09/06/2010

BLOG XIQUEXIQUE : ESTUDANTES ESPERANDO O VAPOR NO PORTO DO GENIPAPO .

Esta foto registra um dos mais importantes e característicos momentos vividos pelos estudantes de Xique-Xique (BA), entre o final da década de 1950 e início da década de 1960: o fim das férias e o momento de retornarem aos colégios internos, em Salvador.

Ante a inexistência de uma boa rodovia para Salvador e, como a passagem de avião era muito cara, a opção era viajar pelo Rio São Francisco. No entanto, na estação seca, quando o vapor não entrava em Xique-Xique, a solução era pegar um paquete e se dirigir para o outro lado da Ilha do Gado Bravo e esperá-lo, no porto do Genipapo.

Era um lugar sem as mínimas condições de conforto e somente a idade estudantil aguentava, com bom humor e paciência o momento em que o vapor encorasse no porto do Genipapo, pois, até para isso, não havia momento e nem hora determinada. Os leitores sexagenários, com mais de 65 anos de idade, com certeza identificarão os garotos da foto. Mas para os mais novos, inclusive descendentes dos fotografados, vai aqui os nomes dos artistas para que não sejam esquecidos pelos atuais estudantes que dispõem de todo o conforto nas suas viagens de idas e vindas para Salvador.

EM PÉ da esquerda para a direita : Rodrigo Marçal, Isaldo Neiva e Ney Barreto Júnior. AGACHADOS: Ney Dilson Barreto, Rui Cerqueira, Valtércio Nogueira, Cassimiro Barreto, Raul Marçal, Édson Lopes e Neusiton Baraúna .

FONTE : BLOG XIQUEXIQUE DE JUAREZ CHAVES .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.