30/05/2010

XIQUE ANTIGO : PESSOAS IMPORTANTES DE XIQUE-XIQUE :

Marinho Pereira de Carvalho e Martinho Ferreira de Carvalho: Pioneiros em Xique-Xique .

Alguns fatos da maior relevância histórica ocorrem no município de Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique-Chique durante o ano de 1926 :
O 1° caminhão de Chique-Chique : O comerciante Marinho Pereira de Carvalho viaja para São Paulo e compra um caminhão; na mesma viagem leva consigo o jovem Martinho Ferreira de Carvalho para aprender a guiar e fazer a manutenção do veículo. Meses depois chegava ao porto de Chique-Chique, num ajojo, diretamente do porto de Pirapora, Estado de Minas Gerais, que foi recepcionado por uma enorme multidão, que via pela primeira vez na vida uma máquina daquelas .

FONTE : AVOZ .

2 comentários:

  1. realmente eles dois foram importantes pra xique-xique assim como pra toda área q hoje compreende a região de irecê, xique-xique q soube homenagear muito bem o homem q inaugurou a era dos tranportes motorizados no gigante municipio nakele marcante setembro de 1927, pondo o nome de MARINHO a rodoviaria da cidade, ja martinho ainda carece de homenagem tanto em "xicago" qto em itaguaçu( terra mater dos carvalhos e onde martim motorista como era chamado morou, teve oficina mecanica e casou com um filha de lá ainda viva e lúcida em uiba`)e principalmente em UIBAÍ sua terra natal, aki nasceu no inicio do sekulo xx,no inicio dos anos 20 ele migrou pra são paulo , ali trabalhou na FORD q ha pouco tempo tinha se instalado no brasil, qdo voltou á bahia contou a novidade do mundo dos tranportes a seu primo e conterraneo q prosperava como comerciante e agropecuarista na época, deu no q deu... marinho carvalho tmbem é de UIBAÍ aqui ele dá nome a uma praça q foi por muito tempo o centro comercial da cidade,o "cafuzo" inteligente nasceu em uibaí no simbolico 1888,ainda adolescente foi pra xiq-xiq e ali ganhou gosto no comercio trabalhando como caixeiro em lojas dos "grandes" da epoca, mais tarde abriu seus proprios negocios em uibaí e tambem em "xicago", viveu a vida toda entre os dois lugares de seu coração, na década 70 faleceu qdo morava em xiq-xiq, ja martim motorista faleceu no inicio dos anos 90 e uibái, cidade onde mora sua esposa erminia, dois filhos e uma filha..

    ResponderExcluir
  2. Nossa Célito,vc está de parabéns !! Quanta informação boa nos deu. Estamos aprendendo com vc um pouco mais da história não só de Xique-Xique,más de toda região. Tiro o chapéu pra vc meu amigo,fico lisongeado com tanta informação e conchecimento de Xique-Xique e região,são informações como as suas que enriquecem ainda mais o nosso Blog. Parabéns mesmo. Abraço .

    ResponderExcluir

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.