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CHEGA DE DOR NA FRENTE DO SEU PC .

Na era da internet e da informática, quase todos os empregos e muitos dos passatempos incluem aquela máquina com um monitor que chamamos de computador. Por causa disso, acabamos passando uma boa parte de nosso dia em frente a essas telas e isso pode trazer alguns prejuízos ao nosso corpo e à nossa vida. A conhecida LER (Lesão por Esforço Repetitivo) assombra todas as pessoas que utilizam o computador com muita frequência, como no caso de secretárias, atendentes, programadores, designers e outros. A LER acontece após semanas, meses e anos de uso exagerado de algumas juntas do corpo. Para quem está sempre na frente do computador os pulsos, ombros e joelhos são as juntas que mais correm o risco de sofrerem um microtrauma. O que começa com pequenas e esporádicas dores passa para uma dor tão incômoda que fica impossível continuar o movimento, ou seja, trabalhar. Normalmente, as pessoas se descuidam desse problema, não dão atenção aos sinais que o corpo dá e, quando caem em si, já precisam de uma operação ou têm de se afastar permanentemente do computador. Por isso, sempre que você notar qualquer dor nas costas, no pescoço, braços, pulsos, dedos e pernas, faça uma pausa no que está fazendo e ande um pouco, vá tomar uma água e execute alguns exercícios de alongamento básicos. Com essas pequenas medidas, você diminui os males dos movimentos repetitivos. A LER é apenas um dos danos que o mau uso do computador pode trazer. Outros problemas podem atingir os desavisados como a Síndrome do Túnel do Carpo, tendinite, dores de cabeça, cansaço e outros.

DICAS PARA SE CUIDAR MELHOR : (Clique na foto para ampliar) .
* Não se debruce sobre a mesa do computador, sente-se direito na cadeira, mantendo a coluna ereta e relaxada. Seu corpo todo deve ficar alinhado com teclado, mouse e monitor, nada de ficar jogado na cadeira com as pernas para um lado, o teclado para o outro e o pescoço torto.

* Se você utiliza notebook, tome ainda mais cuidado com sua postura. Adquira apoios para utilizar o notebook sobre a mesa para não parecer um corcunda enquanto o utiliza. Caso você prefira usá-lo na cama, adote uma posição sentada, usando um travesseiro como apoio para as costas e apoios para firmar o computador no colo.

* Mantenha seu monitor a uma distância de no mínimo 45 centímetros e um máximo de 70 centímetros do rosto. A altura ideal do monitor é aquela em que o topo da tela fica ao nível dos olhos.

* Regule o brilho do monitor para que não fique muito forte e a luz torne-se cansativa. A cada dez minutos, procure focar algum objeto distante de você e lembre-se de piscar os olhos, evitando, assim, a fadiga ocular precoce.

* Não curve as mãos e não entorte os pulsos para os lados quando estiver ao teclado. Alinhe os braços, antebraços e as mãos com o corpo e pare de vez em quando para realizar pequenos alongamentos nos braços.

* Para evitar problemas de circulação nas pernas não apoie os pés nos pés da cadeira, não fique na ponta dos pés e nem cruze as pernas. Fique atento para saber se todo o seu pé consegue tocar o chão com facilidade quando estiver sentado, evitando cortar o fluxo de sangue nas coxas. Utilizar um apoio nos pés pode ser uma boa ideia.

* Utilize uma cadeira adequada, nada de bancos, cadeiras dobráveis e outros assentos. Procure uma boa cadeira de escritório que tenha apoios para os braços, encosto ergonômico e estofado macio. Regule-a para atingir uma posição confortável e ideal. A altura do assento deve ficar regulada abaixo da rótula.

* Evite colocar seu monitor em paredes que refletem muita luz ou cuja tela fique virada em direção a janelas. O brilho e o excesso de reflexo podem fazer com que você tenha de se contorcer ou cerrar os olhos para conseguir enxergar o que está fazendo.Lembre-se de fazer pequenas pausas de 15 minutos a cada hora na frente do computador para andar um pouco, realizar pequenos alongamentos e descansar os olhos na paisagem. Existem softwares que ajudam a lembrar a hora da pausa e mostram exercícios para serem feitos nesses intervalos. Essa pequena medida pode fazer milagres no final do dia.

Ao menor sinal de dor, procure um ortopedista ou clínico geral. Não ignore os sintomas mais sutis para, * mais tarde, não ter de tomar medidas drásticas.

FONTE : http://www.greek.com.br/

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