Header Ads

ad

SÉRIE CIDADES:IBIPÉBA BAHIA.

"A Barragem de Mirorós, está localizada no sertão da Bahia entre os municípios de Ibipeba e Gentio do Ouro. Este vídeo mostra a realidade da Barragem.


Descoberto em 1890 por José Antonio Alves Barreto estabelecido no distrito de Lagoa Grande. Mais tarde, José Antonio estabeleceu moradia em sua fazenda denominada Fazenda do Tapera, localizada entre Lagoa Grande e Lagoa do Bode. Seus emissários em caçada, acabaram por descobrir uma lagoa coberta por capim, este, conhecido pelo nome de Capim Tiririca. Encantado com a beleza do lugar, José Antonio veio a estabelecer moradia nas proximidades da lagoa.

Essas terras pertenciam então a Xique-Xique e, aos poucos, começaram a ser colonizadas, tendo como primeiros habitantes: José Antonio Alves Barreto, o velho Reginaldo, Henrique E. Ferreira, Aquiles Durâes, Liberino Ferreira, Venceslau Herculano, todos com suas esposas, Liolina Aristides e Libarino com suas famílias.

Após a formação do povoado, veio o primeiro professor, Arão de Souza e, logo em seguida a fundação da Agência dos Correios e Telégrafos, a 24 de junho de 1927, tendo como primeiro funcionário responsável José de Souza Pereira, apelidado de Zuzão.

Tiririca do Bode foi governada por Xique-Xique depois por Gameleira do Assuruá, vindo a se chamar Tiririca do Assuruá. Com o desenvolvimento de sua vila o nome foi mudado outra vez, dessa vez para Ibipeba, onde já era governada por Santo Inácio e Gentio do Ouro.

José Antonio Alves Barreto veio a falecer em 05 de julho de 1935 com 78 anos de idade.

No dia 19 de setembro de 1961, foi inicialmente criado o município de Ibipeba, com seu município desmembrado de Gentio de Ouro, por força da Lei Estadual nº 1482, publicada no DOE de 20 de setembro de 1961.

Origem do nome
Ibipeba é uma palavra do Tupi-Guarani que significa: yby (terra) + peba (baixa): "planície"

Sendo chamada inicialmente de Lagoa do Tiririca, por referência ao tipo de capim encontrado na lagoa, onde hoje se encontra a sede do município. Acabou sendo conhecida mais tarde pelo nome de Tiririca do Bode devido a sua proximidade com a Lagoa do Bode, já conhecida pelas pessoas de regiões próximas.

O topônimo foi posteriormente modificado para Tiririca do Assuruá, porque passou a pertencer a Gameleira do Assuruá com sede em Santo Inácio e, mais tarde, passou a pertencer ao município de Gentio do Ouro.


Datas referenciais
1890 | A partir de setembro desse ano o município é reconhecido pelo nome de Ibipeba, até alguns anos antes era conhecido por Lagoa do Tiririca e Tiririca do Bode

1926 | Entre os meses de fevereiro e março os integrantes da Coluna Prestes “revoltosos” passaram em Tiririca sem ofensa ao lugar já em maio passaram novamente e incendiaram a comunidade.

1927 | Foi criado e instalado o 1º Distrito de Paz na Vila de Guigós, atualmente povoado de Iguitú.

1927 | Foi criada a primeira agência dos Correios, sendo contratada a primeira funcionária nessa época Helena de Souza Pereira, sendo responsável seu pai José Pereira (Zuzão).

1935 | Foi criado e instalado o Distrito de Ibipeba, constando o 5º Distrito de Tiririca do Assuruá.

1961 | No dia 20 de setembro no Diário Oficial do Estado de quarta feira, foi criado o município de Ibipeba, desmembrado do município de Gentio do Ouro, através da Lei nº 1482, pelo prefeito de Gentio do Ouro Manoel Vieira Barreto.

1963 | Em 7 de abril toma posse o primeiro prefeito de Ibipeba José Francisco Moura.

VIDEO:YOUTUBE.
FONTE:www.ibipeba.ba.gov.br

2 comentários:

  1. João Lucas15/04/2010 20:29

    Parabéns pelo Blog. é muito bom encontrar pessoas procurando passar informações para este vastio público que acessa a internet. Gostária que vc mostrasse as referencias onde obteve as informações sobre Ibipeba?
    Abração.

    ResponderExcluir
  2. Olá desculpe a demora em te responder !!! Gostaria que me mandasse e-mail para adrianoxiquesampa@yahoo.com.br é facil o meu contato. As informações sobre Ibipeba foram colhidas no Google, no livro de um escritor Xique-Xiquense chamado Cassímiro Machado Neto e em um morador de Ibipeba que a anos morou aqui em Sampa. Grato Adriano Brito .

    ResponderExcluir

ATENÇÃO!!! Tenha responsabilidade em seus comentários, não nos responsabilizamos por conteúdos impróprios .