13/04/2010

LÉO DRUMOND E GUSTAVO NOLASCO DE "OS CHICOS" EM JUAZEIRO BA .

Nos próximos dias chegarão á Xique-Xique os Jornalistas Léo Drumond ee Gustavo Nolasco, eles estão pesquisando,catalogando e colhendo informações sobre cidades e personagéns do Velho Chico para a finalização de um Livro contando a história do Rio São Francisco,suas cidades e personagéns .

Em Juazeiro : É uma cidade carregada de história. Sua importância vai do povoamento do sertão brasileiro, passando pela saga de Antônio Conselheiro e chega à navegação do São Francisco, com seus remeiros, barcas e vapores. A cidade era o ponto de chegada dos vapores vindos de Pirapora, no final do século XIX. Segundo Seu João, filho de um ex-comandante de embarcação, o porto de Juazeiro era tão importante para a região que chegou a ter até 32 vapores fazendo o trajeto de subida do São Francisco. Mais onformações no site http://www.oschicos.com.br/


Hoje, o que resta são carcaças enferrujadas, embebidas de água. Numa triste cena de um cemitério abandonado, com caixões destampados e ossadas à mostra. Antes mesmo dos vapores, Juazeiro tinha um forte comércio, pois era uma espécie de entreposto estratégico. Ao mesmo tempo que recebia roupas, alimentos, móveis e toda uma influência vinda do litoral e da Europa, a cidade também fazia a distribuição para todo o sertão da Bahia, Pernambuco, Piauí. Sendo fundamental até para o interior dos estados de Goiás e Maranhão . Theodoro Sampaio, quando de sua passagem pela cidade, descreveu com propriedade: “a cidade de Juazeiro é, com razão, considerada o empório do sertão do São Francisco”.  Mesmo com poucos dias na cidade, já podemos sentir também que a importância de Juazeiro vai muito além da econômica. A cidade cultua o rio, suas lêndas, histórias e se orgulha de ser parte do Vale do São Francisco.

3 comentários:

  1. Fala Adriano, grande parceiro dos Chicos! Seguimos nossa jornada e amanhã vamos pra Sobradinho. Já estamos ansiosos pra "aportar" em Xique-Xique, e pelo visto não faltarão boas histórias por lá.

    Um grande abraço,

    Leo Drumond - Os Chicos

    ResponderExcluir
  2. É isso ai Léo ja te mandei os e-mails da pessoa que vcs entrarão em contato em Xique-Xique,ele se chama JORGE MEIRA,vcs serão bem recebidos em nossa terra concetesa. Uma Jornalista Xique-Xiquense que mora em Salvador tb ja te mandou e-mail,chama-se Poly Pinheiro,fica com DEUS ." Estamos ai juntos e misturados" . Abraço meus brothers,o XIQUESAMPA ta com vcs .

    ResponderExcluir
  3. Faço das palavras de Adriano as minhas.
    Sejam bem vindos a nossa cidade e espero que possa render bons frutos.Nossa pitoresca cidade tem mais a lhes mostrar do que vcs possam imaginar.É tanto causo,lendas e gente sempre pre disposta a ajudar,eis aí o bom exemplo disso.Sr.adriano Brito e companhia LTDA. rsrs
    PS:Em Barra do Rio Grande também posso indicar alguém que conhece ali como a palma da mão,um Sr.Exelentissimo Frei Dom Luiz Flavio Cappio,sempre de braços abertos a todas causas referentes ao nosso pai Francisco.

    ResponderExcluir

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.