03/02/2010

1º CONCIDADES NA BARRA BA .

1ª CONCIDADES na Barra,Com grande participação popular e excelentes resultados

A 1ª Conferência Municipal das Cidades em Barra, CONCIDDES, foi realizada dia 27 de janeiro, tendo como Tema: “Avanços, dificuldades e desafios na implementação da Política de Desenvolvimento Urbano”; e Lema: “Cidades para todos e todas com gestão democrática, participativa e controle social”. A CONCIDADES é um processo instituído pelo Governo Federal, através do Ministério das Cidades, que tem como objetivo traçar as diretrizes da política urbana, nos três níveis de governo: Federal, Estadual e Municipal. O prefeito, Artur Silva Filho, em seu discurso de abertura enfatizou a importância da Conferência para o desenvolvimento urbano da cidade e ressaltou a indispensável participação popular no evento. Segundo Artur, “... Ninguém melhor que a sociedade organizada para apontar as necessidades e definir as prioridades de acordo com os seus anseios, a fim de facilitar a implementação de ações pelo governo em todos os seus âmbitos... A Conferência é o melhor espaço para avançar na construção da política municipal do desenvolvimento urbano e indicar prioridades de atuação das secretarias do município, além de fazer um balanço dos avanços, dificuldades e desafios na sua implementação...”.

Em seguida o Secretário Municipal de Infraestrutura, Carlos Aurélio Rabelo, proferiu o seu discurso parafraseando o Presidente Lula - “Ninguém melhor do que a própria população para dizer a cidade ideal em que deseja viver e ver os seus filhos crescerem”. Discursou também o bispo diocesano, Dom Frei Luiz Flávio Cappio, que citou em suas palavras Dom Elder Câmara: “Um olhar sobre a cidade... Todos os gestores devem ter esta atenção sobre a cidade e detectar o que vai bem ou não, já que a cidade é a extensão da família e os governantes exercem o papel de PAI E MÃE... Triste da cidade que exclui os seus membros... A base de um olhar sobre a cidade deve se basear nas questões éticas e sociais, em seguida, nas questões políticas e econômicas se quisermos olhar a cidade com perspectiva de futuro". Seguindo aos discursos iniciais o Diretor Municipal de Comunicação, Gustavo Silveira, dirigiu os acontecimentos: fez a leitura do regulamento, que teve aprovação unânime, apresentou a pauta da Conferência e em seguida realizou a palestra “Avanços, Dificuldades e Desafios na Implementação da Política de Desenvolvimento Urbano”.

OS EIXOS DA CONCIDADES FORAM :

Eixo 1: A criação e implementação dos Conselhos das Cidades, Planos, Fundos e seus Conselhos Gestores nos níveis Federal, Estadual, Municipal e Distrito Federal – mediado por Hélio Pacheco e Wilson Amorim;

Eixo 2: A integração da Política Urbana no território: Política Fundiária, Mobilidade e Acessibilidade Urbana, Habitação e Saneamento – por Fernando Dias e Antonio Reis, enfatizando que “democracia é oportunizar a todos o mesmo ponto de partida, quanto ao ponto de chegada, depende de cada um”.
Representantes de diversos segmentos participaram dos debates, e as propostas aprovadas pelos grupos de trabalho foram:

Eixo 1:

1.Construção da ponte de acesso Barra/Xique-Xique sobre o Rio São Francisco melhorando a acessibilidade e mobilidade das pessoas;
2.Criação e implementação do Conselho Municipal da Cidade com poder deliberativo.

Eixo 2:

1.Extensão de proteção de todo o dique ou cais das áreas alagáveis;
2.Criação de Escola Técnica para profissionalizar os jovens.

* Já no final da tarde foram eleitos os delegados para representar o município na Etapa Estadual da Conferência:

*Representante do Poder Executivo: Aêdo Andrade de Queiroz.
*Representante do Poder Legislativo: Nilton Amorim.
*Representante da Associação das Mulheres: Patrícia dos Santos Silva.
*Representante da Colônia dos Pescadores: Gladston Silveira da Silva.
*Representante dos Empresários: Carlos Aleixandre Almeida de Moraes.
*Representante do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais da Barra, SINDIBARRA: João Eudes da Silva Santos.

FONTE : PREFEITURA DE BARRA BA .

Um comentário:

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.