02/05/2010

BLOG XIQUESAMPA COLHE FRUTOS NA DIVULGAÇÃO DE XIQUE-XIQUE PELO BRASIL .

O BLOG XIQUESAMPA está colhendo frutos e tendo seu reconchecimento pelo Brasil na divulgação de imagéns e histórias da nossa cidade contada aqui no nosso Blog ! Foi assim com os Mineiros de "OS CHICOS" Gustavo Nolasco e o Fotógrafo Léo Drumond onde fizemos de tudo para levarmos as melhores informações possíveis do nosso município aos nosso visitantes e graças o nosso contato com JORGE MEIRA, POLIANA PINHEIRO E JUAREZ CHAVES a quem enviei e-mails e informei sobre o Projeto e a visita de OS CHICOS em nossa querida Xique-Xique, deu tudo certo Gustavo Nolasco e Léo Drumond sairam satisfeitos e realizados em passagéns por nossa cidade extrairam coisas boas e ruins,mas a referência da nossa cidade foram as melhores possíveis. Queria agradecer mesmo de coração o apoio e à ajuda de JORGE MEIRA a primeira pessoas que contactei e não titubeou, na mesmo hora que mandei e-mail fui sinalizado positivamente, nesse periodo fomos nos contactando, e-mails e mais e-mails entre eu, JORGE MEIRA e o pessoal de OS CHICOS, faziamos gerênciamento e acompanhamentos dos nossos visitantes. Até que faltando poucos dias Gustavo Nolasco e Léo Drumond me avisara que estavam em Remanso e que estavam loucos pra chegar em Xique-Xique . Na mesma hora contactei com JORGE MEIRA que deu soporte ao pessoal . POILIANA PINHEIRO outra conterrânea que reside em Salvador contribuiu e muito fazendo o mesmo trabalho que o nosso, assim como JUAREZ CHAVES outro amante da nossa terra, mesmo morando em Fortaleza não esqueceu da sua terra natal . E dai a Manchete no Site de OS CHICOS : XIQUE-XIQUE CONTADA PELOS FILHOS AUSENTES .

A um mês recebi um e-mail de BERNARDO PUHLER Diretor do projeto IAMGINOSFERA E SERRA DO ESPINHAÇO um importantissimo site de Turismo do Brasil nos solicitando fotos de Xique-Xique, Marra do Mendes, Ipupiara, Gentio do Ouro, Santo Inácio e Brotas de Macaúbas. E não foi diferente nos propomos a ajudar . O BLOG XIQUESAMPA de ADRIANO BRITO, O BLOG OLHARES PELO SERTÃO (DIÁRIO DE BORDO) de POLIANA PINHEIRO, o Fotógrafo JOÃO MACHADO e o  Geográfo, pesquisador da história regional da microregião de irecê e tambem genealógista regional CELITO REGMENDES acabamos de contribuir com Fotos e informações para o site que podem ser conferidos aqui: SERRA DO ESPINHAÇO (http://www.serradoespinhaco.com.br/ ) que também possui um outro projeto o IMAGINOSFERA. Nesse link http://www.serradoespinhaco.com.br/xique-xique vocês poderão ver as fotos de JOÃO MACHADO e POLIANA PINHEIRO de Xique-Xique e neste outro as de CELITO REGMENDES http://www.serradoespinhaco.com.br/barra-do-mendes de Barra do Mendes e Santo Inácio aqui http://www.serradoespinhaco.com.br/santo-inacio . Se alguém poder colaborar fom fotos de IPUPIARA envie e-mail para contato@serradoespinhaco.com.br e contribua. Seu crédito será citado no site .

" SOMOS FILHOS DE UMA TERRA AMADA POR SEUS FILHOS, E MESMO QUE DISTANTE DELA CONTRIBUIREMOS PARA SEU DESENVOLVIMENTO E RECONCHECIMENTO DE UMA FORMA OU DE OUTRA CADA UM NA SUA, FAZENDO O QUE PODE, E A SUA PARTE . FAÇA VOCÊ TAMBÉM, ESTAMOS VENDO E COLHENDO RESULTADOS " .

XIQUE-XIQUE :

FOTO : JOÃO MACHADO .                                     FOTO : POLIANA PINHEIRO .

Na época do império, Xique-Xique contribuiu com a economia do Brasil através da produção de ouro e pedras preciosas dos garimpos da serra do Assuruá. Atualmente a atividade portuária é a principal fonte de renda do local, que está situado as margens do lendário Rio São Francisco e possui inúmeras belezas naturais que fortalecem o turismo ecológico da cidade. Xique-xique é o ponto final (ou de início) da Cordilheira do Brasil. Xique-Xique fica a 549 Km de Salvador . Para conhecer as atrações locais procure os agentes de turismo da região . Tem mais informações sobre este lugar? Envie um email para contato@serradoespinhaco.com.br e contribua. Seu crédito será citado no site .

BARRA DO MENDES :

FOTOS CELITO REGMENDES.

Enfeitada por vales, rios e cachoeiras que circundam a região da Chapada Diamantina, encontra-se Barra do Mendes. O local é repleto de rico cenário natural, sendo abrigo de grutas com pinturas rupestres indígenas e famoso por ser banhado pelas águas do Rio Vereda do Jacaré. Outro atrativo que a cidade guarda é a chegada da primavera, com ela surgem inúmeras flores e borboletas coloridas, próprias da região. Barra do Mendes fica a 543 Km de Salvador. Para conhecer as atrações locais procure os agentes de turismo da região. Tem mais informações sobre este lugar? Envie um email para contato@serradoespinhaco.com.br e contribua. Seu crédito será citado no site.

SANTO INÁCIO :

FOTO: CELITO REGMENDES. Cheia de lêndas como a do pezinho do Menino Jesus, fóssil de pegada de criança localizado no lajedo de entrada da vila, Santo Inácio guarda vários mistérios em suas rochas. O local já foi também importante produtor de diamantes e possui em seu entorno várias cachoeiras e uma infinidade de pinturas rupestres. Santo Inácio fica a 622 Km de Salvador. Para conhecer as atrações locais procure os agentes de turismo da região. Tem mais informações sobre este lugar? Envie um email para contato@serradoespinhaco.com.br e contribua. Seu crédito será citado no site.

GENTIO DO OURO :

FOTO : CELITO REGMENDES .                                  FOTO : POLIANA PINHEIRO .

Gentio do Ouro pertenceu a diversos municípios do sertão baiano. Apenas em 1953 seu território foi reconhecido independentemente. O ouro de seu nome ainda é extraído na região, embora essa atividade pouco represente atualmente. No passado, seus limites foram território dos índios Serranias do Assuruás, de linhagem Tapuias. O termo Tapuia ainda se usa muito no local, segundo a oralidade, no assuruá viviam os Mocoás ou mocoazes, comedores de mocó, um roedor muito presente nas pedras, enquanto que os tapuias que viviam na beira do rio São Francisco eram chamados de Acroás ou Acroazes, havia ainda os amoipiras, gogûes, tupinaés entre outros... Gentio do Ouro fica 675 km de Salvador. Para conhecer as atrações locais procure os agentes de turismo da região.

Parte do texto gentilmente cedido por: Celito Regmendes .

EM DESTAQUE :
 
Navegue virtualmente pela Serra do Espinhaço. Agora será mais fácil entender a Serra do Espinhaço. Tudo isso por que o portal Serra do Espinhaço disponibiliza a seus internautas um mapa nunca antes visto sobre esta vasta região entre Minas Gerais e a Bahia. São mais de 100 localidades em destaque, alem das 15 principais unidade de conservação e os mais importantes rios e rodovias que cruzam as antigas montanhas. O trabalho é fruto de uma parceria entre Abel Carvalho e equipe, com projetos renomados na Estrada Real, Serra do Cipó e região do Vale do Rio Doce, e a agência Imaginosfera. Foram necessários mais de 4 meses de pesquisas e ajustes gráficos, mas o resultado atendeu bem a necessidade de apresentar integralmente tudo aquilo que forma a cordilheira brasileira.

O êxito contudo não impediu alguns percalços do desenvolvimento. Infelizmente várias localidades e atrativos foram suprimidos. \\\"É uma questão da visualização na internet, um mapa como este necessitaria de mais espaço pois tem altura bastante desproporcional em relação a largura.\\\" comenta Abel Carvalho. A solução encontrada pela equipe foi relacionar localidades por proximidade nos textos e fotografias. Isso já acontece em alguns parques como o Parque Nacional da Serra do Cipó, que responde pelas localidades a seu redor. A navegação atual do mapa é bem simples e de fácil ergonomia. \\\"Optamos por desenvolver o mapa na tecnologia HTML, em detrimento do flash que usamos com maior freqüência, tornando todo o conteúdo otimizado para buscas e com maior facilidade de assimilação dos comandos\\\" alega Herivelton Edgar, um dos programadores da Imaginosfera nesta fase do projeto.

http://www.serradoespinhaco.com.br/destaque?cod_destaque=20

3 comentários:

  1. Parabéns a todos vcs que ajudam a divulgar nossa cidade pelos quatro cantos do mundo .

    ResponderExcluir
  2. Olá Adriano e colaboradores do Xiquesampa. Retornei ao blog e tive a felicidade de ver esta divulgação do site aqui. Aproveito novamente então para agradecer o apoio baiano (incluindo a Secretaria de Turismo da Bahia) no portal da Cordilheira do Brasil. Esta semana este foi o site mais visitado dentre todos aqueles administrados pela Imaginosfera. Estamos igualmente surpreendidos e satisfeitos com o número de voluntários e queremos dividir esta alegria com vocês. De coração obrigado! Um abraço Bernardo Puhler

    ResponderExcluir
  3. Olá Bernardo o BLOG XIQUESAMPA e nós ficamos muitos felizes que este site foi o mais visitado entre todos aqueles administradores pelo IMAGINOSFERA. Ficamos gratos quando somos solicitados e como sempre ajudaremos quando precisar e tivemos o reconchecimento da equipe do site IMAGINOSFERA E SERRA DO ESPINHAÇO . Queria agradecer a JOÃO MACHADO, POLIANA PINHEIRO E A CELITO REGMENDES que não mediram esforços no apoio ao envio de suas fotos para você Bernardo e o seu profissionálismo,colocando os créditos desses três amigos em seu site. Concertesa JOÃO MACHADO, POLIANA PINHEIRO E CELITO REGMENDES terão visibilidade maior com a divulgação dos seus trabalhos no site SERRA DO ESPINHAÇO, eu só fiz A PONTE desse trabalho e os indiquei e sempre os indicarei. Saiba que quando precisar do ADRIANO BRITO e do BLOG XIQUESAMPA não conte duas veses e me contacte, estarei a sua diposição.

    ABRAÇÃO BERNARDO PUHLER .
    ADRIANO BRITO, BLOG XIQUESAMPA .

    ResponderExcluir

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.