01/04/2010

CONCHEÇA UM POUCO O SITE OS CHICOS DE BELO HORIZONTE MG .

Este é o espaço do projeto Os Chicos do jornalista Gustavo Nolasco e do fotógrafo Leo Drumond, aprovado pela Lei Rouanet e com patrocínio da CEMIG e da CBMM . Aqui será documentada a cultura oral das comunidades do rio São Francisco. Mineiros de Belo Horizonte, Nolasco e Drumond percorrerão os 2.700 Km do Velho Chico, das serras de Minas até a pancada do mar. Vão buscar os "Chicos" e "Chicas" que fazem a vida de um dos mais importantes rios do mundo. Este é um espaço para todos amantes do Velho Chico participarem de suas histórias, folclore e discussões .

O lançamento do livro, chamado Beira de Estrada, e do livro Harpia, do meu sócio João Marcos Rosa . São nossos primeiros livros publicados, ambos de fotografia documental, e o coquetel foi realizado dia 29/03 as 19:00, no museu Abílio Barreto em Belo Horizonte.



      Pescadores em trecho do rio ao lado da cidade de Pedras de Maria da Cruz.

      Foto: LEO DRUMOND / OS CHICOS - 1/18

...Os mistérios das ruas noturnas de vapores de mercúrio não escapam do olhar de Chico Poeta, nosso artista ribeirinho....


Vila São Francisco, Maurícia, Penedo. Um tesouro da história brasileira....


....que ainda não decifrou o mistério de como dar suas braçadas nas águas do Velho Chico.


...que é a terra de inspiração, opressão e admiração para Francisco Araújo Filho...


....mas, infelizmente, o que passou...


...não volta mais...



que mexe com saudades no equipamento de seu pai, fotógrafo de verdade .

SEJAM BEM VINDOS A ESSA RIBEIRA !!!
VISITEM O SITE " OS CHICOS " http://www.oschicos.com.br/

Muito obrigado pelos elogios ao BLOG XIQUESAMPA . Grato, Adriano Brito .

7 comentários:

  1. Belissimo trabalho, parabéns pelo projeto,Leo Drumond. ta buscando com perfeição.tem uma fotógrafa Baiana por nome de Edna Nolasco, teria alguma ligação com o Jornalista Gustavo? João Machado...forte abraço

    ResponderExcluir
  2. MARLI DUARTE BESSA, BERTIOGA SP .01/04/2010, 18:27

    Adorei essas fotos,parabéns ao sire Os Chicos por defender as causas do Velho Chico .

    ResponderExcluir
  3. Maravilhosa essa matéria,parabéns!! Acabei de acessar o site Os Chicos,encontrei muita matéria relacionada ao velho chico,as fotos então nem se fala,muito bom mesmo .

    ResponderExcluir
  4. Meu amigo Adriano, obrigado por ceder o espaço desse site sensacional para o meu projeto. Queria dizer que se cada cidade ao longo do São Francisco tivesse o seu "Adriano", não precisaríamos lutar tanto pela preservação da cultura oral do Velho Chico.
    Também quero lhe contar que no dia 6 (terça-feira) desembarcamos em REcife, rumo a Juazeiro/BA para a segunda etapa da nossa pesquisa. Serão 30 dias de Juazeiro até a nascente.
    Passaremos pela querida e amada Xique-Xique nesse meio tempo. Gostaria muito de encontrar por lá outros seguidores, que como eu, são gratos ao fantástico trabalho do Adriano.

    Abraço a todos,

    Gustavo Nolasco
    Jornalista - Autor do projeto Os Chicos

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns ao Gustavo Nolasco e a Léo Drumond por ser um defensor do Velho Chico. Sou fã do BLOG XIQUESAMPA .

    ResponderExcluir
  7. Olá Gustavo tudo bem com você,Léo Drumond e o pessoal de "OS CHICOS" ? Queria dizer que se em cada cidade ao longo do São Francisco tivesse não só o "Adriano" (Blog XIQUESAMPA),mas também um Gustavo Nolasco e um Léo Drumond (OS CHICOS) ,um Juarez Chaves (Blog Xique-Xique),uma Luiza Lupfau (Blog Viagem no São Francisco)não precisaríamos lutar tanto pela preservação da cultura oral do Velho Chico.
    Sou a favor de uma revitalização urgente do Velho Chico ,temos que fazer a nossa parte do jeito que cada um pode,temos que ter compromisso e a obrigação de defender os interesses do Rio da Integração Nacional . Gustavo tenho pessoas em Xique-Xique dispostas a te ajudar no que for preciso,me mande um e-mail para adrianoxiquesampa@yahoo.com.br para acertamos detalhes da sua visita a nossa cidade . Muito obrigado por ser um dos nossos seguidores e visitantes,estamos na luta e no combate de dar mais qualidade de vida ao Velho Chico,são pessoas como agente que o Rio São Francisco precisa,junte-se a nós você também nesta luta.

    Grato,Adriano Brito/BLOG XIQUESAMPA .

    ResponderExcluir

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.