20/05/2010

DEU NO BLOG XIQUEXIQUE : PRAÇA DO PIRULITO X PRAÇA GETÚLIO VARGAS, ELÚCIDANDO DÚVIDAS .

Em 18 do mês em curso postei a foto à esquerda, indicando tratar-se da Praça 6 de Julho, conhecida na década de 1950 como PRAÇA DO PIRULITO, e, atualmente chamada pela população como Praça da Caldeira. A matéria foi divulgada aqui no Blog XIQUESAMPA, tendo sido objeto de alguns comentários feitos por jovens conterrâneos informando que a Praça da Caldeira nunca se chamou praça do "Pirulito", com esse nome é aquela praça de calçamento rustico, onde ficava o Canecão, bar do Pacheco, no meio da rua e acho que ainda existe, um monumento parecendo um pirulito, por isso o nome."

O monumento a que se refere o comentarista "parecendo um pirulito" ainda existe (foto a direita) e está situado na Praça Getúlio Vargas, "onde ficava o Canecão".

São dois obeliscos totalmente diferentes: Essa foto onde está eu e Zileide a atual Praça da Caldeira foi construido e inaugurado no dia 06.07.1932 pelo Prefeito Cel. José de Souza Nogueira para comemorar o centenário da Emancipação Política de Xique-Xique, dando ao local o nome de Praça 06 de Julho. Esse obelisco bem como o círculo de cimento que o contornava não mais existem, mas, pelos xiquexiquenses sexagenários e septuagenários o local era conhecido como "Praça do Pirulito".

Nessa outra foto, segundo obelisco, foi construído pelo Prefeito Ten. Antônio Justiniano de Souza, no ano de 1942 para homenagear o ditador Getúlio Vargas e deu ao local o nome de Praça Getúlio Vargas. Esse obelisco ainda existe e deve ser conservado e protegido de demolição pois é um dos marcos históricos da cidade. Nunca foi chamado de Praça do Pirulito.

Esses esclarecimentos tem apenas o objetivo de informar aos jovens xiquexiquenses que não tiveram a felicidade de andar de bicicleta em volta do Pirulito, situado nos fundos da Igreja Matriz
 
FONTE : BLOG XIQUEXIQUE DO XIQUE-XIQUENSE JUAREZ CHAVES .

Um comentário:

  1. ANDRÉ NASCIMENTO .21/05/2010, 09:29

    Ae pros mais novos, agora está tudo esclarecido!!! Juarez é um arquivo vivo da nossa cidade .

    ResponderExcluir

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.