28/01/2010

XIQUE-XIQUE TAMBÉM TEM A SUA IPUEIRA .

















IPUEIRA, segundo o dicionário Aurélio, é um “Lagoeiro formado nos lugares baixos pelo transbordamento dos rios”. Xiquexique tem a sua Ipueira, que para a maioria da população soa como uma coisa pejorativa em relação ao Rio São Francisco. Tenho, ao longo da minha vida, ouvido muitos conterrâneos dizerem que Xiquexique não fica na margem do Rio São Francisco e sim na margem da Ipueira, como se a Ipueira não fosse o Rio São Francisco. Desejam com isso desqualificar e diminuir o nosso LAGO que tão deliciosamente banha a nossa cidade. Considero, sim, a Ipueira como nosso LAGO e fazendo parte integrante do Rio São Francisco. São poucas as cidades do mundo que dispõem de um lago tão formidável como o que temos. São mais de 10 km de comprimento por uma média de 400 m de largura, de águas potáveis, não poluídas, e se não são cristalinas deve-se à cor avermelhada provocada pelas quedas das barrancas são franciscanos.

São plácidas águas apropriadas à prática de qualquer esporte aquático, tais como vela, remo, esqui, pesca, etc. Nos meses que começam o segundo semestre de cada ano os ventos fortes de agosto e setembro são mais do que suficientes para inflar as velas de qualquer barco que se disponha a singrar as suas águas calmas e profundas.
O nosso lago, é bom que nos acostumemos com essa denominação, é bastante piscoso e é uma delícia ancorar um pequeno barco no meio das suas águas e com uma pequena vara de pescar, que não é de bambu e não possui os sofisticados molinetes, desfrutar da intensa perseguição dos peixes às iscas que podem ser simples minhocas. Em pouco tempo o pescador disporá de uma “fieira” de belos mandis, caborges, piabas e até mesmo algumas pequenas piranhas que ávidas por carne fresca não hesitam, um segundo, em avançar sobre a pobre minhoca que se contorce no anzol.

FONTE : BLOG XIQUE-XIQUE ,www.xiquexiquense.blogspot.com
RESPONSÁVEL : JUARES CHAVES .

Um comentário:

  1. O Rio São Francisco é nosso maior ouro estão matando o Velho Chico com essa transposição que na verdade é mais um colegio eleitoral de compra de votos!!! A Ipueira em Xique-Xique onde fica o desorganizado e sujo CEASA que se junta com a sujeira deixada pelas pessoas que desembarcam no Cais. A prefeitura tem que construir uma Orla em nossa cidade,aquilo é um cartão postal mau explorado.

    ResponderExcluir

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.