12/05/2010

BLOG XIQUE-XIQUE : FOTO ANTIGA E HISTÓRICA : VISITA IMPORTANTE .

No dia 12 de dezembro de 1912 o coronel Militão Rodrigues Coelho, um dos chefes políticos da cidade de Barra do Mondes (BA), situada na Chapada Diamantina, faz uma visita de solidariedade ao coronel Gustavo Teixeira da Rocha, na Fazenda Carnaúba, município de Xique-Xique (BA).


Por medida de segurança o Cel. Militão se fez acompanhar de um batalhão de homens armados, (guarda-costas), pois Xique-Xique estava conflagrado pelo grande conflito, que ficou conhecido pelo nome de ‘Barulhos de Chique-Chique’. Essa visita foi uma demonstração de força, colocando-se a disposição do amigo.

FONTE : BLOG XIQUE-XIQUE DE JUAREZ CHAVES .

4 comentários:

  1. Um quarto da casa na fazenda Carnaúba foi reservado só para guardar as armas!!!

    ResponderExcluir
  2. adriano ou outro membro pode dizer quem são as outras pessoas na foto??? reconheci além de militão, seu filho nestor coelho... grato!!!

    ResponderExcluir
  3. AAo Anônimo : Neste quarto na Fazenda Carnaúba ainda é guardado essas armas, reliquías de um passado presente .

    Celito Regmendes : Entrarei em contato com Juarez Chaves para responder sua Pergunta, essa foto se não me engano é do Livro de Cassimiro Machado Neto . Abraço .

    ResponderExcluir
  4. Na foto, vê-se sentados o Cel. Militão Rodrigues Coelho(com a farda da Guarda Nacional) e Rosalvo Teixeira da Rocha. Em pé, da esq. p/ a dir., Messias Teixeira da Rocha e Nestor Rodrigues Coelho(filho de Militão, ex-prefeito de Barra do Mendes, ex-deputado estadual). Rosalvo e Messias eram filhos do Cel. Gustavo. Rosalvo formara-se em Direito na cidade de Salvador em 1907, e logo ocuparia cargos jurídicos nas comarcas da região do São Francisco.

    DECO TEIXEIRA EM COMENTÁRIO NO BLOG XIQUEXIQUE DE JUAREZ CHAVES .

    ResponderExcluir

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.