14/04/2010

INAUGURAÇÃO DAS ESCOLAS REUNIDAS CÉZAR ZAMA .


Estas fotos foram registradas no dia 07 de setembro de 1937, e, neste ano de 2010 estará completando 73 anos de existência da Escola Cézar Zama .



Esse foi um dia de muita festa e muita esperança em Xiquexique(BA)., pois se estava inaugurando não uma escola comum mas, o primeiro grupo escolar público da cidade, graças aos esforços ingentes do Prefeito Cel. Francisco Xavier Guimarães (1933/1938), um dos grandes políticos e administradores que surgiram na cidade.

Por isso, o sete de setembro para nós, não deve representar apenas a independência política do Brasil, mas também a independência cultural dos xiquexiquenses, pois, foi a partir do "Prédio" Cezar Zama, escola estatal, que os pobres tiveram oportunidade de estudar, pelo menos o Curso Primário.

Atualmente devido ao grande número de escolas de maior porte espalhadas por toda a cidade, o Prédio Cezar Zama, por ter apenas 4 salas de aula, talvez fique até relegado a um segundo plano. Mas, cabe aos nossos professores e professoras não esquecerem de que o mesmo continua a ser uma referência entre a população, pois, foi alí que começou a educação em Xiquexique.

FONTE: BLOG XIQUEXIQUE/JUAREZ CHAVES .

2 comentários:

  1. Rever o passado,às vezes é ser feliz em dobro!
    É o caso da foto. Gostei,parabéns.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Muito bom mesmo !!!! São coisas que não tem preço,matar a saúdade do nosso passado nos faz refletir o futuro. Abraço Barreto .

    ResponderExcluir

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.