25/05/2010

CIRPA PROMOVE O 1º LEVANTAMENTO PRELIMINAR LIMNOLÓGICO E ICTOLÓGICO DA REGIÃO .

O Centro Integrado de Recurso Pesqueiro e Aqüicultura de Xique-Xique – CIRPA recebeu nos dias: 10 a 14 de maio/2010 técnicos da Codevasf/MG para realização do 1º Levantamento Preliminar Limnológico e Ictológico da Região, entre os técnicos estavam o Doutorando em Aquicultura Marcos Vinicius e o Dr. Yoshimi Sato, o maior especialista no setor de pesquisas da fauna aquática do Rio São Francisco, é doutor em Ecologia e Recursos Naturais e o seu trabalho vem desde 1976. O trabalho é um levantamento preliminar para caracterização limnológica e ictiológica da Lagoa Ipueira e do Rio São Francisco na região de Xique-Xique/BA. Os trabalhos de ictiofauna e de limnologia visam subsidiar: programas de repovoamento com espécies nativas do São Francisco, sistema de captação de água para os setores públicos e privados; catalogação de espécies existentes na região e projetos de cultivo de peixes em tanques-redes.

Durante uma semana, foram efetuadas avaliações limnológicas, que é o monitoramento das variáveis de qualidade de água, na lagoa Ipueira na área de influência do projeto de cultivo de peixes em tanques-rede, em Nova Iguira e Fazenda Pinguela, no município de Xique-Xique. O estudo coordenado por Dr. Sato, contou com a participação multidisciplinar dos técnicos da CODEVASF, da Bahia Pesca e da Prefeitura Municipal de Xique-Xique.O estudo obedeceu às normas regimentais da OMS, e foram coletados: Peixes de várias espécies, água, plânctons, sedimentos e elementos aquáticos que foram transportados para o CIRPA para os procedimentos laboratoriais, observando as variáveis físicas e químicas, obtidos no Rio São Francisco, na área de influencia da captação da água que consumimos e que ficará a disposição de toda a sociedade regional.

O resultado final do estudo laboratorial incidiu de forma satisfatória não encontrando nenhum agravante, no que diz respeito a resíduos sólidos, pH, temperatura, turbidez, condutividade elétrica, concentração de oxigênio e alcalinidade e outros elementos. Para o professor Yoshimi Sato, a degradação do São Francisco ainda é recuperável. Charles Fabian, chefe do CIRPA afirma que os monitoramentos limnológico e ictiológico serão realizados periodicamente em Xique-Xique, e que irá, junto com sua equipe, elaborar um plano de trabalho com a finalidade de sequenciar os estudos e pesquisas do Rio São Francisco, na sua área de influencia.

TÉCNICOS E EQUIPE DE APOIO ENVOLVIDOS NA PESQUISA : 

Yoshimi Sato (CIRPA de Três Marias), Marcos Vinícius Teles Gomes (CIRPA de Três Marias), Charles Fabian Alves dos Santos (CODEVASF), Roberta Freire D’Aguiar de Almeida (CODEVASF), Jorge Pinheiro Meira (Bahia Pesca) e Jackson Nunes Rabelo (Prefeitura Municipal de Xique-Xique) .
 
FONTE : JORGE PINHEIRO MEIRA .

7 comentários:

  1. Edinho Xiquexiquense em São Paulo25/05/2010, 20:31

    Beleza!
    Que bom que a nossa Xique-Xique está avançando!
    Só assim teremos certeza que os nossos conterrâneos estarão consumindo água de boa qualidade, e tendo monitoramento de técnicos capacitados, com relação ao meio ambiente e as nossas espécies nativas do Velho Chico.
    Parabéns Turma!

    ResponderExcluir
  2. Fico muito feliz com esse trabalho do Cirpa em nossa cidade,parabéns a todos envolvidos neste projeto .

    ResponderExcluir
  3. repentista da pinguela27/05/2010, 15:25

    Uma coisinha eu quero saber
    Onde a amostra foi coletada
    Na ipueira todos podem ver
    Uma lagoa de água contaminada

    Antigamente podíamos nadar
    Atualmente ,isso é um perigo
    Em merda você vai esbarrar
    Até os peixes estão sem abrigo

    A monitoração é o que faltava
    O governo há muito está devendo
    Há tempos o Frei Luis alertava
    O São Francisco está morrendo

    ResponderExcluir
  4. Está me parecendo que o repentista discorreu seus versos, apenas, objetivando rimar, não sabe ele que, neste caso, em todas as amostras de materiais colhidos para análise em laboratório, existem percentuais de dejetos maléficos à saúde, físicos e químicos, numa proporção de: tolerável ou intolerável para o consumo.
    Frei Luiz é, sem dúvida, um grande líder religioso e Dr. Sato é, reconhecidamente, o maior especialista em pesquisa da fauna aquática do Rio São Francisco.
    Portanto, precisamos respeitar: Cada um na sua!
    Há momentos em que precisamos agir com a razão e não com o coração!

    Você pode até rimar
    Mas não queira atrapalhar
    Frei Luiz trabalha a fé
    E Dr. Sato a pesquisar

    Os dois têm grande amizade
    Não podemos contestar
    Um consulta o outro
    Cada um no seu lugar

    ResponderExcluir
  5. Parabéns a todos tecnicos e responsáveis por esse projeto. Lêmbrando que o Rio São Francisco precisa urgente de uma severa Revitalização, temos que preservar nossas espécies e respeitar a época da Piracema .

    ResponderExcluir
  6. O CIRPA em Xique-Xique vem fazendo um ótimo trabalho em nossa Terra!!sempre tenho lido nos blog sobre o importante tabralho de revitalização do Velho Chico!! tanto na parte de monitoramento, como na recuperação das espécies!! parabens a toda equipe pelo trabalho!!.

    ResponderExcluir
  7. Carlinhos Gomes, grande parceiro na música "um romance". Tive esse privilégio. beto sampaio (beto caetano, para o carlinhos)

    ResponderExcluir

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.