10/03/2010

BLOG XIQUEXIQUE,FOTO HISTORICA : O CAIS E AS RAMPAS .


XIQUEXIQUE NO TEMPO DO CAIS E DAS RAMPAS.

Esta é uma das mais bonitas fotos de Xiquexique que já vi. Retrata com perfeição a beira do rio no tempo em que contávamos com a pequena rampa da Rua Belo Horizonte e com a rampa do capim, mais tarde transformada em rampa do mercado.







Da rampa menor, durante toda a década de 1950, a gente, utilizando-a como trampolim, praticava os mais diversos tipos de saltos quando o rio enchia e a água encostava no cais. Era uma festa para a meninada. Era na rampa do mercado, no entanto, onde se dava a movimentação, pois alí se encontravam os "aguadeiros" com seus jegues carregando "carotes" d'água para as residências abastadas, era alí que acostavam os paquetes trazendo os produtos das ilhas vizinhas a Xiquexique, para vender na feira, era alí que os caminhões encostavam para lavagem e as vezes até lavadeiras se aproveitavam da rampa grande. Essa foto, obtida no período da manhã, registra ainda, a mania que o povo tinha de sentar no cais, de pouco mais de 1/2 metro acima do nível da rua, e dalí ficar observando a movimentação que acontecia na beira d'água. À tardinha, com o sol já descambando e menos quente a movimentação no cais era maior pois para alí se deslocava grande parte da população da cidade para apreciar o lindo por do sol de Xiquexique, enquanto alguns amadores se distraiam com linha e anzol futurando fisgar uns mandins para comer assados. Tudo isso nos foi tirado pelo PAREDÃO, construção de mau gosto e sem serventia a não ser para juntar sujeira e falta de higiene na beira do rio. Precisamos, urgentemente, que os nossos administradores municipais (Prefeitura e Câmara) se sensibilizem e decidam derrubar o PAREDÃO e restaurar as rampas de antigamente, prestando assim um grande serviço à comunidade .

OBS: Essa belíssima foto me foi enviada pelo xiquexiquense MAX ALVES, atualmente residindo na Bolívia .
PUBLICAÇÃO : BLOG XIQUEXIQUE DE JUAREZ CHAVES .
ACESSE : http://www.xiquexiquense.blogspot.com/

7 comentários:

  1. Amigo Adriano,
    Agradeço-lhe por você ter me honrado com a publicação da matéria XIQUEXIQUE NO TEMPO DO CAIS E DA RAMPA no seu importante blog.
    Aproveito a oportunidade para solicitar-lhe a retificação do meu nome para Juarez Chaves, um dos seus seguidores.
    Atenciosamente
    Juarez Morais Chaves

    ResponderExcluir
  2. Bom dia meu amigo, conterrâneo e seguidor do XIQUESAMPA Juarez Chaves,onde foi que encontrei Soares em seu nome em kkkk,também da um crédito eram 4:20 hs da matina !!!! Já está mais do que reparado o seu nome,aproveito para o parabéniza-lo pelo BLOG XIQUEXIQUE uma relíquia incontestavel . Grande abraço parceiro,estamos ai juntos e misturado pelo bem de Xique-Xique (gosto de escrever assim por que é assim que está no meu documento kkk) ..

    ResponderExcluir
  3. Parabenizo O Adriano pela materia, e a Max pelo envio dessa imagem, que sem dúvida uma das melhores que ja vi de Xique Xique dos tempos de outrora. que maravilha! feliz de quem viveu essa epoca!!abraço..João Machado

    ResponderExcluir
  4. Ana Maria Laura,Xique-Xiquense em São Bernardo do Campo. Sp .10/03/2010, 10:28

    Realmente essa foto me fez lêmbrar da época boêmica em Xiquexique !! Sai de Xique-Xique em 1963,são 47 anos morando em São Paulo,mais precisamente em São Bernardo do Campo,encontrei esse blog pesquisando Xique-Xique no google e pra minha grata surpresa e minha felicidade encontrei o Blog Xiquesampa,estou realmente muito feliz,voc~es não sabe o quanto,virei fâ daqui. Vendo esta foto fico emocionado pois nunca mais pode voltar pra minha terrinha,são 47 anos longe dai,mas com o Xiquesampa pude matar a minha saúdade ainda mais vendo esta foto,brinquei e namorei muito ai na rampa do antigo cais. Vou apressar minha visita a minha terra natal graças a vocês. Grande abraço e obrigada por me proporcionar esse momento .

    ResponderExcluir
  5. Amigo Adriano,
    Informo-lhe que o nosso pesquisador e historiador Cassimiro Neto, ensina que o nome da cidade é escrita com CH - CHIQUE-CHIQUE. A polêmica está no livro dele. Estou querendo adotar a novidade por ser mais chique.
    Vê se você localiza o EMAIL de Ana Maria Laura, nossa conterrânea fanática por Xiquexique que mora em São Bernardo (veja o comentário anterior, para eu entrar em contato com ela.
    Juarez

    ResponderExcluir
  6. Bom dia meu amigo e colaborador Juarez Chaves!!! Bem o e-mail que a Ana Maria Laura utilizou foi criado pela sobrinha dela ela não sabe utilizar a muito a net,simplesmente a sobrinha dela ia escrevendo o que ela ia falando. No mais posso te garantir que após falar com ela que hoje tem 63 anos é que ela nasceu no povoado de Retiro da Picada próximo a Copixaba,me disse que lêmbra muito pouco de Xiquexique mas te garanto que foi aos prantos quando relatei algumas coisas da nossa cidade e da nossa regionalidade. A nossa conterrânea e eu nos encontramos por um acaso em uma loja aqui em São Paulo ( é muito comum encontar pessoas de outros estados aqui e vão logo perguntando vc é de onde?? Nasceu Onde?? E assim ja encontrei muito conterrâneo aqui, isso pelo fato de sempre trabalhar cem comércio e contato com o público aqui,encontrei com pessoas aqui que nem imaginaria encontrar. Uma vêz minha mãe encontrou com um primo dela dos tempos da Fazenda Carnaúba que veio de Xique-Xique a 50 anos e nunca mais voltou pra terrinha,nem pra visitar,mas são coisas do destino. Grande Abraço Juarez Chaves .

    ResponderExcluir
  7. Esse tempo era bom e eu não sabi .

    ResponderExcluir

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.