26/01/2010

SÃO PAULO COMPLETOU 456 ANOS COM VÁRIAS HOMENAGÉNS .













A cidade de São Paulo completou nesta segunda-feira seus 456 anos de fundação, com uma maratona de eventos para a comemoração. Logo pela manhã, um passeio ciclístico marcou o início das comemorações. Cerca de seis mil ciclistas se reuniram na Ponte Octávio Frias de Oliveira, um dos cartões-postais da cidade. Uma missa solene em homenagem à cidade foi realizada na Catedral da Sé. Os espetáculos musicais estão marcados para começar às 15h, no Parque da Independência. Uma das presenças confirmadas é do cantor e compositor mineiro Milton Nascimento. O dia amanheceu ensolarado em São Paulo, mas ocorreu uma pancada de chuva no início da tarde. Na madrugada desta segunda-feira, quatro casas desabaram durante um temporal em Carapicuíba, na Grande SP. Ninguém ficou ferido.

* CIDADE NASCEU A PARTIR DE UMA CABANA :

Em 25 de janeiro de 1554, a Vila de são Paulo de Piratininga foi fundada pelos padres jesuítas Manoel da Nóbrega e José de Anchieta. Os dois chegaram à região acompanhando os colonizadores portugueses vindos da Vila de São Vicente, no litoral do estado. A cidade teve origem em uma cabana onde moravam o português João Ramalho, que vivia na região antes da fundação das vilas, e sua mulher, uma índia chefe do tribo indígena que ocupava a região. Os dois religiosos criaram um colégio no local e a vila foi se expandindo ao redor.

Atualmente um dos maiores centros financeiros do mundo, São Paulo teve um período de lento crescimento econômico em seu início, pois era distante do litoral e não produzia nada de interesse para Portugal. A situação começou a mudar com a expansão das lavouras de café a partir da segunda metade do século XIX. Um desenvolvimento industrial começou a se fortalecer a partir do início do século XX. Os dois eventos econônicos começaram a atrair gente de todo o país e de todo o mundo, situação que prossegue até os dias atuais. A população da cidade está estimada em cerca de 10 milhões de pessoas. "A cidade que não pára" tem seus problemas, como violência, engarrafamentos diários nas longas avenidas e, principalmente, as chuvas, que na última semana causaram transtornos e irritação para os paulistanos. Mas São Paulo tem o dinamismo e força econômica reconhecidos.

FONTE : SIDNEY RESENDE .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.