30/01/2010

A BLOGUEIRA LUISA VISITOU A ILHA DO MIRADOURO EM XIQUE-XIQUE .

CONHEÇA UM POUCO A BLOGUEIRA LUISA,DESBRAVADORA DO VELHO CHICO: "Quem me acompanha há mais tempo já deve ter percebido que o meu perfil vai mudando à medida que vou descendo com as Águas do São Francisco. Meu título era “Luisa no São Francisco”, pois acreditava que poderia navegar; fluir dentro do Rio. Não tenho como; não posso entrar no Rio, tenho que me contentar em ficar a sua margem, espiando, seguindo como uma amante furtiva. Hoje meu olhar é mais sobre o relacionamento que Ele tem com suas cidades. Estou realmente na terceira margem. O que me vai pela alma hoje é como uma obsessão em descobrir o elo perdido entre elas e o Rio. Vejo muralhas construídas para afastá-Lo... Sugadores escondidos roubando Suas águas... Igrejas Lhe dando as costas... Falta amor pelo Rio São Francisco por parte de Suas Cidades. É por isso que me torno mais uma de Suas amantes... Ele já tem muitos a Lhe afagarem e cuidarem das Suas feridas, mas ainda somos tão poucos levando em consideração Sua grande carência. São cheias de dotes e charme as donas do Rio, por isto mesmo que eu não entendo o descaso, o maltrato. Por isto meu Velho Chico... Não Lhe abandonarei".

CONFIRA A PASSAGÉM DE LUISA PELA ILHA DO MIRADOURO EM XIQUE-XIQUE EM 2009.

















"Das cidades barranqueiras na Bahia, creio que Xique-Xique é a mais desenvolvida. A Cidade da Barra é grande, mais sóbria com seus casarios antigos, o cais também é completamente diferente nas duas cidades, mas Xique-Xique tem mais vida. Teve seu início com um imenso curral de gado com mais terras que seu dono podia cuidar, neste caso o Conde da Casa da Torre Francisco Garcia Dias D Avila.

















Naquela época quem formava os povoados e as vilas era uma mistura de tropeiros, escravos, garimpeiros e os filhos que estes todos faziam com todas as raças

















Creio que naquela época tinha mais filhos bastardos que legítimos, e para engrossar o povo ainda tinha a generosa colaboração dos padres e missionários que não era pequena.

















Em 1690 surgiu o povoado Miradouro, na ilha pertencente à viúva do Conde que lá mandou erguer uma igreja para Nossa Senhora Santa Ana.

















O nome Miradouro provavelmente se originou pelo fato de se ver dali o brilho da Serra de Santo Inácio, onde realmente existiu e ainda existe ouro e diamantes, mas creio que o que realmente brilha é a areia do cristal de quartzo que lá está exposto em grande quantidade.

















A viúva doou a ilha com tudo que tinha em cima para os garimpeiros da Serra do Assuruá, lavradores e pequenos criadores, que até hoje ainda estão por lá mirando o ouro, mas em condições bem piores que a 300 anos atrás.

















Por muitos anos Miradouro foi sede do povoado, mas com a navegação no Rio São Francisco o lado da terra firme se desenvolveu mais, formando uma das maiores cidades nos barrancos do rio no estado da Bahia".

Publicada e fotos por Luisa no são francisco em outubro de 2009.
Possui Dois Blogs http://viagemnosaofrancisco.blogspot.com e http://viajandopelosaofrancisco.blogspot.com .

4 comentários:

  1. DIMAS RIBEIRO DE BARRA BA.30/01/2010, 13:37

    Muito bom o trabalho dessa Blogueira,visitei o Blog dela muito bom., Parabéns pela divulgação.

    ResponderExcluir
  2. FABRICÍA,GENTIO DO OURO-BA.30/01/2010, 15:14

    Frabrícia,Gentio do Ouro .

    Adorei conchecer a Hístoria da Ilha do Miradouro não conchecia!! Parabéns a Luisa pelo excelente Blog,parabéns ao XiqueSampa pela divulgação.

    ResponderExcluir
  3. Adriano, você me deixou muito feliz. Por divulgar o meu blog, mas principalmente por estar mantendo unido o povo do Rio, mesmo morando longe, como em São Paulo. Xique Xique é uma cidade fascinante. Sempre respondo quando me perguntam sobre qual cidade que mais gostei, que é difícil, cada uma tem seus encantos. Mas foi em Xique Xique que encontrei mais pessoas ligadas em cultura, arte, pessoas bem politizadas, ligadas nos problemas reais do Rio São Francisco, e suas comunidades. Um povo alegre cheio de energia, uma mistura incrível na beirado rio, se esta num mercado ao mesmo tempo no porto dos barcos.
    Tenho saudades dos dias que passei por lá, das pessoas especiais que lá conheci, espero poder voltar um dia.
    Parabens Adriano pelo seu blog, e lhe fico muito grata.
    Luisa Pfau

    ResponderExcluir
  4. Luisa muito obrigado por suas palavras!! Obrigado a você por contribuir com sua dedicação e amor ao Velho Chico,nos ribeirinhos necessitamos de pessoas como você,Dom Luis Cáppio ,Inácio Loiola ,Pedro Sampaio ,Gustavo do site Os Chicos (Jorlista de Belo Horizonte que esta fazendo um livro sobre o Rio São Francisco e que estará em Xique-Xique e outras cidades em abril deste ano e mais pessoas que querem que o Rio da Integração Nacional não morra,é preciso urgente REVITALIZAR o velho Chico do jeito que ele está não Viverá nem mais do que 70 anos,vamos acoradar autoridades competentes o Velho Chico está na UTI, e depende muita de pessoas do Bem .

    ResponderExcluir

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.