31/05/2010

SÉRIE UM XIQUEXIQUENSE PELO MUNDO: CONCHEÇA O "SANÇÃO" DO RETIRO DA PICADA.

MINHA HISTÓRIA, A TRAJETÓRIA DE UM GAROTO POBRE DO INTERIOR DA BAHIA .

Sanção Pereira da Silva, mais conhecido como Sanção do Retiro, é baiano, nascido no povoado do Retiro da Picada no município de Xique-Xique BA, 7° filho de uma família humilde constituída por nove irmãos. O caminho de Sanção foi traçado em meio a dificuldades que a vida colocava em sua frente. Por necessidade, começou a trabalhar aos 10 anos de idade na roça, dividia seu tempo entre os estudos, o trabalho e os afazeres domésticos, ajudando seu pai na roça. Ainda em Retiro da Picada cursou a 4ª série do Ensino Fundamental no colégio municipal Julio Esteves Gomes, chegando a São Paulo em meados dos anos 80, com 17 anos de idade. A chegada a "A nova terra" encheu seu coração de esperança, a partir daí sua vocação para o trabalho falou mais alto, era o inicio de uma jornada de conquistas para si, sua família e para o trabalho social.

SUA VISITA AO RETIRO DA PICADA EM XIQUE-XIQUE É MOTIVO DE MUITA ALEGRIA AS CRIANÇAS DO POVOADO/CRIANÇAS FAZEM FILA PRA GANHAR SEU BRIQUEDO.

Sempre trabalhou e estudou, aos 18 anos de idade entrou para a indústria, foi contratado para trabalhar em uma fabrica de vidros como ajudante e não demorou muito para assumir um cargo. Foi convidado a fazer um teste para ser líder do setor devido seus esforços, onde aceitou prontamente o desafio, começava ai a surgir um líder. Inscreveu-se para participar da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), onde foi eleito com 114 votos. Atuou e elaborou projetos de grande interesse para seus colegas de trabalho, depois entrou em outra empresa na área metalúrgica, como operador de máquinas, no ramo de rolamentos. Teve que concluir seus estudou, pois o mercado de trabalho exigia formação. Passou a trabalhar no mesmo ramo, mas no setor de pistão pra carros, nesse período surgiu o convite de amigos do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo  para ser delegado da Força Sindical, vencendo mais esse desafio. Para agregar mais conhecimento se formou em Técnico de Auxiliar de Enfermagem, inspetor de qualidade entre outros. No ano de 1993 foi convidado pelo deputado federal Paulinho da Força pra entrar no PDT como militante, uma oportunidade para ingressar de vez na política. Trabalhou nas campanhas eleitorais do vereador Claudio Prado, do ex-deputado federal Luiz Antonio de Medeiros e do próprio Paulinho como assessor político, mas sempre preocupado com as causas sociais, Sanção sentiu que precisava fazer algo por sua terra natal, sempre que tirava férias, viajava para Retiro da Picada. Vendo de perto no natal, crianças na porta da igreja esperando seu cunhado entregar balas e sucos (esses eram os presentes que elas esperavam durante todo o ano), decidiu junto com sua esposa, distribuir brinquedos durante o natal, com a ajuda financeira de amigos e isso acontece há 8 anos.

DISTRIBUIÇÃO DE BRINQUEDOS E DOCES EM RETIRO DA PICADA/SANÇÃO E SUA ESPOSA.

Após 23 anos morando em São Paulo, largou tudo e em 2008 foi se candidatar a um cargo letivo a vereador em Xique-Xique por seu povoado, pois estava cansado de ver tanta injustiça sendo cometida com seu povo da zona rural. Antes da eleição foi conversar com o prefeito Reinaldinho, o qual não conhecia pessoalmente, após expor suas intenções o prefeito de pronto o apoiou, porém não foi o bastante para se eleger, mesmo assim não irá deixar de lutar pelo povo da zona rural. Sanção tem um sonho quer é ser vereador, pois acredita que só sendo político poderá fazer algo pelos povoados e onde nasceu e representa. Sanção tem 42 anos, é casado e pai de três filhos. Dois homens, que hoje são Técnicos em Segurança e Medicina do Trabalho e a única filha cursa jornalismo na Universidade Anhembi Morumbi em São Paulo. Por não gostar de injustiça, sempre compra briga quando ao ver pessoas sendo injustiçadas. Sanção é também um dos divulgadores, incentivadores e empresário do Cantor ZÉ AMADO nascido em Xique-Xique e que faz muitos Shows pelo nordeste .

FRASES QUE ACREDITA: 

“Quem caminha com o povo nunca está sozinho.” Jefferson Peres,
“Precisamos inundar o país de consciências esclarecidas.” Leonel Brizola
 
Texto do próprio autor, 

"Valeu Sanção você e sua família são uns guerreiros!!! Parabéns por sua história de vida. Sucesso sempre". Adriano Brito/ BLOG XIQUESAMPA.

12 comentários:

  1. parabéns sansão continue desse jeito, nosso país precisa de pessoas como você. Sou Cleiton e vou publicar essa matéria no site de Morpará Bahia www.morpara.com abração a todos.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Sansão um grande amigo que conheço a pouco tempo,que você seja sempre essa pessoa espetacular que és,ajudando o próximo sem querer nada em troca isso só pessoas com seu caráter fazem.Abraços meu brother e que Deus o abençõe sempre juntamente com toda sua família.

    ResponderExcluir
  3. Concheci Sanção a poucos meses, através do BLOG XIQUESAMPA, posso dizer que este conterrâneo ama sua terra, sua familia,seus amigos e seu povo.Basta ver os comentários de Cleitinho e Mero. Só tenho que agradece-lo por fazer parte da fámilia XIQUESAMPA !!! Parabéns Xiquexiquense, você é um batalhador, faz caridade como poucos. Abraço .

    ResponderExcluir
  4. Melhor do que a história do Dudu. Senti confiança no cara. É isso aí com honestidade e justiça construiremos um novo Brasil. Só espero que não seja eleitor dos Bragas.

    ResponderExcluir
  5. Exemplo de cidadania plena, parabéns pela iniciativa, Sucesso sempre e que DEUS te ilumine sempre, abraços !!!

    ResponderExcluir
  6. quero agradecer o meu amigo Adriano Brito por fazer essa matéria comigo,para que eu possa mostrar um pouco mais da minha vida,é por essas e outras que o blog Xiquesampa é e será o melhor blog de Xique-Xique. É um blog imparcial e mostra o que os filhos de Xique-Xique faz pelo mundo quando sai da sua cidade natal e também não deixa de noticiar o que realmente acontece em nossa cidade,sem politicagem e sem fanatismo politico...ao Mero,Cleitinho,Adriano Brito,o anonimo e Gil Nobrega e outros que por ventura venha a deixar seus comentários, quero agradecer o apoio e carinho,sei que não é fácil por na cabeça das pessoas que as dificuldades podemos vencer com muita força de vontade e amigos nos apoiando.obrigado mesmo Adriano pelo Apoio,Abraço!!!!

    ResponderExcluir
  7. A atitude desse cara (Sanção) é muito louvavél, nnão lhe concheço, mas vc está de parabéns .

    ResponderExcluir
  8. Tem gente que ´faz comentários mas nao sabem o que está falando,no caso do anônimo falou bem de Sanção,no fim diz,só espero que nao seja eleitor dos Bragas,Sanção uma pessoa gente boa foi candidato a vereador do lado do Prefeito Reinaldinho,e o que tem a ver com isso.
    Sanção vá a luta nao importa em que partido vc está.

    ResponderExcluir
  9. Seu nome já diz tudo SANÇÃO !!! O cara é um guerreiro,este anônimo das 16:08 já disse tudo. Parabéns conterrâneo Sanção, paz e bem . Abraço .

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Obrigado Anônimo pelo comentário,fui candidato a Vereador do lado de Reinaldinho uma pessoa Jovem e Inteligente,Xique-Xique hoje está mais bonita e mais vista pelo mundo,fruto do trabalho do prefeito e ñ só isso o Blog Xiquesampa também dar sua contribuição no que diz respeito a divulgação da nossa Cidade,Hoje o Blog é acessado por todo o mundo...meus Amigos Xique-Xique só falta uma coisa para se desenvolver mais ainda trabalbo para nossa Gente,em vez de ficarem brigado que tal candidado é melhor do que o outro porque vocês não fazem uma manifestação politica e sabatina os candidatos a deputados estaduais e federais e pergunta a eles quais os Objetivos deles sobre Trabalhos pra Xique-Xique?porque são eles quem fazem as leis no Congresso nacional e na AL...pense nisso,sei que aqui não é o momento ideal para discutirmos sobre politica mais me sinto na obrigação de abordar o tema pq em outubro vamos ter Eleição.Obrigado Adriano e esse Anônimo pelo comentário.

    ResponderExcluir
  12. obrigado sanção por sempre preocupar pela nossas cidade que é uma xique-Xique, e o nosso município RETIRO DA PICADA, eu comento porque eu sou um morador de sua terra natal.
    mais uma vez eu te peço obrigado.
    Deus é de dar muitas saúde e muitos anos de vida, que você que vc merece.

    ResponderExcluir

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.