07/01/2010

SÉRIE CIDADES:BARREIRAS.



Barreiras está localizada a 853 quilômetros de Salvador - BA e 622 quilômetros de Brasília - DF é um importante entroncamento rodoviário entre o norte, nordeste e o centro-oeste do país. A sua origem está relacionada à atividade pecuária extensiva, agricultura mercantil e ao comércio, através da navegação do Rio Grande, maior afluente a margem esquerda do Rio São Francisco.

Até a metade do século XX, a pecuária extensiva, junto com a produção agrícola e o extrativismo da borracha, era base da economia e a fonte de divisas do município, o que favoreceu o crescimento do comércio local.

A partir da década de 70, com a chegada do 4º Batalhão de Engenharia e Construção - BEC, para construir o trecho da BR 020, de Barreiras a Brasília, e concluir o trecho da BR 242 que liga Barreiras a Ibotirama, começou um novo ciclo de desenvolvimento.

Na década de 80, agricultores vindos da região sul do país implantaram nas terras do município a cultura da soja, que juntamente com a pecuária, definiram uma nova realidade produtiva e econômica. A partir daí iniciou-se a exploração agrícola economicamente viável em terras de sequeiro.

Esse processo foi se expandindo à medida que novos agricultores chegaram atraídos pela disponibilidade de terras baratas, com topografia plana favorável a agricultura mecanizada, além da temperatura e luminosidade adequadas e um potencial hídrico abundante.

Na década de 1990, Barreiras assume definitivamente a posição de principal centro urbano e econômico da Região Oeste da Bahia. Hoje como reflexo do agronegócio, o comércio varejista cresceu e várias agro-indústrias já se instalaram na cidade. O setor educacional se fortaleceu com a vinda de diversas faculdades, outros segmentos ligados à prestação de serviço também cresceram amplamente, fazendo com que a cidade agora assuma a sua nova vocação a de ser a Capital de Serviços da Região Oeste da Bahia.

Dados Gerais da Cidade
*Extremo Oeste do Estado da Bahia ,Área da unidade territorial (Km²) 7.895 .
*Limites Angical (BA),Catolândia (BA) Riachão das Neves (BA),Luis Eduardo Magalhães (BA),São Desidério (BA),Novo Jardim(TO),Taguatinga(TO) e Ponte Alta do Bom Jesus(TO).
*População 137.501 habitantes IBGE/2009.,Criação do Município 26 de abril de 1891.
*Altitude 452 m ,Distância da Capital 853 km ,Economia Pecuária, agricultura, indústria e a prestação de serviços,CEP 47800-000,DDD 77 .

VIDEO :YOUTUBE .
FONTE:www.barreiras.ba.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.