18/05/2010

LAPÃO COMEMOROU 25 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLITICA .

O município de Lapão localizado na microrregião de Irecê, á 500 quilômetros da capital, festejou seus 25 anos de emancipação política no último dia (09).

Em seu passado histórico, fez parte da ocupação territorial de Irecê, cujas terras foram doadas a Antônio Brito de Correia, por seus serviços prestados nos Sertões da Capitania, no século XIX. A cidade de mais de 24 mil habitantes, erguido sobre relevo calcário – de onde geralmente nascem grutas subterrâneas, ficou conhecida nacionalmente em outubro de 2008, depois que um fenômeno rachou o solo do município. A principal atividade econômica do município de Lapão é a agricultura e predominam lavouras de feijão, milho, mamonas e sorgo, cultivados na agricultura de sequeiro. Nesse modelo de produção, aproveita-se o período de chuvas para preparar a terra, plantar e colher. No restante do ano a renda é extraída da produção de hortaliças por meio da agricultura irrigada, o que fez de Lapão, o segundo maior produtor de cenouras do país. A conquista da Fabrica de Mamona beneficia não só os produtores de Lapão, mais de toda a região de Irecê, com o Programa Biodiesel do Governo Federal. O destaque da cultura oleaginosa da mamona deu-se através do programa do biodiesel do Governo Federal, e encontrou em Lapão o local ideal para instalação da usina esmagadora de mamona, por ser um dos principais produtores nacionais desta cultura.

Desenvolvimento social, investimentos na área da saúde, agricultura, educação, infra-estrutura e cultura, estão sendo prioridades do gestor Hermenilson Carvalho e aos poucos a cidade vem recebendo novos detalhes e a vida das famílias adquirindo qualidade e bem estar com novas casas populares, construções e reformas de escolas, pavimentação e urbanização de ruas, construção de praças na sede e na Zona Rural. A festa do aniversário de Lapao, contou com apresentações das bandas Mulheres Perdidas, Carla Vizi, Noda de Caju, Matrix e show Gospel. Durante as festividades aconteceu o I Encontro Regional de Comunicação, promovido pela Agecom e o lançamento do livro “Lapão cem anos de história” do escritor Jakson Rubemonde reuniu autoridades, políticos e empresários .

FONTE : JORNAL FOLHA DA BAHIA DE IRECÊ/ CRISTINA RIBEIRO .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.