24/03/2010

CIRPA DE XIQUE-XIQUE PROJETA SUA AMPLIAÇÃO .

De 15 a 19 de março/2010, O CIRPA-Centro Integrado de Referencia Pesqueira e Aqüicultura de Xiquexique recebeu os técnicos: Elijalma Augusto Bezerra da CODEVASF de Petrolina, Rogério Souza Soares da CODEVASF de Brasília e Paulo César de Oliveira Carvalho da CODEVASF de Irecê, e dois topógrafos do Projeto Boa Vista. O objetivo foi o elaborar o projeto de ampliação do CIRPA Xiquexique com a construção de novas instalações para, assim, aumentar e dinamizar sua estrutura. O projeto visa à construção de um auditório climatizado, com capacidade para 60 pessoas, onde serão ministrados palestras e cursos, serão construídas também biblioteca e sala de leitura, alojamentos para receber palestrantes, estudantes e pesquisadores que trarão mais desenvolvimento para a região.

O laboratório será ampliando com a instalação de mais três tanques de reprodução, 15 tanques para pesquisa com larvicultura e alevinagem, ampliação do laboratório de limnologia e produção de microalgas. O CIRPA contará também com mais nove viveiros escavados, aumentando sua capacidade de produção para atender as associações e cooperativas da região. Concomitante aos trabalhos dos técnicos acima citados, no dia 16 de março/2010, o professor João Rocha, Diretor do Campus da UNEB de Xiquexique, esteve visitando as instalações do CIRPA quando na oportunidade, se reuniu com os membros do CIRPA Xiquexique, e em pauta, trataram de um possível convênio a ser firmado entre as entidades, visando à instalação do Curso de Engenharia para Aqüicultura e Pesca no município de Xiquexique, onde o CIRPA funcionará como base para as atividades da Universidade.

FONTE : JORGE MEIRA COLABORADOR DO BLOG XIQUESAMPA .

4 comentários:

  1. Parabéns a Jorge e equipe. Eu pensei que a estação de psicultura nao iria vingar, mas graças a Deus e a jorge pensei errado.

    ResponderExcluir
  2. Acho que o Curso de Engenharia para Aqüicultura e Pesca no município de Xiquexique ja demorou pra sair do papel e virar realidade. Nossa cidade tem todo o parato pra isso,falta a melhora na estrutura e o acordo com o convênio com a UNEB virar realidade. Parabéns Jorge Meira por sua luta e dedicação no CIRPA e no Terminal Pesqueiro .

    ResponderExcluir
  3. Desde quando eu morava ai em xique-xique Jorge ja trabalhava nessa area. Mas como agora tem outros profissionais fica claro que xique-xique tem grande chance de ser uma cidade melhor. Parabens a todos que fazem parte da estação de psicultura. Forte abraço Jorge.

    ResponderExcluir
  4. Espero que ações como essa,viabilizem novos projetos que beneficie nosso cidadão Xiquexiquense .

    ResponderExcluir

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.