09/06/2010

ABERTURA DA COPA MARCARÁ 46 ANOS DE CONDENAÇÃO DE MANDELA .

Expectativa é que ele presida cerimônia e assista um pouco do jogo de estreia. Mesmo com estado de saúde delicado, Mandela é esperado no evento  .

A Fundação Mandela lembrou que a próxima sexta-feira, 11 de junho, dia de abertura da Copa do Mundo da África do Sul, coincide com o 46º aniversário do dia em que o ex-presidente Nelson Mandela foi condenado por sabotagem com outros sete colegas do grupo político Congresso Nacional Africano (CNA). Em 11 de junho de 1964, durante o regime de segregação racial do apartheid na África do Sul, Nelson Mandela, Walter Sisulu, Ahmed Kathrada, Raymond Mhlaba, Denis Goldberg, Andrew Mlangeni, Elias Motsoaledi e Govan Mbeki foram declarados culpados de sabotagem no Julgamento de Rivonia.

Um dia depois, os oito foram condenados à prisão perpétua em vez da pena de morte, e todos, menos Goldberg, de cor branca, foram presos em Pretória, de onde seriam transferidos à prisão de Robben Island em 13 de junho. Com a distensão do apartheid, Mandela foi o último deles a sair da prisão, em 11 de fevereiro de 1990. Três anos depois ele receberia o Prêmio Nobel da Paz e, em 1994, tomaria posse como líder da África do Sul. O dia do início da Copa do Mundo também coincide com o 22º aniversário do Free Mandela Concert, um espetáculo organizado em 1988 no estádio de Wembley, em Londres, para protestar contra o regime do apartheid e para exigir a libertação dos presos políticos presos.

Espera-se que Mandela, prestes a completar 92 anos, presida a abertura do Mundial e assista a alguns minutos da partida entre África do Sul e México, apesar de seu delicado estado de saúde.

FONTE : AGÊNCIA EFE .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.