08/04/2010

PRIMEIRA TURMA DE PROFESSORES DE XIQUEXIQUE (BA) .

No que pese o ano de 1964 ser de triste memória para todo o Pais, pois estávamos começando um regime militar que iria durar um quarto de século com a extinção de alguns direitos individuais, em Xiquexique foi um ano de muitas alegrias pois, iniciava-se uma nova etapa na cidade com a formatura da primeira turma de Professores Primários. Até aquela data o nosso povo dependia de professores e professoras formados em outras cidades, principalmente a vizinha Barra, e, como nem todos podiam se dar ao luxo de manter um filho ou filha fora de Xiquexique, a nobre função de ensinar ainda estava destinada à elite financeira da cidade.


O Colégio Senhor do Bonfim veio, com a democratização do ensino médio gratuito para os xiquexiquenses acabar com a discriminação ao permitir que todos os cidadãos e cidadãs pudessem estudar. Mas, como toda conquista, essa formatura é o fruto de um processo que começou com a inauguração do Ginásio Senhor do Bonfim nos idos de 1959, evoluindo para Colégio Senhor do Bonfim no início de 1962, tendo o Curso de Formação para o Magistério Primário, começado com o primeiro e segundo anos, pois, os alunos xiquexiquenses que estudavam em outras cidades, de imediato trouxeram suas transferências e no Colégio de Xiquexique se matricularam. Assim, em dezembro de 1964, surge a primeira turma de Professores e Professoras, formada pelo Colégio Municipal Senhor do Bonfim e pela primeira vez a função do magistério em Xiquexique será exercido, também, por profissionais forjados na cidade.

São os seguintes os primeiros Professores e Professoras formados em Xiquexique: Abvalho Pires de Carvalho, Ana Lapa Araújo, Belanísia Pinheiro Borges, Climéria Marques Assunção, Darilene Santos, Gislene Barbosa, Leonice Feitosa Borges, Marileide Cruz, Marluce Santos Bandeira, Neuza Pires de Carvalho, Pascoal Nery de Souza, Ruy Alves de Santana, Terezinha dos Anjos, Violeta Adélia Franca, Wilca dos Santos e Marise Ferreira Albuquerque Coelho.
 
FONTE : BLOG XIQUEXIQUE/JUAREZ CHAVES .
SITE : http://www.xiquexiquense.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.