[NEWS][6]

r
v
xique-xique

LÉO DRUMOND E GUSTAVO NOLASCO DE "OS CHICOS" EM JUAZEIRO BA .

Nos próximos dias chegarão á Xique-Xique os Jornalistas Léo Drumond ee Gustavo Nolasco, eles estão pesquisando,catalogando e colhendo informações sobre cidades e personagéns do Velho Chico para a finalização de um Livro contando a história do Rio São Francisco,suas cidades e personagéns .

Em Juazeiro : É uma cidade carregada de história. Sua importância vai do povoamento do sertão brasileiro, passando pela saga de Antônio Conselheiro e chega à navegação do São Francisco, com seus remeiros, barcas e vapores. A cidade era o ponto de chegada dos vapores vindos de Pirapora, no final do século XIX. Segundo Seu João, filho de um ex-comandante de embarcação, o porto de Juazeiro era tão importante para a região que chegou a ter até 32 vapores fazendo o trajeto de subida do São Francisco. Mais onformações no site http://www.oschicos.com.br/


Hoje, o que resta são carcaças enferrujadas, embebidas de água. Numa triste cena de um cemitério abandonado, com caixões destampados e ossadas à mostra. Antes mesmo dos vapores, Juazeiro tinha um forte comércio, pois era uma espécie de entreposto estratégico. Ao mesmo tempo que recebia roupas, alimentos, móveis e toda uma influência vinda do litoral e da Europa, a cidade também fazia a distribuição para todo o sertão da Bahia, Pernambuco, Piauí. Sendo fundamental até para o interior dos estados de Goiás e Maranhão . Theodoro Sampaio, quando de sua passagem pela cidade, descreveu com propriedade: “a cidade de Juazeiro é, com razão, considerada o empório do sertão do São Francisco”.  Mesmo com poucos dias na cidade, já podemos sentir também que a importância de Juazeiro vai muito além da econômica. A cidade cultua o rio, suas lêndas, histórias e se orgulha de ser parte do Vale do São Francisco.

Jornal Centro Oeste Bahia '

O oeste da Bahia se encontra aqui!

Start typing and press Enter to search