18/05/2010

BLOG XIQUEXIQUE : FOTO ANTIGA E HISTÓRICA, PRAÇA DO PIRULITO .

( NA FOTO, JUAREZ E ZILEIDE ) .

Antes da existência do movimento de algumas pessoas de Xique-Xique (BA) para que essa pracinha, quase um largo, seja tratada de Praça 6 de julho, seu real nome, esse aprazível lugar, hoje mais conhecido como Praça da Caldeira, era carinhosamente chamado de Praça do Pirulito.

A Praça do Pirulito foi construída pelo Prefeito Cel. José de Souza Nogueira que a inaugurou no dia 06.julho.1932, dando-lhe o nome de Praça 6 de julho, para comemorar o Centenário de Emancipação Política de Xique-Xique. No que pese a festa de inauguração no ano de 1932, até o advento da Caldeira, a pracinha ficou conhecida, mesmo como Praça do Pirulito.

É um dos logradouros mais bonitos da cidade, principalmente por ser a confluência das principais ruas da cidade e por estar cercada pelas residências dos antigos coroneis, como a que aparece ao fundo, residência do Cel. José de Souza Nogueira, que não mais existe por haver sido demolida por um herdeiro neto.

FONTE : BLOG XIQUEXIQUE DE JUAREZ CHAVES .

5 comentários:

  1. PEDRO SAMPAIO18/05/2010, 15:23

    Amigo Adriano, quero lhe dizer que a praça da Caldeira nunca se chamou praça do Pirulito, com esse nome é aquela praça de calçamento rustico, onde ficava o Caneção, bar do Pacheco, no meio da rua e acho que ainda existe, um monumento parecendo um pirulito, por isso o nome.Certufique-se melhor para que a informação seja real. No blog do Juarez eu vi uma mateira com o Cine Bonfim, totalmente enganosa, como endereço a rua Marechal Deodoro(isso foi depois), o mesmo começou na rua Bejamim Constant ou mais conhecida como rua do Perau ou do Brega. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Essa foto por exemplo parece fica na Praça Getúlio Vargas do lado do Canecão, do Bar Dalilla, da antiga Sorveteria de Pachêco chamado de Ponto Chic e prox. a Prça D. Máximo. Valeu pela informação Pedrinho, transmitirei seu comentário a Juarez Chaves,abraço .

    ResponderExcluir
  3. PEDRO SAMPAIO18/05/2010, 20:23

    Adriano, a foto que está no seu blog, é da praça 06 de Julho ou da Caldeira, como é conhecida, veja la atrás os fundos da igreja e a casa do sr. Herbet,antes palacete dos nogueiras, ja demolida e voce pode ver no orkut de Xique-Xique. Abraços

    ResponderExcluir
  4. AH LEGAL PEDRINHO,A PRAÇA DA CALDEIRA COMO VC MESMO DISSE NUNCA FOI CHAMADO DE PIRULITO É ISSO??? LEGAL,ENTRAREI EM CONTATO COM O JUAREZ SOBRE ISSO,ABRAÇO PEDRINHO .

    ResponderExcluir
  5. Juarez Chaves, disse:
    Caro Adriano, a foto que está publicada no Blog XIQUEXIQUE é realmente da "Praça do Pirulito". Ocorre que o obelisco que ficava no meio da pequenina praça, dentro de um círculo cimentado, onde a gente andava de bicicleta, foi demolido quando da reforma para colocar a caldeira. Por isso os jovens comentaristas a estão confundindo com a Praça Getúlio Vargas, cujo obelisco ainda está de pé. Repare, ao fundo, a casa do Cel. José de Souza Nogueira, já demolida e o fundo da Igreja antes da contrução da casa da criança. Essas fotos antigas servem para mostrar aos mais jovens como era a nossa cidade.
    Abraços
    Juarez Chaves

    ResponderExcluir

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.