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MAIS DE 15% DOS CONSUMIDORES TÊM DÍVIDASPOR MAIS DE UM ANO .

SÃO PAULO - Em maio deste ano, 15,49% dos consumidores brasileiros estavam inadimplentes há mais de um ano, segundo o indicador da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e do SPC Brasil, divulgado na quarta-feira (9). Desse percentual, 6,53% dos consumidores ficaram até dois anos inadimplentes e 3,46%, até três anos. Outros 2,73% ficaram com as dívidas atrasadas por até quatro anos e 2,27%, por cinco anos. Ainda segundo a pesquisa, uma parcela de 0,5% teve as dívidas prescritas. O levantamento também mostrou que 33,3% das pessoas ficaram inadimplentes por até 13 dias, enquanto 21,57% ficaram por um período de até 30 dias. Outros 10,51% e 5,8% demoraram até 60 e 90 dias para quitar seus débitos, respectivamente. Ficaram inadimplentes por até seis meses 6,61% dos consumidores e, por até um ano, 6,71% .

FAIXA ETÁRIA :

O indicador também revelou que os consumidores entre 30 e 39 anos lideraram os registros de inadimplentes no SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), com 26,83% das inclusões . Em seguida, ficaram os clientes com idade de 40 a 49 anos (20,46%), de 50 a 64 (15,46%), de 18 a 24 (15,21%) e de 25 a 29 anos (14,29%). As pessoas com idade acima de 65 anos tiveram o menor percentual de registros, de 6,28% . No confronto por gênero, as mulheres foram responsáveis por 57,99% das inclusões, enquanto os homens responderam por 42,01%.

CANCELAMENTOS :

Se as mulheres foram responsáveis pela maior parte das inclusões no SPC no último mês, foram elas também que tiveram o maior número de registros cancelados, que acontece depois de quitada a dívida, com 56,82%, contra 43,18% deles. Por faixa etária, o maior volume de regularização dos débitos foi novamente dos consumidores com idade de 30 a 39 anos, com 27,19% dos cancelamentos. As outras faixas de idade, por sua vez, ficaram da seguinte forma: de 40 a 49 anos, com 22,80% dos cancelamentos, de 50 a 64 anos, com 17,58%, de 25 a 29 anos, com 13,62%, de 18 a 24 anos, com 11,36%, e acima de 65 anos, com 7,15% .

Em maio, o volume de consumidores inadimplentes incluídos no SPC recuou 0,65% em relação a abril e cresceu 2,91% frente ao mesmo período do ano passado. Já os cancelamentos subiram 7,49% na comparação mensal e, 4,45% no confronto anual .

FONTE : INFOMONEY .

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