28/01/2010

FERROVIA DA INTEGRAÇÃO OESTE-LESTE JÁ TEM R$ 1 BILHÃO PARA ESTE ANO DE 2010.
















A construção da Ferrovia da Integração Oeste-Leste recebeu, no Orçamento da União para 2010, o valor de R$ 1,046 bilhão, o que significa que já estão assegurados recursos para o início da obra, cuja extensão total é de 1.516 quilômetros, sendo 1,1mil dentro do estado da Bahia. O Orçamento da União foi sancionado esta semana pelo presidente Lula. Para garantir o cronograma, foi realizada ontem, no Gabinete Civil da Presidência da República, reunião entre a subchefe de Articulação e Monitoramento da Casa Civil, Miriam Belchior, e a secretária da Casa Civil do Governo da Bahia, Eva Maria Chiavon e outras autoridades. Os representantes do governo federal informaram que, pelo cronograma acertado, o início do primeiro trecho, de Ilhéus a Caitité, está previsto para este primeiro semestre.

A conclusão da obra deve ocorrer em julho de 2012, o que foi bem recebido pelos investidores da obra, na medida em que podem planejar investimentos na região, principalmente, na área de mineração.Os empresários da BML reiteraram a proposta de assinatura de contrato para a utilização da ferrovia. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) informou que a proposta do governo federal neste sentido está em fase de conclusão, possivelmente, ao final de fevereiro.O governo federal deixou claro que existe base legal definida para o contrato, no que se refere ao direito de utilização da ferrovia pelos investidores para viabilizar a exportação de minério e grãos produzidos na região.

"A reunião foi positiva e marcou avanço nas discussões entre os setores envolvidos com a obra da ferrovia, com a colaboração direta do Governo do Estado”, informou Chiavon. Segundo ela, foi importante para o governo federal mostrar aos investidores que a ferrovia é uma prioridade e faz parte dos planos estratégicos de logística de transporte do país. “Ou seja, a ferrovia é viável, importante e estratégica para os governos federal, Estadual e para os empresários”, acrescentou a secretária.

FONTE : AGECON .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.