15/01/2010

REITORA DO IFET INSPECIONA AS OBRAS DA UNIDADE DE IRECÊ.


A Reitora do Ifet, Aurina Santana, ficou impressionada com o andamento das obras e já estuda a possibilidade de inaugurar a unidade em maio deste ano.




A Reitora do Instituto Federal da Bahia (antigo Cefet), Dra. Aurina Santana e o Prefeito Zé das Virgens estiveram nesta quinta-feira, 7, visitando as instalações da Usina de Biodiesel e a área onde será construída a Unidade da Escola Técnica Federal em Irecê. Além de inspecionar toda área, Dra Aurina Santana anunciou que estará discutindo com a sociedade em uma audiência pública“Serão os cursos que serão oferecidos pela unidade em Irecê. Serão investidos mais de cinco milhões na construção da unidade de Irecê . Para o Prefeito Zé das Virgens, a instalação e o devido funcionamento da Unidade de um a Escola Técnica Federal em Irecê concretiza o “sonho de toda sociedade regional”, pois além de promover à evolução intelectual dos jovens do município a unidade promoverá o fortalecimento da economia regional com a integração ao Programa de Biodiesel do município. Dra Aurina Santana, mostrou se bastante satisfeita com o andamento das obras e já estuda junto a prefeitura inaugurar a unidade de Irecê em maio, nas comemorações do aniversário da cidade.

Estrutura - A obra por si só já definiria a sua grandiosidade. Numa área de mais de 46 metros quadrados, com mais de 4.600 m2 de área construída. Os investimentos ultrapassam os quatro milhões de reais, gerando já na primeira semana da obra mais de 150 empregos diretos, segundo informações do Engenheiro Paulo Humberto, responsável técnico da obra. Porém a importância desta unidade do Instituto Federal em Irecê não pode ser analisada apenas do ponto de vista físico, se avaliado a importância social o Ifet toma proporções incomensuráveis assumindo sem dúvida o status de maior obra do ponto de vista social da região de Irecê.

Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia são instituições de educação superior, básica e profissional, pluricurriculares e multicampi, especializados na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino, com base na conjugação de conhecimentos técnicos e tecnológicos às suas práticas pedagógicas. A missão do Ifet em relação a educação e o trabalho é orientar-se na oferta de educação profissional e tecnológica, como processo educativo e investigativo, com foco no nível médio. Além disso, consolidar e fortalecer os arranjos produtivos locais; estimular a pesquisa aplicada, a produção cultural, o empreendedorismo e o cooperativismo, apoiando processos educativos que gerem trabalho e renda.

Em relação a educação e ciência, o Ifet deve ser centro de excelência, ao oferecer programas especiais de formação pedagógica inicial e continuada, com o objetivo de formar professores para a educação básica, sobretudo nas áreas de Física, Química, Biologia e Matemática, de acordo com as demandas locais e regionais. Há também programas de extensão, com prioridade para a divulgação científica.

FONTE: WWW.IRECE.BA.GOV.BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.