08/02/2010

DILMA REBATE CRÍTICAS DE FHC A LULA .


Pré-candidata do PT à Presidência da República, a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) mostrou neste domingo estar disposta a priorizar na sua campanha ao Palácio do Planalto a comparação do governo Luiz Inácio Lula da Silva com o do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) --postura que vem sendo defendida por Lula publicamente. Mesmo afirmando que ainda não é "nem pré-candidata", Dilma rebateu declaração do tucano de que "eleições não se ganham com o retrovisor". Segundo a ministra, a população brasileira saberá distinguir entre o que foi feito na gestão FHC e no governo Lula. "Comparar não é ficar olhando para o retrovisor, pelo contrário. Comparar é discutir que caminho eu vou seguir, para que lado que eu vou. O povo tem que discutir porque é importante saber se nós vamos fazer obras de saneamento ou não. Comparar é discutir o que se fazia de obras de saneamento antes de 2003. Era pouquíssimo", afirmou.Em artigo publicado neste domingo, Fernando Henrique criticou a disposição de Lula em incentivar a comparação entre os dois governos durante a campanha. "Eleições não se ganham com o retrovisor. O eleitor vota em quem confia e lhe abre um horizonte de esperanças. Mas se o lulismo quiser comparar sem mentir e sem descontextualizar, a briga é boa. Nada a temer", disse FHC. Ao participar neste domingo de ato no Encontro Nacional da Juventude do PT, Dilma disse "não ter problema de comparação" entre as duas gestões. "Comparar, sim, se não comparar fica difícil. Vamos discutir quem fez o quê. E quem fará o que. Agora, nós não temos problema nenhum com comparação sabe por quê? Estamos vendo os dados."

Dilma listou, por mais de quinze minutos durante entrevista, realizações do governo Lula que na opinião da ministra foram "ignoradas" na gestão tucana --como a política de educação superior e as obras de saneamento básico do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). No discurso aos jovens, ministra manteve as comparações com o governo Fernando Henrique. "Nos últimos 50 anos, nós do PT fomos grandes governantes pelo fato de que distribuímos renda. Essa é a diferença entre nós e outros governos."Para o ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais), não será a primeira vez que o PT vai disputar uma eleição fazendo comparações com a gestão tucana. "Vamos comparar porque, por enquanto, não mostraram o que querem fazer. Por enquanto a gente compara com aquilo que fizeram. Assim que mostrarem o que querem fazer, vamos comparar", disse. Sobre a declaração de FHC, Padilha disse que "toda vez que o ex-presidente Fernando Henrique fala, o governo cresce na sua aprovação e a ministra Dilma cresce nas pesquisas".

ESTATIZAÇÃO :

A ministra sinalizou que, se for eleita, vai manter as políticas de esquerda que priorizam a estatização. "Que não haja retrocesso, que não voltemos as políticas de privatização que ameaçaram a Petrobras, que podia ter virado Petrobrax." Dilma classificou de "atrasados" os que insistem em afirmar que o PT tem postura de extrema esquerda na sua gestão. "O pessoal está atrasado. Nem em Davos [Fórum Econômico Mundial] a gente recebe mais essa crítica", afirmou. Num recado aos tucanos, a ministra disse que não é o governo do presidente Lula "quem teme acabar com os juros e acabar com o PAC".

FONTE : FOLHAPRESS .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.