14/01/2010

SÉRIE CIDADES : LAPÃO BAHIA.


A historia de lapão contada pela igreja água viva.


Veja a reportagem do Jornal Nacional que mostra a cidade de Lapão na Região de Irece Bahia, rachando, ou seja algumas partes estão afundando.

Lapão é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população estimada em 2008 era de 26.684 habitantes,para 2009 é de 26.616 segundo IBGE/2009. Também conhecida como capital da cenoura por ser o maior produtor de cenoura do Brasil. Lapão também tem uma economia muito forte conta com três distritos fortes economicamente, sendo eles Aguada Nova, Tanquinho e Belo Campo.

Turismo :Em Lapão é comemorado o maior Carnaval do interior da Bahia que todos os anos reúnem milhares de pessoas, para verem atrações famosas como Chiclete com Banana, Araketu e demais, e ainda o bloco Os Moiados, que reúne mais de 4 mil foleões puxados por trios elétricos. Ainda conta com o parque da cidade com trilhas entre a caatinga , e em belo campo o Belô Fest que é a sua micareta.

Saúde :Lapão conta com o Hospital Municipal Luíz Eduardo Magalhães, que possui mais de trinta leitos e um centro cirúrgico, que acolhe pessoas de municípios vizinhos , e ainda PSF distribuido pelo município.

Educação :A educação de Lapão é bastante razoavel para um município de seu porte , conta com três colégios estaduais do ensino medio na sede e no interior do município , e varias escolas de ensino fundamental .Conta ainda com duas universidades a Uneb2000 formação para professores e a FTC (ead).Foi reconhecido como a cidade da Bahia que possuiu as melhores médias nas olimpiadas de matematica.

Aniversário 09 de maio .
Fundação 1986 .
Gentílico laponense .
Lema Governo Participativo .
Prefeito(a) Hermenilson Ferreira Carvalho (PL)(2009-2010).

FONTE:WILKIPÉDIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.