16/05/2010

EVENTOS VOLTADOS PARA A PRODUÇÃO RURAL EM LAPÃO .

Durante a semana de comemoração aos 25 anos de emancipação política da cidade de Lapão, foi realizado no Parque da Cidade, durante os dias 8 e 9 deste a VI Agrolapão, que envolveu também a VI Feira da Cenoura e a VI Feira da Mamona. Durante todo o dia, foram discutidos temas voltados para o biodiesel, cooperativismo e associativismo. O cronograma das palestras foi dividido em dois eixos. O primeiro abordou o tema “Brasil na vanguarda do biodiesel”, sobre energia renovável, ministrada pelo Engenheiro Agrônomo Alex Leal. No mesmo eixo, falou-se também da produção e comercialização de oleaginosas, que teve como palestrante o Dr. Valfredo Vilela – Engenheiro Agrônomo da EBDA.

Em seguida foram discutidos os temas: ação cooperativa e união para o progresso, ação na comercialização da produção da Agricultura Familiar, com o palestrante Genildo Gomes – presidente da COAFTI. À tarde, os trabalhos foram retomados com o segundo eixo, abordando o tema “produzindo com responsabilidade”, tendo como foco a produção orgânica, trabalho dirigido pelo agrônomo Eládio Dourado. Logo após, Joiran Souza Mendes ministrou painel sobre agrotóxicos e seus riscos. Ao final da jornada agrônomo, Leandro Sodré, palestrou sobre os cuidados e responsabilidades no racionamento da água em cultivos de cenoura.

O evento contou com significativo número de participantes, envolvendo produtores, técnicos, órgãos oficiais, além de mostras de produtos da agricultura familiar, máquinas e equipamentos do agrobusiness.

FONTE : JEFERSON MESSIAS/ jefferson.souza15@yahoo.com
REPRODUÇÃO : JORNAL CULTURA & REALIDADE .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.