22/04/2010

POESIA DE JAIRO COSTA : CARNAÚBA MINHA TERRA NATAL .

" Sou filho da carnaúba, terra dos meus avós tomando água de côco não tem coisa melhor. Por lá existia um cidadão chamado Zé miló, trabalhador incasavel, amigo de Aderaldo Dodó e Antonhão filhos de Ricardino, o maior caçador de onça da região. Segundo Zé miló não se trabalha, não se caça e não vive só, mais o otario do Dodó pensa que o mundo é dele só.

A sorte dele é que ainda restou a vovó que trata a pão de ló, Dodó não gostou da brincadeira do Zé miló os dois entraram em discussão a sós, de repente chega no meio da discussão o velho Damião, fumando aquele charutão querendo saber o motivo da tal discussão .

O Zé miló muito sabidão pergunta para o Damião, o que você quer meu irmão? Dodó respondeu em primeira mão, não vamos responder , deixe-o em vão, pra ele aprender não entrar na vida de um cidadão, e se ele continuar querendo saber da discussão, vai cair na mão de Pilão .

Lá chega o velho Ricandino e pergunta, ainda nessa lamentação? se não parar com isso agora, vai ser obrigado bater a mão no meu facão, ja tem um dia e uma noite que vocês estão nessa disputa e nada de solução, será que vai ser obrigado também eu chamar o delegado Cesário para acabar com essa confusão"?

REALEESE : Jairo Miranda Costa é filho de Aroldo Miranda e Adalgiza Pereira de Souza, moradores da Ponte da Suácica, município de Xique-Xique Ba . Mais conchecido como Jairo Panca ou Jairo Prosa apelidado assim por seu amigo Jorge Meira, Jairo possui inúmeras poesias guardadas em seu arquivo pessaol, vamos publicar algumas no BLOG XIQUESAMPA . Jairo é servidor municiapl e recentemente se formou na UNOPAR de Xique-Xique . Seu filho Javier estuda o curso de Elétrico em Salvador e nos momentos de folga ou feriado vem a nossa cidade onde faz parte da Banda O GROOVE . Na poesia e verso Carnaúba minha terra natal, Jairo narra personagéns da Fazenda mais conchecida de Xique-Xique. Cezário, Damião, Zé Miló,Aderaldo Dodó, Ricardino e Antonhão são figuras inesquecíveis da boa e velha CARNAÚBA .

POESIA EM VERSOS/ AUTOR JAIRO MIRANDA COSTA .
TEXTO EDITADO ORIGINALMENTE POR JAVIER COSTA FILHO .

17 comentários:

  1. Repentista da Pinguela22/04/2010, 16:01

    Jairo é um grande amigo
    apaixonado pelo futebol
    Jogava na quadra sem abrigo
    Fazia chuva ou fazia sol

    Está elegante de paletó
    de chá, não deu colher
    deu de dez em Zé Miló
    E ofuscou o amigo Ravier

    Parabéns meu conterrâneo
    Pelos versos que fez acima
    Vi você fazendo gol em Libâno
    E o futebol? ainda ensina?

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Repentista da Pinguela rsrsrs. Muito bom mesmo seus versos e suas anedotas,maravilha . Você,Jefão e o Repentista da Marreca nos enriquesse com as suas poesias . Mande algumas pra meu e-mail,inclusive sobre Xique-Xique num contexto geral ta bom,publicarei aqui com maior prazer.

    "Valeu homi,que não me engane. O Repentista da Pinguela é Corinthiano ". (rsrsrsr) .

    ResponderExcluir
  3. MIRO TRÊITA DA CARNAÚBA .22/04/2010, 16:43

    Num sabia que Jairo Prossa era poeta minha gente !!! O Homi ta danado em ??? É todos nós temos que explorar nosso lado cultural,parabéns Jairo Carnaúbano .

    ResponderExcluir
  4. sergão da castro alves22/04/2010, 18:47

    Moço, Jairão mandando bala, oxe e ele num era goleiro repentisa de pinguela? e libano era frangueiro mesmo...

    ResponderExcluir
  5. Pois é amigo Miro Trêita e aos demais seguidores do blog,meu pai é um exemplo para aqueles que mesmo com as condições não sendo favoráveis sonham com uma educação de qualidade. Até pouco tempo o mesmo nem imaginava terminar seu ensino médio e o nivel superior era ilusão mais, para aqules que conhecem sabe do seu pontecial, dedicação e esforço . O Tempo passou e o que era sonho pro meu pai se tornou realidade, conseguiu terminar seu ensino médio no Colégio Reinaldo Teixeira Braga e logo veio sua graduação em Adm Pela UNOPAR e digo mais meu caros amigos o Senhor Jairo Recentemente ingressou na UNEB- Cursando Letras e hoje usa os conhecimentos e habilidades para construir suas belas poesias.Parabéns Pai, linda poesia essa é só a primeira de muitas , continue explorando esse dom.

    ResponderExcluir
  6. Segura aí Adriano!
    O nosso amigo Jairo Prosa é também de versos.
    Gostei da estréia da 1ª exposição do nosso mais novo poeta.
    Jairo, se aceitar minha opinião, identifique-se de: "Repentista da Carnaúba" ou "Jairo Prosa do Repente"
    Valeu!

    Vá Firme!


    (Minha modéstia homenagem ao Jairo Prosa)

    Meu amigo Jairo Prosa
    No repente vai brilhar
    Vindo da Carnaúba
    Em Xique-Xique estudar

    Ja mostrou que esforçado
    Na educação e no esporte
    Filho de Adalzija e Aroldo
    Seguindo um novo norte

    No futebol era um valente
    Jogava tudo que sabia
    Na zaga cortava todas
    No meio de campo corria

    No ataque era um terror
    Gols de bicicleta fazia
    Deixava tonto os zaqueiros
    Oh! meu Deus, Ave Maria!

    Agora com mais 50
    leva a vida a caminhar
    Estuda, proseia e madorna
    E vem pra este blog versejar

    O jairo vendeu a fazenda
    Não quer mais gado e nem cabrito
    Agora, só suco-de-cevada
    E comunicar com Adriano Brito.

    ResponderExcluir
  7. RSSRSRSRSRSR,ESSE JORGE MEIRA RSRSRSR,RAPAZ ME ACABEI DE RIR RSRSRSRS !!! VC TB TEM POTÊNCIAL EM JORGE,MOÇO DESSE JEITO VOU FAZER UM CONCURSO AQUI PROS LEITORES DO BLOG OPINAREM QUAL É A MELHOR POESIA,VAI SER O JEITO,CADA UMA MELHOR QUE A OUTRA RSRSRS. MANDA AS SUAS TB JORGE,O PESSOAL JA ESTÃO NOS ENVIANDO,VOU PUBLICAR COM PRAZER .

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Jairo!o modernismo,nos possibilitou reinventar a escrita,escrever o que sentimos da maneira que queremos não precisando usar nehuma regra. Além do mais, você tá resgatando a sua própria história,a sua cultura, a história daqueles que nasceram,viveram e vivem na comunidade da carnaúba.
    Abraço a todos carnaubanos

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Autor: Jairo Miranda Costa
    Segue a poesia em versos dedicada ao amigo Jorge Meira

    Obrigado Jorge Meira pela gratidão
    por ter lido a minha poesia com
    muito amor e atenção.

    Homen de bom coração, família de tradição
    na política e na religião, com serviços prestado no esporte com muita dedicação, que poucos fizeram e jamais farão, na minha querida
    Xique-Xique e em toda região.

    Eu não tenho nem palavras para dizer-te o quanto é importante,essa é só uma simples homengem a vc meu querido irmão e em outra oportunidade farei uma com mais precisão.

    ResponderExcluir
  11. Rapaz Jairo Panca é Poeta tb,tô besta. Ai fez gol em Libano.Gilberto,Foguete,Pequeno,Oberdan...Gente fina .

    ResponderExcluir
  12. Jairinho,
    Vc merece receber todas as homenagens possíveis de seus amigos assim como eu, daqui das bandas de Petrolina - PE, Abraços,
    ZÉVALDO

    ResponderExcluir
  13. Olá Zévaldo,como vai você e família tudo bem? espero que sim, a muito tempo que nao o vejo.Tem noticia dos outros,ou seja,Ivo,Laércio,Zé belo,Flavio,dê lembrancas a todos quando encontra-los.Obrigado pelas felicitações e um grande abraço. Jairo M. Costa

    ResponderExcluir
  14. Olá Amázio,conhecido carinhosamente como lolita,obrigado pela parte que me toca, quando se refere da minha querida canaúba.Como vai você, tudo bem? espero que esteja tudo sobre controle,ja terminou o curso de ciências políticas que era seu sonho,espero que o mesmo se torne realidade,abraços a todos e até uma breve oportunidade.

    ResponderExcluir
  15. E ai primo Jairo vc é um vencedor,merece todas honras aqui no nosso Blog !!! Parabéns,cuide bem dos tios Aroldo e Adalgiza .Abraço do seu primo Adriano Brito/BLOG XIQUESAMPA .

    ResponderExcluir
  16. Olá adriano primão como está o coração?
    Espero que os outros orgãos estejam em conexão é o desejo do primão Jairão , são palavras fluidas do meu coração, inspirado por nosso tio Adão irmão da vó Laura que me inspirou nesse refrão, você não sabe disso não,procure sua mãe que a mesma vai lhe dar melhores informações.

    Abraço, Jairo M. Costa

    ResponderExcluir
  17. MAS O QUE QUER DIZER " Como está o coração?
    Espero que os outros orgãos estejam em conexão é o desejo do primão Jairão , são palavras fluidas do meu coração, inspirado por nosso tio Adão irmão da vó Laura que me inspirou nesse refrão, você não sabe disso não,procure sua mãe que a mesma vai lhe dar melhores informações".

    É MAIS UMA PERIPÉCIAS DOS AMANDÃO?? VOU PERGUNTAR ENTÃO,ABRAÇO PRIMÃO .

    ResponderExcluir

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.