04/03/2010

REPRISE : DIL MARCOU ÉPOCA NO BAHIA NOS ANOS 70 E 80 . O EX-JOGADOR MORA EM XIQUE-XIQUE A MAIS DE 20 ANOS .





























O Médio-volante DIL (3º agachado da esquerda para direita)com passagem marcante pelo futebol baiano nos anos 70 e 80, Edvaldo Nogueira da Silva, o Dil, nasceu em Poções (BA) em 28 de janeiro de 1957. Começou a carreira em 1975 no Bahia, pelo qual conquistou o título estadual em cinco oportunidades. Defendeu também Atlético de Alagoinhas, Fortaleza, Asa de Arapiraca, Fluminense de Feira de Santana, Catuense, Botafogo de Salvador e Serrano de Vitória da Conquista, onde pendurou as chuteiras e iniciou a carreira de treinador, inicialmente como auxiliar de Polozzi. Atualmente, reside em Xique-Xique, distante 570 quilômetros de Salvador, onde presidiu a Liga Xique-Xiquense de Desportos, que atua apenas com esportes ditos amadores e também descobridor de novos talentos para o futebol brasileiro. Casado, tem dois filhos.Sua maior recordação no futebol está ligada ao Bahia de 1978, que terminou o Campeonato Brasileiro em sétimo lugar conheceu bem os atalhos do Maracanã e atuou também no masters do Bahia. “Era titular daquele time de 1978 que marcou época em nosso Estado. Só não chegamos mais longe porque realmente era quase impossível vencer times como Guarani, Palmeiras, Internacional e Vasco”.

Alguns dados: Em 1977, o Bahia manteve a mesma base da conquista do tetra. Mais entrosado, o time fez uma campanha ainda melhor. Perdeu apenas dois dos 38 jogos disputados e recebeu da torcida o apelido de “máquina tricolor”.Chegou à decisão, em 22 de maio de 1977, contra o maior rival, invicto a 27 jogos. O Vitória se superou, fez uma grande partida. Conseguiu sair de campo sem tomar gols, mas também não foi capaz de balançar as redes. O 0 x 0 transformava o Bahia no primeiro pentacampeão baiano da história. A festa após o apito final foi tão grande que Douglas saiu do estádio e esqueceu que tinha sido relacionado para o exame antidopping. Precisou voltar. Apesar da qualidade técnica do time que comandava, o técnico Carlos Froner atribui a outra coisa a conquista do penta. É que ele usou a mesma camisa cinza quadriculada nos 38 jogos do campeonato.

*** Esporte Clube Bahia - Campeão Baiano de 1983 ***

CLASSIFICAÇÃO FINAL :

01º Bahia,2ºCatuense,3º Fluminense,4º Serrano,5º Vitória,6º Galícia,7º Leônico,8º Itabuna,9ºRedenção,10º Botafogo de Dil,11º Atlético e por último 12º Bahia de Feira .

Artilheiros:Osni (Bah) 23 gols;Mirandinha (Flu) 13 gols;Rubens (Red) 12 gols;Róbson (Bah); Esquerdinha (Vit) 10 gols;Bobô (Cat) 09 gols;Ademir Patrício (Vit) 08 gols;Emo (Bah); Escurinho (Flu); Osmar (Gal) 07 gols;Palhinha (Leô); Souza Alagoano (Atl) 06 gols;Héber e Ricardo Silva (Bah); Beijoca (Cat); Rubens (Ser); Zé Augusto (Vit); Batata e Júlio César (Gal);Pita e Dil (Bot) 05 gols .

ATUAÇÃO PELO CAMPEONATO BRASILEIRO CONTRA O FLAMENGO :
Flamengo 4 x 0 Bahia em 28/11/1979 Maracanã .

Flamengo: Cantarelli,Lêandro,Dequinha,Manguito,Carpeggiani,Tita,Andrade,Zico,Adílio,Claúdio Adão (3) e Reilnaldo.Depois Júnior e Carlos Henrique.Téc.Cláudio Coutinho .

Bahia: Renato,Sapatão,Baiaco,Washington,Peres,André,Carioca,Douglas,Dil ,Valdoir,Edmílson e Batista depois Jorge Luis (1 gol contra) e Severino.Téc.Duque .

" Entre os grandes ídolos do Esquadrão de Aço Dil teve ter saúdades de alguns como: Roberto Rebouças, Baiaco, Juvenal Amarijo, Zé Eduardo, Sapatão, Osni, Biriba, Alencar, Marito, Bobô, Charles, Emo, Emerson Ferreti, Dadá Maravilha, Eliseu Godóy, Beijoca, Léo Oliveira, Gilson Gênio, entre outros. Dil até hoje é lêmbrado pelos fanaticos torcedores que viram o tricolor de aço em ação nos anos 70 e 80,termos orgulho de termos um penta-campeão em Xiquexique como morador da nossa cidade,parabéns Dil por suas conquistas e sussessos no futebol ", diz Adriano Brito/BLOG XIQUESAMPA .

Aqui você encontra a relação de jogos naquele ano e campeonato no link:http://futpedia.globo.com/jogadores/dil/jogos

Mande-nos um e-mail adrianoxiquesampa@yahoo.com.br sugestões.

ESSA MATÉRIA FOI PÚBLICADA PELO BLOG XIQUESMPA DIA 1º DE MAIO DE 2009 .
FOTOS : SITE DO MILTON NEVES , http://www.miltonneves.com.br/
FONTE : BLOG XIQUESAMPA, FBF E SITE MILTON NEVES .

6 comentários:

  1. JURA,BARRA BA .04/03/2010, 12:09

    Rapaz Dil Maracujá é Pentacampeão Baiano ??Eu não sabia,o cara é importante em,foi um ótimo jogador .

    ResponderExcluir
  2. Parabéns ao Blog XiqueSampa pela excêlente matéria feita sobre Dil,não sabia da sua trajetória no futebol .

    ResponderExcluir
  3. Está de parabéns o blog: bom conteúdo e criatividade! Uma dica: corrija com mais cuidado os textos; ninguém é o máximo nem 'expert' na língua portuguesa, mas tenho observado muitos erros inadimissíveis... erros feios!
    Mas os erros são corrigiveis! Bola pra frente, rapaz!

    ResponderExcluir
  4. Valeu,muito obrigado pela dica!!! A erros sim porém o tempo é escarsso ainda conciliar blog,vida pessoal e trabalho . Rapaz minha vida é tão corrida que escrevo sem tempo de corrigir se é que me entende,algúns textos e é a maioria são copiados (como este por exemplo)pelo próprio autor,não posso mexer uma palha, mas o importante é levar pra vc visitante do Blog a melhor escrita no melhor conteúdo,agradeço a observação,espero que compreenda . Grato,Adriano Brito.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo blog - Sensacional.
    Meu amigo Fernando Silva jogou no Bahia em 1974/1975.
    Foi campeão de 1975.
    Em 1974 disputou o campeonato nacional para o Bahia.
    Foi Campeão em 1972 pelo Vitória.
    Encerrou a carreira em 1980 no Leônico.
    Muito bom este blog.
    Se quiser fotos do Fernando eu tenho.
    Waldevir.
    E-mail: waldevir@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Dil, bom marcador e qualidade de passes. O conheci no bairro de Santo Antônio Além do Carmo. Ele namorava com uma amiga minha lá da Rua Direita e eu morava na Rua dos Perdões. Aqui em Salvador.

    ResponderExcluir

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.