28/05/2010

CIRPA TRANSFERE 20 MIL ALÉVINOS PARA DESENVOLVIMENTO DA AQUÍCULTURA NA BAHIA .

Como parte do termo de cooperação técnica firmado entre a Codevasf, Bahia Pesca e Prefeitura Municipal de Xique-Xique, foi realizada, nesta terça-feira, 26 de maio, a transferência de 20 mil alevinos da espécie tilápia, linhagem GIFT, do CIRPA - Centro de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Xique-Xique para a Bahia Pesca. O material genético foi produzido no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Itiúba, em Alagoas, e transferido para o Centro Integrado de Xique-Xique .

Com essa ação, será permitida a renovação dos plantéis das estações de piscicultura da Bahia Pesca, contribuindo para promover a difusão tecnológica aliada ao desenvolvimento da aquicultura no estado, que é atualmente o quarto produtor de tilápia no país e o segundo na região Nordeste .

Na solenidade de entrega dos peixes, houve a participação de representantes de órgãos estaduais, federais, municipais e filantrópicos, além de personalidades políticas de Xique-Xique. Houve também palestra sobre as ações realizadas no primeiro ano de funcionamento do Centro Integrado de Xique-Xique, em seguida visita às suas instalações .

Para funcionamento e operação do CIRPA, além da parceria com a Bahia Pesca, a Codevasf conta o apoio e parceria da Prefeitura Municipal de Xique-Xique.

A espécie tilápia, linhagem GIFT, foi desenvolvida na Malásia e trazida ao Brasil, por iniciativa do governo federal através da Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca (atual Ministério da Pesca e Aquicultura), para a Universidade Estadual de Maringá, referência nos estudos relacionados à aquicultura.

A Codevasf trouxe espécimes da Universidade para os Centros Integrados de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Gorutuba, em Minas Gerais, e Itiúba, aonde vêm sendo realizados trabalhos de reprodução e produção. A tilápia GIFT apresenta alta rentabilidade para os produtores em razão do percentual de filé obtido. A Codevasf, a partir de ações de transferência como essa em parceria com a Bahia Pesca, objetiva melhorar a produção do pescado na região em que atua e reduzir a pressão sobre os estoques pesqueiros .

FONTE : JORGE PINHEIRO MEIRA .

3 comentários:

  1. ANDERSON NOVAIS, JUAZEIRO BA .28/05/2010, 13:32

    Recentemente várias espécieis foram doadas da Bahia Pesca para uma Psicultura em Ananideua no Pará, os alévinos foram trsnsportados por mais de 10 horas de viagem entre antre transporte terrestre e máritimo .

    Parabéns a todos pela matéria.

    ResponderExcluir
  2. UM XIQUEXIQUENSES SEM PRESPECTIVA DE NADA DE NOSSA CIDADE .28/05/2010, 16:45

    AI SIM UMA SITUAÇÃO LEGAL EM NOSSA CIDADE,ATÉ QUANDO??? ESPERO QUE PRA SEMPRE .

    ResponderExcluir
  3. Parabens Adriano, pelo conteúdo do blog!!!! mesmo de longe seu blog tem contribruido de forma positiva para manter os Xique-Xiquenses que estão fora!! bem informado!!! ao contrários de uns blog que tem apenas finalidades políticas!!
    Fiquei indiguinado com uns "Xique-Xiquenses" comemorando a possivel ida do projeto de carnaúbas de Xique-Xique para a Barra!!
    Seja qual for a nossa corrente politica temos de querer o melhor para nossa terra!!! não ficar torcendo contra!! só para depois criticar!!

    ResponderExcluir

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.