[NEWS][6]

r
v
xique-xique

CIRPA PROMOVE O 1º LEVANTAMENTO PRELIMINAR LIMNOLÓGICO E ICTOLÓGICO DA REGIÃO .

O Centro Integrado de Recurso Pesqueiro e Aqüicultura de Xique-Xique – CIRPA recebeu nos dias: 10 a 14 de maio/2010 técnicos da Codevasf/MG para realização do 1º Levantamento Preliminar Limnológico e Ictológico da Região, entre os técnicos estavam o Doutorando em Aquicultura Marcos Vinicius e o Dr. Yoshimi Sato, o maior especialista no setor de pesquisas da fauna aquática do Rio São Francisco, é doutor em Ecologia e Recursos Naturais e o seu trabalho vem desde 1976. O trabalho é um levantamento preliminar para caracterização limnológica e ictiológica da Lagoa Ipueira e do Rio São Francisco na região de Xique-Xique/BA. Os trabalhos de ictiofauna e de limnologia visam subsidiar: programas de repovoamento com espécies nativas do São Francisco, sistema de captação de água para os setores públicos e privados; catalogação de espécies existentes na região e projetos de cultivo de peixes em tanques-redes.

Durante uma semana, foram efetuadas avaliações limnológicas, que é o monitoramento das variáveis de qualidade de água, na lagoa Ipueira na área de influência do projeto de cultivo de peixes em tanques-rede, em Nova Iguira e Fazenda Pinguela, no município de Xique-Xique. O estudo coordenado por Dr. Sato, contou com a participação multidisciplinar dos técnicos da CODEVASF, da Bahia Pesca e da Prefeitura Municipal de Xique-Xique.O estudo obedeceu às normas regimentais da OMS, e foram coletados: Peixes de várias espécies, água, plânctons, sedimentos e elementos aquáticos que foram transportados para o CIRPA para os procedimentos laboratoriais, observando as variáveis físicas e químicas, obtidos no Rio São Francisco, na área de influencia da captação da água que consumimos e que ficará a disposição de toda a sociedade regional.

O resultado final do estudo laboratorial incidiu de forma satisfatória não encontrando nenhum agravante, no que diz respeito a resíduos sólidos, pH, temperatura, turbidez, condutividade elétrica, concentração de oxigênio e alcalinidade e outros elementos. Para o professor Yoshimi Sato, a degradação do São Francisco ainda é recuperável. Charles Fabian, chefe do CIRPA afirma que os monitoramentos limnológico e ictiológico serão realizados periodicamente em Xique-Xique, e que irá, junto com sua equipe, elaborar um plano de trabalho com a finalidade de sequenciar os estudos e pesquisas do Rio São Francisco, na sua área de influencia.

TÉCNICOS E EQUIPE DE APOIO ENVOLVIDOS NA PESQUISA : 

Yoshimi Sato (CIRPA de Três Marias), Marcos Vinícius Teles Gomes (CIRPA de Três Marias), Charles Fabian Alves dos Santos (CODEVASF), Roberta Freire D’Aguiar de Almeida (CODEVASF), Jorge Pinheiro Meira (Bahia Pesca) e Jackson Nunes Rabelo (Prefeitura Municipal de Xique-Xique) .
 
FONTE : JORGE PINHEIRO MEIRA .

Jornal Centro Oeste Bahia '

O oeste da Bahia se encontra aqui!

Start typing and press Enter to search