10/01/2010

SÉRIE CIDADES:XIQUE-XIQUE BAHIA.



A festa da cidade é considerada como umas das melhores festas da Bahia.

Xique-Xique é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população estimada em 2004 era de 46.947 habitantes ,para 2009 segundo o IBGE é de 47.470 Hab.

História:
Durante a administração do Governador Tomé de Souza passou por esta região uma expedição exploradora. No século XVII surgiu a fazenda praia ao Cabo da Ipueira de propriedade do português Theobaldo Miranda Pires de Carvalho. Antes de terminar o século XVII um grupo de garimpeiro da Serra do Assuruá, instalou-se na ilha do Miradouro nascendo ali o 1º núcleo de populacional habitado por europeus.

Quando o século XVIII surgiu já havia sido construído nas proximidades da Ipueira uma pequeno templo dedicado ao Senhor do Bonfim, fora um cumprimento de uma promessa feita por um tropeiro. Em 1714 Dom Sebastião Monteiro da Vide, arcebispo da Bahia, assinou um ato que elevava a capela de Chique-Chique à categoria de freguesia. Em pouco tempo a comunidade era um arraial em franco crescimento. Quando o Brasil separou-se politicamente de Portugal, a área que se tornaria município de Chique-Chique contribuía com a economia do império do Brasil, principalmente com a produção de ouro e pedras preciosas dos garimpos da serra do Assuruá. O conselho provincial da Bahia achou por bem criar o município em 06 de julho de 1832, desmembrando-o de Jacobina com o nome do Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique-Chique, em 23 de outubro de 1837. Chique-Chique ganhou o título de cidade em 12 de junho de 1928 em ato assinado pelo governador vital.

O município de Chique-Chique foi emancipado no período da história brasileira conhecido como “Período das Regências”, Chique-Chique teve um diretório municipal do partido liberal, outro do partido conservador além de um regimento da Guarda Nacional. Desde a emancipação de 06 de junho de 1832 ou a instalação oficial do município com o nome de Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique-Chique em 23 de outubro de 1834, o município foi administrado pelo poder legislativo. Os vereadores eram em números de 7 e seu mandato era de 2 anos. Quem fosse escolhido pelos colegas para presidente da mesa-diretora da câmara municipal era o responsável pela direção geral do município. Em 1853 foi criada a Comarca de Chique-Chique extinta em 1879 restaurada em 1915. O conselheiro Luís Viana foi promotor de justiça da Comarca de Chique-Chique, entre 1872 e 1878, e um dos proprietários tricentenária fazenda Carnaíba, localizada a sudeste da sede municipal.A partir da proclamação da república, em 1889, e da constituição republicana em fevereiro de 1891, é instituída a figura do intendente que em passa a ser chamado de prefeito. O primeiro intendente municipal de Chique-Chique foi o coronel Gustavo Magalhães Costa. Antes de 1928 ( quando a vila foi elevada a cidade), foram intendentes: João Martins Santiago, Ciro Medeiros Borges, José Adolfo de Campo Magalhães, Manoel Teixeira de Carvalho, e outros. A partir de 1930, com a ditadura Vargas, os interventores da Bahia, nomearam o coronel José de Souza Nogueira (1930/1934) e o Coronel Francisco Xavier Guimarães (1934 a 1934) para prefeito de Chique-Chique, mas o primeiro prefeito eleito foi o comerciante Aurélio Gomes Miranda.

*Aniversário 13 de junho ,Fundação 1832 ,Gentílico xiquexiquense.
Prefeito(a) Reinaldo Braga Filho (2009 – 2012).
Localização Está situado à margem direita do Rio São Francisco que abriga um porto de grande importância para economia da região.
Unidade federativa Bahia ,Mesorregião Vale São-Franciscano da Bahia IBGE/2008 [1]
Microrregião Barra IBGE/2008 ,Municípios limítrofes Itaguaçu da Bahia, Gentio do Ouro, Barra, Morpará ,Distância até a capital 587 km,Área 5.671,439 km²
População 47.470 hab. est. IBGE/2009 [2] ,Densidade 8,4 hab./km² ,Altitude 402 m .
Clima semi-árido ,IDH 0,58 médio PNUD/2000 ,PIB R$ 102.772 mil IBGE/2005 ,PIB per capita R$ 2.166,00 IBGE/2005,Enchentes de 1949 e 1979 foram marcantes memoraveis.

Hino
De uma ilha a mirar o teu ouro
Que das serras douravam horizontes
Tua História, qual outro tesouro,
Resplandece entre vales e montes,
A bravura do índio aguerrido,
E do branco a audácia sem par,
Com a ternura do negro sofrido
São as bases do teu triunfar.

Coro:
Pelos campos, garimpos e rios,
Nos distritos e nos povoados,
Os teus filhos cultivam teus brios
Por seus feitos, no amor, sublimados.
Glória a ti entre cactos e flores
Sempre amando e servindo ao Brasil!
Glória a ti que a Deus canta louvores!
Glória a ti Chique-Chique gentil!

Em poética expressão só de amor
A beijar o teu Rio São Francisco,
Por ti o sol, ao nascer ao se pôr,
Agradece-lhe o peixe, o marisco...
No Evangelho de Cristo inspirado,
Só bondade teu povo pratique
Prá que tenhas viver pontilhado
De mil glórias, feliz Chique-Chique!

Fonte: Wikipédia


XIQUE-XIQUE ou XIQUEXIQUE UMA CIDADE QUE TEM MUITAS HÍSTORIAS PRA CONTAR.

7 comentários:

  1. Parabéns por seu blog! Muito bom mesmo! Adorei essa parte onde você conta a história das cidades da nossa região! Além de fornecer notícias atualizadas sobre as mesmas! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Claúdio de Central Bahia.10/01/2010, 19:41

    Essa idéia de mostrar as cidades da micro-região de Irecê é genial,adorei mesmo,abraço ao pessoal de Central mais precisamente ao pessoal do distrito de Maxixe.

    ResponderExcluir
  3. Queria muito agradecer ao Marcelo pelas suas palavras ,são pessoas como você que nos fazem estimular o XIQUESAMPA ser o que é,valeu mesmo. Marcelo seje também um dos nossos seguidores aqui no Blog,faça seu loguin,ta bom.Ao meu leitor Claúdio de Central visite sempre nosso Blog e seje mais um seguidor tb,abraço em todos.

    ResponderExcluir
  4. A cidade de xique xique conciderada umas melhores festas da bahia é uma sacanagem com xiquexiquence. na micro regiao conciderada é a barra.veja A progamaçao e analiza!!!!!!!!!! nao vique puxundo o saco!eu moro em xique xique jociel1006@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. XIQUE-XIQUE, é o que é, por ter espalhado pelos quatro cantos filhos como o blogueiro Adriano Brito. Parabéns, que Deus te abençoe! frank-lucena@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. E Frank, muito bom ter vc aqui!!! Suma não em primo? Abraço na familia.

    ResponderExcluir
  7. xique xique pra mim é a cidade mais bela da bahia,quer pena que não estou na minha cidade do coração,há cidade tei que muda muito dar mais oportunidade para os jovens.É por isso que estou tão longe da minha cidade querida.bjs a todos de xiquexique ......................joelma

    ResponderExcluir

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.