05/06/2010

SEABRA VAI GANHAR HOSPITAL DE GRANDE PORTE .

Com atendimento de emergência, centro cirúrgico e leitos de UTI.

Um grande hospital, com atendimento de emergência, centro cirúrgico e leitos de UTI será construído na cidade de Seabra, na Chapada Diamantina, às margens da BR-242. A autorização para o início das obras foi assinada pelo governador Jaques Wagner nesta sexta-feira (04) e a previsão é que em seis meses a primeira etapa esteja concluída . Nessa fase da construção do Hospital Regional da Chapada, que vai atender a uma população estimada em 360 mil pessoas de 23 municípios, o investimento será de R$ 3 milhões para implantação da unidade de emergência, leitos de observação, apoio diagnóstico e área administrativa . Durante a cerimônia de assinatura, o governador ressaltou a importância geográfica e econômica da Chapada e o valor que um grande hospital terá para a região. “Seabra e a Chapada estão no centro do estado. Uma região tão nobre, com tanto movimento turístico, mas sem um grande hospital. Agora vamos corrigir este erro”, disse Jaques Wagner, lembrando que a terraplanagem do terreno já começou e o projeto para o início da segunda etapa está sendo finalizado.

Quando estiver totalmente concluído, o HRC terá 100 leitos, divididos em clínica cirúrgica geral (2), clínica cirúrgica ortopédica (10), clínica médica (24), pediatria (12), obstetrícia (12), cuidados prolongados (12), além de 10 leitos de UTI. O hospital contará ainda com centro cirúrgico, central de materiais esterilizados, serviços de farmácia, nutrição e laboratório, num investimento total de R$ 16 milhões . Descentralização - O secretário da Saúde, Jorge Solla, afirmou que este é o sexto hospital a ser construído no estado nos últimos anos. Já foram inaugurados os hospitais de Irecê, Juazeiro e Santo Antônio de Jesus. Em breve serão inaugurados o Hospital do Subúrbio, em Salvador, e o Hospital da Criança, em Feira de Santana. "Somando os novos hospitais e as ampliações, já são 1.100 novos leitos normais e 215 leitos de UTI, quase o dobro do que existia na rede pública estadual. E não estão concentrados na região metropolitana, o que acaba com o sofrimento de pacientes que precisavam percorrer longas distâncias em ambulâncias para serem atendidos na capital”, explicou Solla .

UNIDADE VAI EVITAR DESLOCAMENTO DOS PACIENTES ATÉ SALVADOR :
Considerada a capital da Chapada Diamantina, a cidade de Seabra tem 41 mil habitantes e está a 457 quilômetros de Salvador. Emancipada em 1891, é o principal centro de influência da região, que tem 23 municípios. Moradora da cidade, a aposentada Ana Maria Salles, mais conhecida como Dona Ninha, é um exemplo dos pacientes que serão beneficiados com o novo hospital. “Eu estou com 78 anos e, nessa idade, a gente nunca sabe quando vai precisar de um hospital. Essa obra vai facilitar muito minha vida. Com uma estrutura tão boa, aqui na região, não preciso me deslocar para Salvador, o que é um sacrifício”.

A estudante Daniela Neiva ressaltou a importância de Seabra para a região e acredita que, agora, a cidade vai poder atender à demanda por atendimento de saúde, que sempre foi grande. “Nossa cidade é a maior da região, atrai muita gente. Com esse hospital vamos poder dar conta dessa demanda”.

FONTE : AGECOM - BA

2 comentários:

  1. Fico triste com pessoas sem argumento,pobre de Espírito onde seu interesse maior é atacar.O fanático sempre é contra quem busca a verdade,ataca adversário político e quando não tem resultado em seu propósito,procura baixar ainda mais seu linguajar.Desta vez foi o meio comunicativo XIQUESAMPA,no qual tenho muito respeito e admiração pelo trabalho de informação onde recebemos boas noticias em nosso lar.
    Vai em frente meu querido amigo Adriano,sua resposta possa ter tocado no coração deste pobre rapaz,para que desista desta prática maldosa.
    Abraço,
    ENALDO.

    ResponderExcluir
  2. MEU AMIGO ENALDO TENHA CERTESA QUE EM TODOS OS ASPECTOS DA NOSSA VIDA QUANDO ALGUMA COISA VAI VEM É ALVO DOS "DORES DE COTOVELO",NÃO TENHO NEM RESPOSTA PRA ESSE ... POR QUE PODE SER ATÉ ALGUM BLOGUEIRO COM CIUMES DISFARÇADO DE ANÔNIMO, PODE TER CERTESA DISSO, O XIQUESAMPA É O XIQUESAMPA, NÃO NOS ALIMENTAMOS DE POLITICA FAJUNTA .

    ResponderExcluir

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.