08/04/2010

ASTEROIDE PASSARÁ BEM PRÓXIMO DA TERRA .


WASHINGTON, EUA (AFP) - Um pequeno asteróide, descoberto recentemente, passará bem perto da Terra nesta quinta-feira, pouco depois das 23H00 GMT, 20H00 de Brasília, aproximando-se a 359.000 km, mas sem representar perigo, segundo o Jet Propulsion Laboratory (JPL) da Nasa. Esta distância representa nove décimos da que separa a Terra da Lua, comparou o JPL.
O asteróide mede cerca de 22 metros de comprimento e foi observado pelo telescópio do laboratório "Catalina Sky Survey" perto de Tucson, no Arizona (sudoeste), que tem como missão descobrir cometas e outros objetos que evoluem próximo da Terra. "Passagens de objetos ao largo de nosso planeta a uma distância inferior à que existe entre a Terra e a Lua acontecem várias vezes por ano", destaca Don Yeomans, cientista do JPL de Pasadena, na Califórnia (oeste). A Nasa detecta e acompanha asteróides e cometas que passam perto da Terra com telescópios em terra e em órbita, como o Hubble.

O programa de observação de objetos que passam perto de nosso planeta, chamados de "Spaceguard", descobre-os e avalia suas dimensões e trajetória, para determinar se representam um perigo potencial. Em janeiro passado, um pequeno asteróide passou ainda mais perto de nosso planeta, a 130.000 km.

FONTE : AFP .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.