02/05/2010

HOMENAGEM DO BLOG XIQUESAMPA AOS REPENTISTAS E POETAS DE XIQUE-XIQUE .

Em Xique-Xique temos alguns Repentistas que sempre deixam seus versos "de repente" em sites e blogs relacionados a nossa cidade, por isso o BLOG XIQUESAMPA presta essa homenagem aos nossos poetas conterrâneos com essa matéria !! Salve Salve REPENTISTA DA MARRECA, REPENTISTA DA PINGUELA, REPENTISTA IMPROVISADO, JAIRO COSTA,  JEFÃO MEIRA e a todos poetas e repentistas da nossa terra que usam sua arte para o bem .

Desafio entre repentistas . Repente (conhecido também como desafio) é uma tradição folclórica brasileira cuja origem remonta aos trovadores medievais. Especialmente forte no nordeste brasileiro, é uma mescla entre poesia e música na qual predomina o improviso – a criação de versos "de repente". O repente possui diversos modelos de métrica e rima, e seu canto costuma ser acompanhado de instrumento musical . Quando o instrumento usado é o pandeiro, o repente é chamado de coco de embolada; acompanhado do violão, denomina-se Cantoria .

Estátua em homenagem à Teixeirinha, maior repentista do sul do Brasil .

O repentismo na região sul, caracteriza-se, além do improviso, usa-se dois instrumentos musicais: o violão e a acordeon, sendo que, no final, os trovadores sempre fazem as "pazes". Nos anos 60 - 80, essa variação folclórica foi muito popular na região sul do Brasil,chamada de Trova, muito difundida por Teixeirinha & Mary Terezinha, juntos eles trovaram inúmeras vezes, alegrando não só os gaúchos, mas todo o povo brasileiro. Contudo a maior referência para os trovadores da atualidade no Rio Grande do Sul é Gildo de Freitas Além da Trova também existe no Rio Grande do Sul, a Pajada, cujo maior representante é Jayme Caetano Braun, seguido por Paulo de Freitas Mendonça e outros. A trova é uma construção poética improvisada em sextilha. Suas rimas são abcbdb e seus versos são cantados ao acompanhamento de acordeon. A Pajada é poesia oral improvisada em Décima Espinela (abbaaccddc) no etilo recitado e acompanhada de violão.

ALGUNS REPENTISTAS :

BRASIL-SUL : Adão Bernardes - trovador e pajador. Albeni Carmo de Oliveira - trovador e pajador. Arabi Rodrigues - pajador. Chico Vargas - trovador. Crioulo Batista - trovador e pajador. Formiguinha - trovador. Gildo de Freitas - trovador. Jadir Oliveira - trovador e pajador. Jayme Caetano Braun - pajador. José Estivalet - trovador e pajador. Luiz Müller - trovador. Moraezinho - trovador. Pedro Jr. da Fontoura - pajador. Portela Delavi - trovador.

BRASIL-NORDESTE : Chico Nunes - cantador. Lourival Batista - cantador. Patativa de Assaré - cantador.

7 comentários:

  1. Vc esqueceu do Repentista do Amarracouro rsrrsrs .

    ResponderExcluir
  2. rsrs Estes repentistas são uma comédia em versos.
    Sou uma sertaneja apaixonada por repente,e gostaria muito de conhecer,publicar e apoiar tais contadores de histórias em rimas e versos.
    Mesmo sabendo de seus pseudonimos,como forma de não se expor aos seu comentários maudosos e polêmicos em outros blogs,sou fã de tal arte.

    ResponderExcluir
  3. Jefão Meira03/05/2010, 11:07

    A arte está bem viva
    Basta ter a inspiração
    Às vezes cantando a diva
    E o que sai do coração
    Na poesia improvisada
    A arte é emoldurada
    No quadro de uma canção

    Esperemos que os espaço
    Não seja mais reduzido
    Se o poeta andar descalço
    Seu repente será fingido
    Mas ,disse o grande Pessoa
    O poeta é um fingidor,na boa!
    O que sente não é percebido

    Meu respeito aos repentistas
    Onde aflora a inteligência
    Aos cantadores e piadistas
    Que desafiam até a ciência
    No improviso ou na lembrança
    A palavra, na rima, dança!
    A poesia de pura essência

    ResponderExcluir
  4. Jefão Meira(Errata)03/05/2010, 11:11

    Correção: "os espaço", início da segunda estrofe, lê-se, "o espaço", no singular.

    ResponderExcluir
  5. É verdade Poliana tb sou um Sertanejo de mão cheia, adoro uma água de Cacíma ou tomada da água de um POTE !!! Muitos desses Repentistas conterrâneos usam pseudônimos mas isso não vem o caso, mas são pessoas da melhor qualidade se irritam mas também se alegram, são de bom coração .Abraços em tods eles .

    ResponderExcluir
  6. esqueceste de citar o teixeirinha na lista de trovadores do sul do brasil!,creio que deve cita-lo pois a importância dele é fundamental na cultura gaúcha!.

    ResponderExcluir
  7. Na arte da poesia/
    São muitos improvisadores/
    Falculdade não ensina/
    Mas na arte são doutores/
    São eles monstros sagrados/
    Nunca serão imitados/
    E nem perdem seus valores./
    =================

    //Anizio

    ResponderExcluir

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.