24/05/2010

BLOG XIQUEXIQUE : SECRETÁRIADO DO PREFEITO CEL. FRANCISCO XAVIER GUIMARÃES .

FOTO ANTIGA : O PREFEITO CORONEL FRANCISCO XAVIER GUIMARÃES E SEUS SECRETÁRIOS .

 O Coronel Francisco Xavier Guimarães foi o cidadão xiquexiquense que por mais tempo, em períodos alternados, exerceu a chefia do Poder Executivo em Xique-Xique (BA). No dia 05 de junho de 1933 o Cel. Francisco Xavier Guimarães assume pela terceira vez o cargo de Prefeito da cidade para um mandato que durou até 30.11.1938. Antes havia exercido a função de Intendente Municipal por dois mandatos, o primeiro de 1920/1922 e o segundo de 1923/1924.

No terceiro mandato, 1933/1938, o Coronel destacou-se dos demais administradores pela introdução da energia elétrica movida a vapor (uso da caldeira) em 1936 e pela construção das Escolas Reunidas Cézar Zama, conhecido como "O PRÉDIO", a primeira escola pública da cidade, em 1937. A foto registra o Prefeiro Coronel Francisco Xavier Guimarães, em seu terceiro mandato, cercado pelos seus auxiliares na Prefeitura. Quem são os auxiliares? Conhecem?

FONTE : BLOG XIQUEXIQUE DE JUAREZ CHAVES .

2 comentários:

  1. para mim q trabalho com HISTÓRIA REGIONAL com baste foco em xique-xique, seria muito interessante saber quem seriam aqueles homens q "comandavam" os destinos do gigante municipio( a qual meinha kerida uibaí fazia parte) nos anos 30... acredito q nesse meio estejam JANJÃO AVELINO, LITHERCILIO ROCHA( talvez aquele senhor negro baixinho), rodrigo "santinho" bessa( sentado a direito do velho CHI'CABOGE como francisco guimarães era conhecido,demóstenes barnabé, cafuzo inteligente q saiu de são tomé de ibipeba pra se destacar em xiq-xiq, messias teixeira rocha...apenas um chute, quem pode trazer dados mais consistentes??? nossa meméria histórica agradece!!!!

    ResponderExcluir
  2. quis dizer nossa MEMÓRIA HISTÓRICA agradece!!!!

    ResponderExcluir

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.