25/03/2010

RECORDAR É VIVER : HISTÓRIA DO ESTÁDIO DR.HÉLCIO BESSA.

Antes do Estádio, nos idos de 1955 a 1967, as equipes de futebol existentes em Xique-Xique, como: Esporte Clube Bahia, de Leopoldo; Ginásio Futebol Clube, de Dr. Hélcio, Operário Futebol Clube, de Waldir de Casé; Atlético Futebol Clube, de Doro Santana; Esporte Clube Flamengo, de João Pacheco; Esporte Clube Xique-Xique(Caveira) de Manoelzinho Bigorra, jogavam e disputavam amistosos e, esporadicamente, campeonatos e torneios em campos abertos, como: Campo do Bahia, Campo da Ponta da Ilha, Campo do Flamengo e campo do Xique-Xique(Caveira).Futebol em Xique-Xique, tornou-se uma grande atração, visto que, não havia outras opções de lazer, a cada final de semana, muita gente ia assistir aos jogos em volta dos campos.
















Nascia então à necessidade de terminar as obras do Estádio, que há anos estavam paralisadas. Dr. Hélcio Bessa, então diretor do Colégio Municipal Senhor do Bonfim, como desportista e dono de um time de futebol, e também aproveitando as circunstâncias de ser o único médico da cidade, tomou a iniciativa de concluir as obras do tão sonhado Estádio, e perseguindo o objetivo, realizou eventos para a aquisição de materiais de construção, como: bingos, sorteios, rifas, recebia doações, e em regime de mutirão, as equipes cediam, gratuitamente, profissionais dos seus planteis, como pedreiros, marceneiros, auxiliares de serviços gerais e a prefeitura cedia os metres-de-obras(João Araújo e Getúlio Cunha) e também, parte de materiais de construção, como: cal e tijolos cerâmicos...... Em, mais ou menos, 1 ano e meio, (por volta de 1963) estava então, concluída a primeira etapa do Estádio, a murada com 2 metros de altura, cerca de arame em volta do campo, Traves de "madeira trabalhada" (antes era de carnaúba), portões, entre outras intervenções estruturais.

FONTE : JORGE MEIRA (SUCURSAL EM XIQUE-XIQUE), COLABORADOR DO BLOG XIQUESAMPA.
FOTOS : Aníbal Júnior de Itajubaquara-Gentio do Ouro no dia da Apresentação do Time do Master do Flamengo do Rio de Janeiro .

4 comentários:

  1. Rapaz o Estádio ta é bonito em???? Faz é tempo que não vou ai,abraço a todos .

    ResponderExcluir
  2. Rapaz esse Jorge Meira é um icone da nossa historia,o cara tem tudo arquivado,não é possivel pra lêmbrar desse tempo só sendo expert no assunto e isso ele é concertesa .

    ResponderExcluir
  3. Anônimo disse... É sempre bom rever as matérias sobre o futebol de Xique Xique, aqui em Petrolina PE, sempre acompanho a história do futebol de XX, parabenizo Jorge Meira. Xique Xique, também está inserida no futebol de Petrolina, pois foi o CAIANO SOCIAL CLUBE, que fez a inauguração deste belo Estádio de Futebol, Teve o grade jogador Xiquexiquense que brilhou muito aqui em Petrolina, o gde ONALDO, sem falar em mais três ilustres que passaram pelo nosso futebol, já profissional, trazidos por mim: SIDNY, LUCIANO E RICARDO.
    Parabéns, Jorge Meira, Kiko, Dil, Luizão do Bragantino e todos que fazem o futebol de XX.
    José Evaldo
    ZE VALDO
    jdantascoelho@bol.com.br

    28 de março de 2010 09:31

    ResponderExcluir
  4. Oi ZÉ VALDO tudo bem??? Não sei se você recorda mas uma vês nós trocamos e-mail falando sobre Sidny quando você o levou junto com Luciano para Petrolina . Gostaria de saber onde anda o RICARDO que você levou pra ai também . Uma vês tive a oportunidade de conchecer ONALDO através do meu Saúdoso Padrinho O Engenheiro FLÁVINHO (Im memoria)mais concherido como GARROTÃO . Muito obrigado por contribuir com nosso Blog,espero mais suas visitas aqui,esteje a vontade pra públicar suas hístorias ou matérias no BLOG XIQUESAMPA .Grato Adriano Brito/BLOG XIQUESAMPA .

    ResponderExcluir

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.