciado na arte do Wing Chun sob a supervisão do mestre Lo Siu Chung. Erasmo Deterra estuda e pesquisa a cultura chinesa (arte marcial, medicina e língua chinesa *mandarim e cantonense).

::Aulas
As aulas acontecem três vezes por semana (Segundas, Quartas e Sextas, das 19hs. às 20hs.), podendo ocorrer todos os dias, caso haja uma nova turma.
As lições podem ser tanto em grupo quanto particular, a depender do interesse do aluno. Para aulas particulares é cobrada uma taxa extra.

::Localização do Wai Man Mou Gun
Rua 13 de Junho, 601 - bairro Polivalente, Xiquexique/Bahia. Informações: (74) 8801-9242.

Depoimentos:

*"Quanto ao si fu Deterra, sempre digo que é o ‘cara’ mais bem moldado que já conheci. Não sei se foi o Kung Fu que o fez assim, mas o chamo de mestre, pois é uma pessoa polida, conhecedora e, desde que o conheço só tem procurado elevar-me ao desenvolvimento".
-Luis Carlos Ferreira de Carvalho

*"Conversando com um amigo meu, fiquei sabendo que em minha cidade havia um professor de Wing Chun Kung Fu. Imediatamente matriculei-me e fiz minha primeira aula.
Sou aluna do si fu Erasmo Deterra, discípulo do mestre (si gung) Lo Siu Chung. Logo ‘de cara’ fiquei fascinada com a sutileza, e ao mesmo tempo firmeza das técnicas do Wing Chun Kung Fu, tão entusiasmada que passei de admiradora a praticante assídua. Estou tão maravilhada e ciente do que quero que, pretendo, em breve, reforçar minhas aulas com lições particulares a fim de desenvolver-me mais rápido na fascinante arte do Wing Chun Kuen".
-Aliana Carvalho da Cruz

* "Conheci o si fu Erasmo Deterra em meados da década de 90, e logo na nossa primeira conversa senti que estava diante de um praticante autêntico do Wing Chun Kung Fu; esta foi a primeira vez que tive contato com o legítimo kung fu. Até então, tudo o que eu sabia a respeito da arte foi advindo de livros, revistas e filmes. Após uma demonstração do estilo fiquei totalmente envolvido e encantado com a técnica que decidi iniciar-me nas aulas imediatamente. Ensinamentos esses que carrego comigo – seja na prática das técnicas, seja utilizando seus princípios no quotidiano – por onde quer que eu vá.
Devo muito ao meu si fu por ter compartilhado comigo seus conhecimentos, sua experiência de vida. Por trazer até nós, seus alunos, todas as qualidades boas adquiridas com a vivência na arte do Wing Chun Kuen.
Meus sinceros agradecimentos ao sigung Lo Siu Chung, e ao si fu Erasmo Deterra pela dedicação e empenho constantes aos seus alunos".
-Antonio Cícero Bezerra de Souza .

* "Os meus primeiros contatos com o Wing Chun aconteceram no início da minha adolescência, através de um amigo meu que comentou sobre o trabalho exercido pelo si fu Erasmo Deterra. Ao saber da existência de um professor de Kung Fu em minha cidade, enchi-me de felicidade. De imediato tratei de ir conhecer o trabalho do professor e, para aumentar ainda mais a minha euforia – depois de falar das minhas dificuldades em pagar as aulas -, recebi daquele que hoje é meu si fu (mestre) uma bolsa de Wing Chun. Logo nas primeiras aulas identifiquei-me com as lições ali ensinadas. Era aquilo que eu realmente queria.
Hoje, depois de alguns anos de prática, percebo o quanto é essencial o ensino de uma arte marcial de modo tradicional; e mais ainda da maneira como o si fu Erasmo Deterra transmite a arte, prezando sempre pela conservação da família Kung Fu. São lições que me permitem enxergar no Wing Chun muito além de socos e chutes.Aprender Wing Chun é reaprender a viver, é aprender a buscar o equilíbrio na vida, o respeito pela família, pelo próximo; Wing Chun é muito mais que um sistema marcial, é um exercício de manutenção da saúde. É um exercício para se aprender a fazer as coisas sem rodeios, sem ter que dar voltas".
-Rogério Martins de Carvalho

Só pra lêmbrar Erasmo Deterra ficou instalado um bom periodo na Rua 24 de Outubro e um dos seus alunos foram Júnior filho de Maneca que concerta sofá,Neilson cabelereiro e Rômulo que é filho de Salvador Teixeira,novembro de 1997: Circula a edição n° 5 do mini-jornal Cochicho, de responsabilidade de Erasmo Deterra, contendo 4 páginas;
Parabéns pela iniciativa do JORNAL PAGINA REVISTA,acessem http://www.paginarevista.com/

:: Contatos com Erasmo Deterra: Rua 13 de Junho, 601, Polivalente/Xiquexique, Bahia. Celular: (74) 8801-9242 e-mails: erasmodeterra@hotmail.com ou deterrawingchun@gmail.com.

CASSIMIRO MACHADO NETO É HOMENAGEADO PELA UNEB EM XIQUE-XIQUE.

O Departamento de Ciências Humanas e Tecnológicas – DCHT, XXIV, da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, situado em Xiquexique, entre tantos órgãos internos, pequenos e fundamentais, em sua estrutura funcional, possui um Laboratório de Informática que é a Biblioteca Setorial. O Conselho Departamental, seguindo instrução do Campus Central, convocou reunião do corpo docente para escolher nomes de duas pessoas que preenchessem os requisitos quanto a serviços prestados à comunidade escolar e sua identificação com o Campus local da UNEB e colocar seus nomes nestes dois órgãos da estrutura funcional do Campus. Assim, o Conselho Departamental do Campus Professor Gedival Sousa Andrade, da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, em Xiquexique, se reuniu em sessão ordinária, no último dia 27 de abril e decidiu, por maioria absoluta de votos, escolher os nomes de pessoas que fossem dignas de serem homenageadas designando o Laboratório de Informática e a Biblioteca Setorial.
Apurados os votos, os nomes escolhidos foram: para o Laboratório de Informática o nome do professor Henrique Freitas; para a Biblioteca Setorial o nome do professor Cassimiro Machado Neto. A partir deste momento, então, a Biblioteca Setorial do Campus da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, em Xiquexique e, chama-se ‘Biblioteca Professor Cassimiro Machado Neto’.
No dia 28 de abril de 2009, através do ofício de nº 032, o professor João Silva Rocha Filho, diretor do Campus Professor Gedival Sousa Andrade, comunicou ao professor Cassimiro Machado Neto a importante e significativa decisão do Conselho Departamental.

O CURTA METRAGEM PATUA DO IRECEENSE SANDOVAL DOURADO SERA EXIBIDO NA HOLANDA.

O curta metragem Patuá, do diretor Sandoval Dourado, será exibido em junho no Festival Câmera Mundo, na Europa Para representar o “Patuá” na Holanda, Sandoval Dourado viajará para a Europa com o apoio da prefeitura de Irecê, junto com o ator Sólon Barretto que fez o papel do pescador “Tonho” no filme.No dia de sua exibição no ARRAIAL CINE FEST na cidade de Porto Seguro foi muito elogiado, recebendo o convite de uma escritora equatoriana para que fosse exibido num evento cultural em seu país. Para completar a alegria de toda a equipe do “Patuá”, Sandoval foi informado que o filme foi selecionado pelo “Câmera Mundo – Independent Film Festival 2009” e será exibido na cidade de Rotterdam, na Holanda, em junho deste ano.A coordenadora do festival, Ana Lúcia Nishio, informou que a curadoria apreciou bastante o filme, ainda mais sendo de estréia, e que além da exibição no festival, os representantes participarão de uma mesa redonda com perguntas e respostas.O Câmera Mundo é um festival de filmes anual organizado pela Fundação Caramundo que se dedica a exibir internacionalmente produções audiovisuais independentes e de baixo orçamento. Este ano acontecerá entre os dias 26 e 28 de junho, em Rotterdam, na Holanda.

Mais noticias em IRECÊ...
O GAPA/BAHIA - Grupo de Apoio à Prevenção à AIDS se apresenta em Irecê, na terça-feira (12 de maio). Este grupo se constitui em uma entidade da sociedade civil, sem fins lucrativos, que tem como objetivo promover estratégias educativas para a prevenção da AIDS, lutar contra a discriminação e condutas lesivas aos direitos humanos das pessoas com HIV/AIDS e seus familiares. Implantado há seis anos, o Núcleo de Teatro do Gapa abriga as ações cênicas desenvolvidas pela instituição e atua desde 2003 como gerenciador e promotor do Projeto Plataforma Solidariedade, financiado pela PETROBRAS, através do Programa DESENVOLVIMENTO E CIDADANIA do Governo Federal. O espetáculo teatral “A GENTE JÁ DISSE TUDO”, dirigido a um público-alvo de adolescentes e adultos de escolas, instituições e organizações comunitárias tem seu elenco composto por vinte e quatro jovens atores-multiplicadores e tem uma duração média de 40 minutos, comportando em seu formato espaço para um debate, quando, ao final da peça, os atores conduzem a platéia à discussão das questões apresentadas no espetáculo.

HISTÓRIA DO ESTÁDIO DR.HÉLCIO BESSA.

Antes do Estádio, nos idos de 1955 a 1967, as equipes de futebol existentes em Xique-Xique, como: Esporte Clube Bahia, de Leopoldo; Ginásio Futebol Clube, de Dr. Hélcio, Operário Futebol Clube, de Waldir de Casé; Atlético Futebol Clube, de Doro Santana; Esporte Clube Flamengo, de João Pacheco; Esporte Clube Xique-Xique(Caveira) de Manoelzinho Bigorra, jogavam e disputavam amistosos e, esporadicamente, campeonatos e torneios em campos abertos, como: Campo do Bahia, Campo da Ponta da Ilha, Campo do Flamengo e campo do Xique-Xique(Caveira).Futebol em Xique-Xique, tornou-se uma grande atração, visto que, não havia outras opções de lazer, a cada final de semana, muita gente ia assistir aos jogos em volta dos campos.

Nascia então à necessidade de terminar as obras do Estádio, que há anos estavam paralisadas. Dr. Hélcio Bessa, então diretor do Colégio Municipal Senhor do Bonfim, como desportista e dono de um time de futebol, e também aproveitando as circunstâncias de ser o único médico da cidade, tomou a iniciativa de concluir as obras do tão sonhado Estádio, e perseguindo o objetivo, realizou eventos para a aquisição de materiais de construção, como: bingos, sorteios, rifas, recebia doações, e em regime de mutirão, as equipes cediam, gratuitamente, profissionais dos seus planteis, como pedreiros, marceneiros, auxiliares de serviços gerais e a prefeitura cedia os metres-de-obras(João Araújo e Getúlio Cunha) e também, parte de materiais de construção, como: cal e tijolos cerâmicos...... Em, mais ou menos, 1 ano e meio, (por volta de 1963) estava então, concluída a primeira etapa do Estádio, a murada com 2 metros de altura, cerca de arame em volta do campo, Traves de "madeira trabalhada" (antes era de carnaúba), portões, entre outras intervenções estruturais.

Texto do Rádialista e chefe do Terminal Pesqueiro de Xique-Xique Ba,JORGE MEIRA.

12/05/2009

TILÁPIA TAILANDESA FORAM ENVIADAS PARA O CENTRO DE AQUICULTURA E RECURSOS PESQUEIROS DE XIQUE-XIQUE-BA.

O Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Alagoas (CERAQUA/SF) da 5ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) exportou nesta quarta-feira, 06, cerca de 200 mil alevinos de tilápia tailandesa para o Centro de Aquicultura e Recursos Pesqueiros de Xique-Xique (BA), mantida pela Codevasf no Estado da Bahia. O intercâmbio entre as unidades pretende atender a grande demanda do programa de Arranjos Produtivos Locais (APL) desenvolvido no âmbito da 2ª Superintendência Regional da empresa, com sede em Bom Jesus da Lapa (BA), e consolida o CERAQUA/SF como centro de referência no fomento à piscicultura brasileira.De acordo com Álvaro Albuquerque, engenheiro de pesca da Codevasf, a referência dada ao CERAQUA/SF nas atividades de aquicultura e recursos pesqueiros resultam do trabalho científico e tecnológico de melhoramento genético das espécies desenvolvidos na unidade. “O trabalho desenvolvido aqui apresenta resultados que já são reconhecidos, tendo como resultado um maior rendimento de filé, aumento na resistência a doenças e melhor conversão alimentar, esta última possibilitando que haja um maior crescimento dos peixes com um menor consumo de ração, o que melhora a rentabilidade econômica do produtor”, explicou. Ele ainda detalhou que o pedido por alevinos da espécie tilápia tailandesa feito pela estação de piscicultura baiana se deve a consolidação no mercado deste, ainda em fase de expansão.O transporte dos alevinos foi realizado utilizando um caminhão especial para o acondicionamento de peixes vivos, equipado com três caixas isotérmicas de 800 litros, que possuem fluxo contínuo de oxigênio. A viagem teve duração de 24 horas e percorreu cerca de 1.012 KM entre os municípios de Porto Real do Colégio (AL) e Xique-Xique (BA).Para o engenheiro de pesca Charles Fabian, chefe do Centro de Aquicultura e Recursos Pesqueiros de Xique-Xique (BA), a cooperação entre as unidades da Codevasf fortalecem os produtos e a piscicultura brasileira. “Como nossa estação está iniciando suas atividades, tivemos uma demanda maior por alevinos que a capacidade de produção. Assim, recorremos ao CERAQUA/SF para somarmos os trabalhos desenvolvidos em Alagoas e na Bahia em prol dos produtores”, comemorou. Fabian ainda destacou os benefícios no intercâmbio de alevinos, a exemplo da formação de reprodutores oriundos de outras regiões, que evita a consanguinidade. Outro benefício seria a uniformidade dos procedimentos e nivelamento técnico entre especialistas da Codevasf.

09/05/2009

A SAGA DE UM CRAQUE XIQUE-XIQUENSE CHAMADO PINHEIRINHO.



O craque Pinheirinho (nesta foto é o primeiro agachado segurando a bola) foi descoberto para o futebol por um camioneiro chamado Zezinho um micro-empresário que abastecia a cidade com a venda de combustivél na época querozeni,bujão,gazolina e derivados ficou sabendo por populares que na cidade de Xique-Xique tinha um craque de bola e foi ver Pinheirinho jogar pela seleção Xique-Xiquense e não deu outra foi levado para Feira de Santana depois de ótimas atuações não se intimidou e o garoto de 15 anos pretes a fazer 16 foi logo aprovado no teste e foi logo contratado. Uma certa feita o Fluminense de Feira tinha ido até Xiquexique para um amistoso contra a seleção local,seu pai o senhor Júlio era conhecido na cidade por seus "destemperos" e foi ver o filho jogar,no campo Pinheirinho foi "cassado" por seus adversários toda vês que o craque pegava na bola era uma pancada,então vendo o filho apanhar tando seu Júlio ficou revoltado sacou uma arma ameaçou os jogadores e o tirou de campo levando o mesmo pra sua casa.

No ano de 1968 com mais alguns reforços vindos do Flamengo e com Freitas no comando do ataque um verdadeiro timaço que encantou os baianos por onde se apresentava, o Estádio Jóia da Princesa sempre com casa cheia com medias de 9.000 pessoas por jogo a capacidade era de 10.000 nesta época: Ubirajara; Ubaldo, Sapatão, Mario Braga e Nico; Merrinho, Delorme e Robertinho; João Daniel, Freitas e Marco Chinês a equipe sobrou neste ano, só o ataque marcou 61 gols, foram 20 vitórias em 32 jogos e apenas 03 derrotas, o título veio de forma antecipada com uma vitória sobre o Vitória por 1 a 0 com gol de Freitas aos 27º do segundo tempo o Touro do Sertão levantou a taça de campeão baiano de 1969 o vice ficou com o Galicia no troco do tricolor da Princesa do Sertão, aquela tarde de 05/10/1969 entrou para a história do futebol baiano.A equipe do interior era a única equipe sem ser Bahia ou Vitória a ganhar o torneio principal do futebol da Bahia, do elenco Ubirajara, Sapatão, Merrinho, João Daniel e Mario Braga vieram do Flamengo, Freitas que fora revelado pelo rival da cidade o Bahia de Feira foi o artilheiro da equipe e da competição com 22 gols ao lado de Tanajura do Jequié,não adiantava o homem de preto querer melar, jogávamos o fino da bola e muitas vezes a torcida de Bahia e Vitória nos aplaudiam ai não tinha como meter a mão.” “Tanto que depois do campeonato alguns jogadores do nosso time foram para o Bahia como João Daniel,Pinheirinho,Delorme e Mario Braga disse Ubaldo.

As atuações de Pinheirinho lhe renderam uma proposta do Flamengo que chegou a oferecer 4 jogadores e mais 120.000,00 cruzeiros mas o Touro do Sertão só o liberaria pelos 4 jogadores mais 150.000,00 cruzeiros e a negociação não foi concretizada,depois da frustração em não se transferir para o clube da Gávea Pinheirinho foi para o Rio de Janeiro com Zézinho fazer um teste no BOTAFOGO de Zagallo sem que a diretoria do Fluminense de Feira soubesse,o craque entrou no 2º tempo e fez uma partidassa chamando a atenção do velho Lobo.Pinheirinho então e seu empresário Zézinho retornou pra Feira de Santana e quando chegou pra treinar foi logo indagado onde o mesmo se encontrava ja que tinha "sumido"por 4 dias,o jogador disse que tinha ido visitar seus pais o que foi logo desmentido pelos "cartolas" do Flu mostrando ao mesmo os jornais que diziam que o BOTAFOGO de Zagallo estava concretizando o négocio com seu empresário.Pinheirinho então ficou na equipe.

O senhor JOÃO FRANCISCO PINHEIRO, conhecido em todo o Estado da Bahia como PINHEIRINHO, nascido neste município em 06 de outubro de 1948, filho de Júlio Francisco Pinheiro e Elizabete Marcelino Pinheiro, e tendo como irmãos: Maria Francisca Pinheiro dos Santos; Eunice Pinheiro Cambuí; Edvaldo Francisco Pinheiro; Idalice Francisca Pinheiro; Doralice Francisca Pinheiro; Cleonice Francisca Pinheiro; Flor de Nice Francisca Pinheiro; Divina Francisca Pinheiro; Elizabete Macelina Filha. Pinheirinho foi à primeira pessoa filha de Xique-Xique, que na área do esporte, sobretudo, no futebol que honrou e dignificou o nome do nosso município em toda a Bahia e Brasil, como o 1º Jogador de Futebol Profissional, de início no Esporte Clube Fluminense de Feira de Santana, onde obteve destaque singular na agremiação, foi contratado para o maior Clube de Futebol do Norte/Nordeste que é o Esporte Clube Bahia, onde no ano de 1967, alcançou o título de Artilheiro do Campeonato Baiano, servindo também de vitrine para os jovens deste e de todos os municípios da nossa região.De volta para Xique Xique, dedicou se a vida de comerciante com seu irmão Edvaldo Pinheiro, e montou um supermercado de nome “IRMÃOS PINHEIRO”,que devido a popularidade de Pinheirinho e visão de negócios do irmão Edvaldo,teve grande êxito por um período.Logo , Casou se com a bela Iari Mendes da Silva, onde teve 2 filhos ,Daniela da Silva Pinheiro e Mauricio da Silva Pinheiro .Os negócios no interior do estado não iam lá muito bem. Mudou se então para Capital Mineira, onde continuou sua vida de comerciante. Em crise no casamento, separou se de sua esposa. E ainda em Belo Horizonte, a “terra do botequim”, a vida não podia ser diferente do interior da Bahia com presença marcante nas rodas de viola ,mulheres e botecos .Anos mais tarde,casou se novamente,onde teve quatro filhos.

O craque Pinheirinho, também atuou no esporte em Xique-Xique como treinador da Seleção de Xique-Xique, presidente de Clubes e dirigente da Liga Xiquexiquense de Futebol. Um homem sensato, amigo, humilde, de postura firme nas suas realizações.

"Aproveitou cada segundo da vida intensamente, sem jamais se preocupar com o amanhã. Foi a mão amiga, o sorriso que acolhe e o abraço que apoia. Teve seus altos e baixos mais jamais deixou de ser ele mesmo”Josefa Francisca Pinheiro (Prima,amiga e admiradora).Pouco mais de seis décadas de vida, bem vividas talvez, de inconstância e marcado por grandes triunfos e tragédias. Uma verdadeira montanha russa de altos e baixos com fortes emoções, em momento algum ele deixou de ser “o irmão camarada”,e o bom contador de causos e histórias o sorriso singelo,voz rouca e presença confirmada nas rodas de violão dos botequins da vida deixando a boa recordação por onde passou.E como todo Carnaval tem seu fim. Em Fevereiro de 2008,o dia acordou cinzento,os botequins já não tinham aquele velho personagem . “As cortinas se fecham e o artista volta para o lado do pai celestial”,morria João Francisco Pinheiro.

-Alguns dados envolvendo Pinheirinho:
* Campeonato Baiano de 1966 data 8/3/1967 Fluminense 1 x 0 Bahia gols: Pinheiro

* Jogadores revelados pelo Fluminense para o Futebol Brasileiro Alex Alves, Augusto, Edinho Jacaré, Edmilson, Fábio Baiano, Hugo, Jorginho, Júnior Baiano, Júnior Mossoró, Onça, Neinha, Pinheirinho, Sapatão, Ubaldo, entre outros.

* Amistosos jogos oficiais contra o Flamengo:

C.R. Flamengo 2 x 1 Fluminense (Feira de Santana - BA) Amistoso 04/04/1967 C.R. Flamengo 2 x 2 Fluminense (Feira de Santana - BA) Amistoso 14/01/1968 C.R. Flamengo 2 x 0 Fluminense (Feira de Santana - BA) Amistoso 13/02/1969
Década de 70
C.R. Flamengo 2 x 0 Fluminense (Feira de Santana - BA) Amistoso 03/04/1974 C.R. Flamengo 6 x 0 Fluminense (Feira de Santana - BA) Campeonato Brasileiro 26/10/1977 C.R. Flamengo 2 x 0 Fluminense (Feira de Santana - BA) Amistoso 02/02/1979

* Torneio João Durval Carneiro ( Taça Cidade de Feira de Santana ) 1967
Participantes clubes:
Associação Despotiva Bahia de Feira ( Feira de Santana-BA )
Esporte Clube Vitória ( Salvador-BA )
Fluminense de Feira Futebol Clube ( Feira de Santana-BA)
Sport Club do Recife ( Recife-PE)

1ª rodada ( 03/09/1967)
Bahia de Feira 1 x 0 Vitória
gol: Maromba
Fluminense 0 x 0 Sport
2ª rodada ( 07/09/1967)
Vitória 1 x 0 Fluminense
gol: Ronaldo
Bahia de Feira 3 x 0 Sport
gols: Maromba, Freitas e Baixa[contra]
3ª rodada (10/09/1967)
Fluminense 1 x 1 Sport
gols: Pinheirinho (Flu); Cici (Sport)
Bahia de Feira 1 x 0 Vitória
gol: Robertinho
Campeão: Associação Desportiva Bahia de Feira

*Câmara de Vereadores de Xique-Xique, através do Vereador Nino Meira, aprovou 2 Projetos homenageando o mesmo que foram:- Projeto de Lei que denomina de Pinheirinho o Ginásio de Esportes de Xique-Xique e - Projeto de Decreto Legislativo que institui Medalha Pinheirinho.
(é uma honraria da Câmara Municipal de Xique-Xique dedicada ao desportista, de qualquer modalidade, em reconhecimento aos relevantes préstimos à comunidade Xiquexiquense, em especial aos que se destacaram na área do esporte).

-Fontes:FLUMINENSE DE FEIRA DE SANTANA E ESPORTE CLUBE BAHIA.
-Colaboração:JORGE PINHEIRO MEIRA E TODA SUA EQUIPE DO PROGRAMA ESPAÇO ABERTO DA FM XIQUE-XIQUE,JORNALISTA XIQUE-XIQUENSE E SOBRINHA DE PINHEIRINHO POLY PINHEIRO.
-Depoimentos e Colaboração:ARNALDO NUNES DE BRITO (ARNALDO DO SAAE MEU PAI) E ADRIANO PEREIRA DE BRITO,PROPRIETÁRIO DO BLOG XIQUESAMPA & BRITO NEWS.

07/05/2009

XIQUE-XIQUENSE CELITO REGMENDES DA PALESTRA NA 1º CONFERÊNCIA MUNICIPAL EM UIBAÍ DE PROMOÇÃO DE IGUALDADE RACIAL.


"Uibaí nasceu africanizado", com essa frase comecei minha palestra na 1º Conferência Municipal de Promoção de Igualdade Racial realizada no dia 30 de abril no Clube Canabrava, conferência essa q teve como principal objetivo avaliar o q foi proposto pela conferencia estadual promovida pela SEPROMIR( SECRETARIA ESTADUAL DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL) anos atrás e também levantar novas propostas tanto no âmbito municipal quanto no estadual visando basicamente a melhoria das condições de vida das comunidades negras, em especial as quilombolas, assim como as indígenas.

Disse tal frase com propriedade já que o fundador de Uibaí Venceslau Pereira Machado era filho de Maria "Semente", uma africana (ou filha) q o teve com o suposto português José Pereira Machado possível fundador do povoado de São Josè do Torneado, povoado da aurífera "serra do assururá" que pertence atualmenete quase toda ao municipio de Gentio do Ouro-Bahia. A esposa de Venceslau, Francisca Ritta da Rocha era descendente da "Nêga do Capão", personagem ainda misteriosa na nossa história - acredito que fora uma escrava que teve filhos com o antigo sargento-mór Angelo Custódio da Rocha Medrado,poderoso da elite de Xique-Xique no final do século XVIII, por sinal pai também do todo poderoso e emblemático coronel Ernesto Augusto da Rocha Medrado, ultra latifundiário e político que fez história nos vales do Rio Verde e São Francisco no século XIX.A Nega do Capão ( não sabemos ao certo qual seu nome) deixou descendentes que mais tarde se misturaram ás familias tradicionais do assuruá e beirada do São Francisco entre elas os CUnha e Silva, Pereira de Carvalho, Alves de Almeida, Alves Bessa, os Rochas e os Bastos, entre outras coisas, os descendentes do "capão" (fazenda situada entre o S. José e a Gameleira do Assuruá) chamavam a atenção por terem vozes possantes ( vários descedentes hoje são cantores , locutores e artistas de renome na região de Irecê), pela inteligência e pela ambição em ascenderem economicamente.

Além disso , no inventário de Venceslau Machado feito em fevereiro de 1850 em Xique-Xique, consta q ele possuía três escravos:Maria "Africana" 26 anos; Antonio "crioulo" 12 anos e Manoela "Cabra" ainda bebê. Tudo isso demonstra q Uibaì nasceu africanizado e assim continuou a despeito da maioria da sua população ser mestiça até o começo do século XX e valorizar bem mais os traços fisionômicos e os valores da cultura européia.A maioria das pessoas q estiveram na Conferência (mais de 200) eram descendentes de familias negras que vieram para Uibaì no decorrer do século XX sobretudo nos períodos de pico dos ciclos econômicos locais, esses tiveram inicio no ciclo da "maniçoba"(1904-1914) passando pelo do "algodão/banha de toicin"( 1915- anos 30) e pelo ciclo do "feijão de arranca/milho/mamona/cana" (a partir dos anos 40). Essas pessoas pessoas se fixaram em diversos pontos do nosso municipio, hoje duas comunidades estão reconhecidas oficialmente como QUILOMBOLAS, uma do povoado de Lagoinha e eoutra no povoado de Caldeirão.

As "comunidades quilombolas" aos poucos vão se inteirando de sua história, direitos, importancia e começam também reivindicar aquilo que pensam ser melhor e prioritário em suas comunidades. O prefeito Pedro Rocha que abriu a conferência "destacou a dívida que temos com o histórico de exploração sobre os negros e indígenas no brasil e aqui" e assegurou que dará todo apoio ao desenvolvimento de todas as comunidades que ainda vivem sob o signo da pobreza e do preconceito, entre essas, as quilombolas.Além de mim, Flávio Dantas, uibaiense, historiador pela UEFS e professor nos principais colégios de irecê e Uibaí, Claúdio Rodrigues, da Barra, pedagogo, e professor em Lapão e São Gabriel fizeram parte da "mesa redonda" que discutiu entre outras coisas, cotas, raça e classe, movimento popular, enfim se procurou ao máximo enfatizar que negros e demais oprimidos necessitam prezarem pela auto-estima e se organizarem politico e socialmente para que suas reivindicações sejam concretizadas.A Conferência foi um sucesso, a grande maioria dos presentes jamais haviam participado de um evento desse tipo, entre eles velhos como o septuagenário Edésio Bastos quilombola do Caldeirão que ficou o dia todo presente aos debates e apresentaçoes culturais como capoeira, teatro e música. Foi boa também a participação de jovens rurais e da sede, iniciando em suas vidas experiências grupais onde o senso de coletividade, solidariedade e acima de tudo de igualdade, de fato, acontceu. Que o exemplo sirva como agente multiplicador das ideias e vivencias ali compartilhadas e trabalhadas.
TEXTO ORIGINAL PUBLICADO POR:
Celito Regmendes, geografo, pesquisador da história local e regional e genealogista , 07 de maio 2009.

Um pouco de Uibaí
Fundação: 1961 Altitude: 582m População: 13.751 habitantes em 2004,área Total: 518,5km² Densidade Demográfica: 25,45hab/km²CEP: 44950-000 site www.uibai.ba.gov.br

01/05/2009

DIL MARCOU ÉPOCA NO BAHIA DOS ANOS 70 E 80.


O Médio-volante DIL (3º agachado da esquerda para direita)com passagem marcante pelo futebol baiano nos anos 70 e 80, Edvaldo Nogueira da Silva, o Dil, nasceu em Poções (BA) em 28 de janeiro de 1957. Começou a carreira em 1975 no Bahia, pelo qual conquistou o título estadual em cinco oportunidades. Defendeu também Atlético de Alagoinhas, Fortaleza, Asa de Arapiraca, Fluminense de Feira de Santana, Catuense, Botafogo de Salvador e Serrano de Vitória da Conquista, onde pendurou as chuteiras e iniciou a carreira de treinador, inicialmente como auxiliar de Polozzi. Atualmente, reside em Xique-Xique, distante 570 quilômetros de Salvador, onde presidiu a Liga Xique-Xiquense de Desportos, que atua apenas com esportes ditos amadores e também descobridor de novos talentos para o futebol brasileiro. Casado, tem dois filhos.Sua maior recordação no futebol está ligada ao Bahia de 1978, que terminou o Campeonato Brasileiro em sétimo lugar conheceu bem os atalhos do Maracanã e atuou também no masters do Bahia. “Era titular daquele time de 1978 que marcou época em nosso Estado. Só não chegamos mais longe porque realmente era quase impossível vencer times como Guarani, Palmeiras, Internacional e Vasco”.

Alguns dados:Em 1977, o Bahia manteve a mesma base da conquista do tetra. Mais entrosado, o time fez uma campanha ainda melhor. Perdeu apenas dois dos 38 jogos disputados e recebeu da torcida o apelido de “máquina tricolor”.Chegou à decisão, em 22 de maio de 1977, contra o maior rival, invicto a 27 jogos. O Vitória se superou, fez uma grande partida. Conseguiu sair de campo sem tomar gols, mas também não foi capaz de balançar as redes. O 0 x 0 transformava o Bahia no primeiro pentacampeão baiano da história. A festa após o apito final foi tão grande que Douglas saiu do estádio e esqueceu que tinha sido relacionado para o exame antidopping. Precisou voltar.
Apesar da qualidade técnica do time que comandava, o técnico Carlos Froner atribui a outra coisa a conquista do penta. É que ele usou a mesma camisa cinza quadriculada nos 38 jogos do campeonato.

*** Esporte Clube Bahia - Campeão Baiano de 1983 ***
Classificação Final:
01º Bahia,2ºCatuense,3º Fluminense,4º Serrano,5º Vitória,6º Galícia,
7º Leônico,8º Itabuna,9ºRedenção,10º Botafogo de Dil,11º Atlético e por último 12º Bahia de Feira.

Artilheiros:Osni (Bah) 23 gols;Mirandinha (Flu) 13 gols;Rubens (Red) 12 gols;Róbson (Bah); Esquerdinha (Vit) 10 gols;Bobô (Cat) 09 gols;
Ademir Patrício (Vit) 08 gols;Emo (Bah); Escurinho (Flu); Osmar (Gal) 07 gols;Palhinha (Leô); Souza Alagoano (Atl) 06 gols;
Héber e Ricardo Silva (Bah); Beijoca (Cat); Rubens (Ser); Zé Augusto (Vit); Batata e Júlio César (Gal);Pita e Dil (Bot) 05 gols.

Campeonato Brasileiro: Flamengo 4 x 0 Bahia em 28/11/1979 Maracanã.
Flamengo:Cantarelli,Lêandro,Dequinha,Manguito,Carpeggiani,Tita,Andrade,Zico,Adílio,Claúdio Adão (3) e Reilnaldo.Depois Júnior e Carlos Henrique.Téc.Cláudio Coutinho.

Bahia:Renato,Sapatão,Baiaco,Washington,Peres,André
Carioca,Douglas,Dil ,Valdoir,Edmílson e Batista depois Jorge Luis (1 gol contra) e Severino.Téc.Duque.

Entre os grandes ídolos do Esquadrão de Aço Dil teve ter saúdades de alguns como:Roberto Rebouças, Baiaco, Juvenal Amarijo, Zé Eduardo, Sapatão, Osni, Biriba, Alencar, Marito, Bobô, Charles, Emo, Emerson Ferreti, Dadá Maravilha, Eliseu Godóy, Beijoca, Léo Oliveira, Gilson Gênio, entre outros. Dil até hoje é lêmbrado pelos fanaticos torcedores que viram o tricolor de aço em ação nos anos 70 e 80,termos orgulho de termos um penta-campeão em Xiquexique como morador da nossa cidade,parabéns Dil por suas conquistas e sussessos no futebol.
Aqui você encontra a relação de jogos naquele ano e campeonato no link:http://futpedia.globo.com/jogadores/dil/jogos
mande-nos um e-mail adrianoepathy@yahoo.com.br sugestões.