13/02/2010

A CIDADE DE XIQUE-XIQUE SENTE FALTA DOS VELHOS CARNAVAIS .

BLOCO GRITO DE GUERRA , NA FOTO SIDNEY BANDEIRA É O ÚLTIMO A DIREITA .

Nos anos 80 o Carnaval de Xique-Xique era considerado um dos melhores da Bahia, blocos nas ruas ,bailes dançantes principalmente no Clube 7 de Setembro ,no Clube dos Operários ,Cari e no Skina Bar . Nessa época o tradicional Bloco Pessoal do Aló puchava na Avenida JJ.Seabra e nas principais ruas da cidade uma multidão , tinha muitos blocos que ficavam em em suas Sedes  fazendo a concentração para mais tarde sairem para as ruas da cidade . Um dos Blocos que mais fez sussesso em nossa cidade foi o Bloco Grito de Guerra que sempre renovava em suas idéias pra sairem  na Avenida , nessa época usavam Mortalhas, que eram sussesso na época esse tipo de vestimento, hoje são os famosos abadás .O Bloco Pessoal do Aló de Isaac da Mata tradicional em usar Macacões , blocos como Banho de Cheiro, Lero-Lero ,Rebentão, Lá Vem Elas, Amor que Fica ,Beijo , Simidão ,Sistema , Os Penetras ,Os Incutidos ,Mamonas Assassinas , Tô a Tôa ,Os Burrai e outros desfilavam na Avenida brilhantando o Carnaval de Xique-Xique . Após os Blocos desfilarem o encontro acabavm nos Bailes ,era diversificado tinha pra todoas as idades ,a velha guarda curtiam os Bailles na Operária e Clube 7 de Setmbro ,os mais novos se deslocavam para o Cari e principalmente pro Skina Bar ,onde várias Bandas como Apolo de Nelson ,Verdes Mares (Grupo de Seresta), Chega de Saúdade (Grupo de Seresta de Everaldo ), Zé Molhado ,The Jet Sons ,Kléber Som Five ,Lordão ,Oliveira ,Embalo 4 ,Astro ,Faces , Fabilú ,Joedson ,Flor de Cactus ,Preces ,Arco Iris e outras Bandas que se apresentavam constantemente em nosso Carnaval . Essa época em Xique-Xique existia o autêntico Carnaval ,uma banca examinadora elegia os melhores blocos, 1pessoas de toadas as regiões visitavam a nossa cidade .

FOTO : SIDNEY BANDEIRA .

6 comentários:

  1. NOSSA COMO É BOM RECORDAR DO CARNAVAL EM XIQUE-XIQUE ,EU CURTIA O CARNAVAL NO BLOCO PESSOAL DO ALÓ E MAIS TARDE IA PARA A SETE,ERA BOM DEMAIS !! PARABÉNS AO BLOG XIQUESAMPA POR LÊMBRAR DESSA ÉPOCA .

    ResponderExcluir
  2. Parabéns ...Recordar tb é legal.

    ResponderExcluir
  3. Nossa fiz uma viagem maravilhosa ao passado.Como é bom relembrar;Era mesmo maravilhoso o carnaval em Xique-Xique.
    Obrigada e parabéns por nos proporcionar
    essa alegria.
    Grata:Nyrlei

    ResponderExcluir
  4. Reinaldinho Braga conseguiu acabar com o carnaval de Xique-Xique! E infelizmente nosso povo não relaciona as causas de tantas desgraças que vem acontecendo silenciosamnete e lentamente na cidade proporcionada pelos Bragas.

    ResponderExcluir
  5. Como um dos seus seguidores, conterraneo Adriano, foi muito bom você relembrar desses Carnavais de Xique-Xique, como você tambem fui um autentico folião do passado.
    Carnaval quer dizer ser difernte, ser alegre deixar uma mengem diferente nessses quatro dias que antecede a Quaresma. O que vimos hoje é um Carnaval de violencia e muito pornografias.
    Assintindo o carnaval pelo Brasil, nada de bom os atores que fazem o carnaval levão ao foliões, aqui em Salvador só vejo Dona Sangala, Leite e outros do mesmo naite é mandando o povo levantar as mãozinhas a baixar a bundinha ou se enfiar.
    Muitas drogas alcool em exesso, se passarão mais de dez anos e aqui na Bahia nen mesmo os repertorios das bandas mudaram. Estou sabendo que em Xique-Xique o carnaval está bastante emotivado, mais s blocos não vão mais as ruas ficam, suas sedes, fazendo o que, só Deus sabe.

    ASS: SEU Seguidor

    ResponderExcluir
  6. Muito bom mesmo voltar ao passado ,recordar fatos e acontecimentos bons só nos enchem de alegria , nos deixa mais emotivos ,me carrega a energia .Fico mais feliz ainda quando leio aqui o post de cada um, me passa um filme maravilhoso em minha vida,agradeço a todos vocês por visitarem sempre aqui , muito obrigado mesmo .

    ResponderExcluir

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.